Escrita reflexiva como processo de responsabilização enunciativa para o letramento didático-digital

Ana Patrícia Sá Martins, Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, MA, Brasil.

Dorotea Frank Kersch, Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). São Leopoldo, RS, Brasil.

Logo do periódico Educação em Revista UFMGEntendemos que as discussões sobre as tecnologias digitais e seus usos perpassam questões que são atravessadas pelas pluralidades étnicas, identitárias, sociais, econômicas e políticas, as quais precisam ser ampliadas nos cenários formativos a fim de que possamos (re) construir alternativas situadas, não somente para os sujeitos, mas COM os sujeitos, sobretudo aqueles subalternizados por uma colonialidade epistêmica histórica e cultural (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2003).

Consideramos que novos contextos, novos sujeitos e novos diálogos incitam linguistas aplicados a ressignificar as pesquisas sobre a formação inicial de professores, dado o hiato ainda percebido entre a formação oferecida nas licenciaturas e as práticas sociais reais de leitura e escrita dos futuros professores de língua materna na contemporaneidade.

Nesse sentido, empreendemos de 2016 a 2020 a pesquisa de doutoramento Novos tempos, novas perspectivas: ressignificando a escrita reflexiva na formação inicial de professores na construção do letramento didático-digital, a qual buscou investigar (novas) possibilidades de práticas formativas no curso de Letras, na Universidade Estadual do Maranhão, campus Balsas, localizada na região Sul do Maranhão.

Em vista disso, almejamos (co) construir saberes relacionados ao campo da Linguística Aplicada na formação de professores de língua portuguesa, visando a discutir a complexa relação entre teoria e prática no desenvolvimento das atividades do ensino. Para tanto, desenvolvemos uma orientação educacional digital na perspectiva dos Multiletramentos, como uma oportunidade para eventos e práticas de letramentos acadêmico-profissionais dos futuros professores (e da própria formadora, que foi se letrando enquanto formava).

Nessa perspectiva, nossa proposição formativa foi denominada de Programa de Multiletramentos Didáticos (PROMULD). Caracterizamos o PROMULD como uma pedagogia de projetos sistematizada a partir de uma rede de atividades acadêmico-profissionais organizadas sob a mediação colaborativa de alunos e professores e que, por meio da escrita (auto) reflexiva, busca desenvolver o ensino-aprendizagem da língua com os gêneros multimodais num dado contexto social, oportunizando a construção de letramentos didático-digitais.

Desse modo, compreendemos os letramentos didático-digitais como as capacidades individuais e sociais de mobilizar ações pedagógicas, que transformem artefatos digitais em instrumentos de ensino, visando às práticas situadas de uso responsivo da leitura e da escrita nas diversas instituições sociais. Na Figura 01, sistematizamos o processo desenvolvido durante o PROMULD:

Ciclo do Programa de Multiletramentos Didáticos (PROMULD). Um círculo interligando diferentes quadros coloridos. De cima para direita: Mapeamento das práticas sociais letradas dentro e fora da universidade - Relato, Investigação acadêmico-etnográfica no e para o local de trabalho (Entrevistas, Observação e Relatório), Aprendizagem situada e colaborativa COM gêneros discursivos, Identificação de problemas sociais em contextos escolares reais, Produção inicial do Projeto Didático Digital - PDD, Reescrita e Avaliação do PDD1, Produção Final do PDD, (Auto) avaliação do processo formativo - Resenha.

Imagem: Ana Patrícia Sá Martins.

Figura 1. Ciclo do PROMULD.

Na investigação da escrita reflexiva e avaliativa das resenhas críticas, identificamos a relevância da reflexão enquanto atividade de confrontamento, de pensar sobre si mesmo e sobre os outros, em sua prática e em sua formação. No intuito de examinarmos como os futuros professores apreciavam a construção e o desenvolvimento de seu letramento didático-digital, observamos uma reconfiguração identitária em sua postura responsiva.

Por meio da reflexão na escrita situada, nossos colaboradores tomaram consciência da necessidade de seu agenciamento no processo formativo, tomaram consciência de seu papel ativo na construção da sua capacidade de mobilizar ações pedagógicas que transformem artefatos digitais em instrumentos de ensino, tomando consciência dos processos de responsabilização enunciativa em suas escritas.

Ademais, frisamos a relevância do diálogo entre universidade e escolas da educação básica em momentos anteriores ao estágio supervisionado, tendo em vista que, ao oportunizarmos eventos de letramentos acadêmico-profissionais aos futuros professores no contexto docente, o discernimento dos licenciados será maior e melhor quanto à compreensão do conjunto de problemáticas, de conflitos, de contradições, de possibilidades dos novos processos de formação, da percepção como parceiros de profissão em formação, suscitando, portanto, um novo compromisso para práticas de(s) coloniais.

Diante do exposto, enfatizamos a importância de propostas formativas que fomentem o trabalho coletivo, a participação dos futuros professores na resolução de problemáticas reais em contextos educativos, a inclusão da prática como conteúdo de formação, e a reflexão dos artefatos digitais e ambientes tecnológicos como possibilidades de ensino aprendizagem das múltiplas linguagens.

Enfim, almejamos que a pesquisa seja parte integrante do processo formativo (de alunos e professores), sendo uma oportunidade de abertura a novos horizontes e desafios. Assim, compreendemos que a pesquisa, inicialmente, sobre eles, tornou-se com eles, mas, sobretudo, tomamos consciência que era sobre nosso próprio letramento didático-digital. Ao final desta pesquisa, sentimos que estamos recomeçando…

Referências

KERSCH, D.F. and TINOCO, G.M.A. M. (org.) Letramentos na, para a, e além da escola. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2020.

MARTINS, A.P.S. et al (org.) Multiletramentos e o trabalho com projetos – (trans) formando a aprendizagem. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.

MARTINS, A.P.S. and KERSCH, D.F. IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: práticas de multiletramentos didáticos com futuros professores. Fólio – Revista De Letras [online]. 2020, vol. 12, no. 1 [viewed 5 June 2023]. https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6499. Available from: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6499

MARTINS, A.P.S. Processos de (trans) formação de futuros professores e a construção de letramentos didático-digitais. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos , 2020.

MOREIRA, J.A. and SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG [online]. 2020, vol. 20, 63438 [viewed 6 June 2023]. https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438. Available from: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/6499

Para ler o artigo, acesse

MARTINS, A.P.S. and KERSCH, D.F. Novos tempos, novas perspectivas: ressignificando a escrita reflexiva na formação inicial de professores na construção do letramento didático-digital. Educ. rev. [online]. 2023, vol. 39, e20700 [viewed 6 June 2023]. https://doi.org/10.1590/0102-469820700. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/j5YWG4tH6hqkThGbg3Cvxjg/

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista – Site: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista

Educação em Revista – Redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram

Universidade Estadual do Maranhão – Redes sociais: Instagram | Facebook

Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – Campus São Leopoldo – Redes sociais: Instagram | Facebook

Grupo de pesquisa Educação Multiletramentos no Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Maranhão (MELP-UEMA) – Instagram: https://www.instagram.com/melp.uema/

Grupo FORMLI – Formação de Professores, Letramentos e Identidades, do programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – Instagram: https://www.instagram.com/grupoformli/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MARTINS, A.P.S. and KERSCH, D.F. Escrita reflexiva como processo de responsabilização enunciativa para o letramento didático-digital [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/06/06/escrita-reflexiva-como-processo-de-responsabilizacao-enunciativa-para-o-letramento-didatico-digital/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation