Franciele Bete Petry, Professora, Departamento de Filosofia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.
Dentre as diferentes abordagens para analisar o neoliberalismo e seus impactos sobre o ensino superior, especialmente, sobre as universidades públicas contemporâneas, o artigo Neoliberalismo e universidade pública contemporânea: contribuições da crítica de Wendy Brown, publicado pelo periódico Trans/Form/Ação (vol. 48, no. 4, 2025) analisa criticamente a perspectiva defendida por Wendy Brown. Influenciada por Michel Foucault, a autora interpreta o neoliberalismo como uma racionalidade política que expande o modelo do mercado para as esferas política, social e cultural, além de influenciar a constituição da subjetividade. Suas análises sobre o tema começam a ser desenvolvidas nos anos 2000 e ganham maior destaque na obra publicada em 2015, Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution.
A importância do diagnóstico de Brown para o campo da Educação reside na possibilidade de aprofundar a reflexão sobre o modo como o desenvolvimento do neoliberalismo impacta a organização, o funcionamento e as finalidades das universidades contemporâneas para além das implicações mais evidentes vinculadas à esfera econômica.

Imagem: Pixabay
Sobretudo, seu diagnóstico permite compreender a profunda transformação em curso que promove uma ruptura gradual do vínculo entre as universidades públicas e a democracia. Isso porque, sob a governança neoliberal, não apenas os elementos políticos da democracia são convertidos em elementos econômicos, mas também a educação superior deixa de desempenhar um papel fundamental na formação de uma sociedade democrática.
O artigo analisa criticamente a posição de Brown, apresentando sua concepção sobre o neoliberalismo, bem como algumas mudanças de diagnóstico importantes, especialmente durante o período dos anos 2000 a 2015. Além disso, o texto explora as tensões presentes no diagnóstico de Brown considerando sua defesa do neoliberalismo como racionalidade política e o entrelaçamento entre universidade pública e democracia.
Para ler o artigo, acesse
PETRY, F.B. Neoliberalismo e universidade pública contemporânea: contribuições da crítica de Wendy Brown. Trans/Form/Ação [online]. 2025, vol. 48, no. 4, e025052 [viewed 8 May 2025]. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2025.v48.n4.e025052. Available from: https://www.scielo.br/j/trans/a/dZJdvHSQCSjpmtG6XJvcm9r/
Referências
BROWN, W. Undoing the Demos: Neoliberalism’s Stealth Revolution. New York: Zone Books, 2015
Links externos
Revista Trans/Form/Ação: Instagram | Facebook | Academia.edu
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários