Desafios do magistério contra o sucateamento da educação pelo capitalismo na era digital

Rosa Emilia Moraes, Jornalista Científica, Linceu Editorial, São José dos Campos, SP, Brasil.

Logo do periódico Caderno CEDESO enfoque capitalista na educação contemporânea prioriza métodos operacionais e práticos, negligenciando a teoria e a filosofia. Segundo Fonseca (2009), essa abordagem empresarial não melhora a qualidade da educação que, sendo uma formação integral do indivíduo, exige docentes de qualidade.

A desvalorização do magistério, evidenciada pela formação curta e pouco aprofundada, relações laborais frágeis e más condições de trabalho no ensino público, somado ao crescimento das EdTechs, que, apesar de propagandearem acessibilidade, padronizam o ensino e ameaçam a autonomia do professorado.

O dossiê Novas Facetas da Desfiguração do Trabalho Docente, publicado pelo periódico Cadernos CEDES (vol. 45, 2025) e organizado pela Professora Dr. Selma Venco e Professor Dr. Allan Kenji Seki, analisa os efeitos dessa tendência mercantilista na educação dos jovens brasileiros, destacando três fases de degradação do trabalho docente.

O primeiro bloco de artigos selecionados debate questões relacionadas à formação para o magistério e como esta tem sido orientada para suprir as demandas do capitalismo, comprometendo a qualidade educacional, desvalorizando a licenciatura e priorizando a rentabilidade em detrimento do desenvolvimento integral e crítico de docentes e, por extensão, dos estudantes.

Imagem de uma pessoa em uma sala de aula, sentada em uma das mesas da sala e olhando para a janela que dá visão de vários prédios

Imagem: gerada pela Inteligência Artificial Microsoft Copilot

Mais adiante, o dossiê aborda a precariedade das relações e degradação das condições de trabalho dos profissionais da educação na esfera pública, destacando-se o aumento da contratação em regime temporário, com salários mais baixos, menos direitos e oportunidades de desenvolvimento profissional, gerando maior instabilidade e insatisfação com o exercício profissional.

A terceira parte do dossiê aborda o surgimento e avanço das EdTechs — empresas startups dedicadas ao desenvolvimento e gerenciamento de tecnologias educacionais. São discutidas a inserção e presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na esfera pública e nas políticas educacionais, o fenômeno da plataformização do ensino e as expectativas sobre a Inteligência Artificial (IA) no campo das tecnologias educacionais.

A compilação de artigos contemplados no dossiê urge pesquisadores e pesquisadoras a refletirem sobre as consequências dessas mudanças na educação e no futuro em geral, buscando formas de resgatar o valor da formação docente e seu protagonismo na construção de uma sociedade crítica, esclarecida e intelectualmente apta ao desenvolvimento humano.

Para ler a apresentação do dossiê, acesse

VENCO, S. and SEKI, A.K. Apresentação. Cadernos CEDES [online]. 2025, vol. 45, e289486 [viewed 6 May 2025]. https://doi.org/10.1590/CC289486. Available from: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/YCntdq9ZsNXNVqgwT9zS3qS/

Para ler o dossiê completo acesse

Cadernos CEDES. vol. 45, 2025

Links Externos

Cadernos CEDES –  SciELO

Cadernos CEDES – Site

Cadernos CEDES – Redes Sociais: Facebook | 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MORAES, R.E. Desafios do magistério contra o sucateamento da educação pelo capitalismo na era digital [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2025 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2025/05/06/desafios-do-magisterio-contra-o-sucateamento-da-educacao-pelo-capitalismo-na-era-digital/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation