Rosa Emilia Moraes, Jornalista Científica, Linceu Editorial, São José dos Campos, SP, Brasil.
O enfoque capitalista na educação contemporânea prioriza métodos operacionais e práticos, negligenciando a teoria e a filosofia. Segundo Fonseca (2009), essa abordagem empresarial não melhora a qualidade da educação que, sendo uma formação integral do indivíduo, exige docentes de qualidade.
A desvalorização do magistério, evidenciada pela formação curta e pouco aprofundada, relações laborais frágeis e más condições de trabalho no ensino público, somado ao crescimento das EdTechs, que, apesar de propagandearem acessibilidade, padronizam o ensino e ameaçam a autonomia do professorado.
O dossiê Novas Facetas da Desfiguração do Trabalho Docente, publicado pelo periódico Cadernos CEDES (vol. 45, 2025) e organizado pela Professora Dr. Selma Venco e Professor Dr. Allan Kenji Seki, analisa os efeitos dessa tendência mercantilista na educação dos jovens brasileiros, destacando três fases de degradação do trabalho docente.
O primeiro bloco de artigos selecionados debate questões relacionadas à formação para o magistério e como esta tem sido orientada para suprir as demandas do capitalismo, comprometendo a qualidade educacional, desvalorizando a licenciatura e priorizando a rentabilidade em detrimento do desenvolvimento integral e crítico de docentes e, por extensão, dos estudantes.
Mais adiante, o dossiê aborda a precariedade das relações e degradação das condições de trabalho dos profissionais da educação na esfera pública, destacando-se o aumento da contratação em regime temporário, com salários mais baixos, menos direitos e oportunidades de desenvolvimento profissional, gerando maior instabilidade e insatisfação com o exercício profissional.
A terceira parte do dossiê aborda o surgimento e avanço das EdTechs — empresas startups dedicadas ao desenvolvimento e gerenciamento de tecnologias educacionais. São discutidas a inserção e presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na esfera pública e nas políticas educacionais, o fenômeno da plataformização do ensino e as expectativas sobre a Inteligência Artificial (IA) no campo das tecnologias educacionais.
A compilação de artigos contemplados no dossiê urge pesquisadores e pesquisadoras a refletirem sobre as consequências dessas mudanças na educação e no futuro em geral, buscando formas de resgatar o valor da formação docente e seu protagonismo na construção de uma sociedade crítica, esclarecida e intelectualmente apta ao desenvolvimento humano.
Para ler a apresentação do dossiê, acesse
VENCO, S. and SEKI, A.K. Apresentação. Cadernos CEDES [online]. 2025, vol. 45, e289486 [viewed 6 May 2025]. https://doi.org/10.1590/CC289486. Available from: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/YCntdq9ZsNXNVqgwT9zS3qS/
Para ler o dossiê completo acesse
Links Externos
Cadernos CEDES – Redes Sociais: Facebook | X
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários