Artigo estuda Machado de Assis em letra e música

Tiago Seminatti, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

mael_logoOs pesquisadores Arnon Sávio Reis de Oliveira, Mauro Camilo de Chantal Santos e Patrícia Valadão Almeida de Oliveira, da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, apresentam aos estudiosos da obra de Machado de Assis e aos interessados nas relações entre literatura e canção a partitura de Hostílio Soares para o soneto “A Carolina”. No artigo publicado em Machado de Assis em linha 18, os musicólogos realizam estudo comparativo minucioso acerca da canção, lançada em 1963, considerando as correspondências estabelecidas com o texto poético de Machado de Assis.

No artigo “’A Carolina’, soneto de Machado de Assis em música de Hostílio Soares”, os estudiosos a princípio tratam do soneto “A Carolina”, procurando compreendê-lo com o auxílio de relatos e cartas enviadas ou recebidas pelo escritor, o que resulta em fecundo diálogo entre um texto da maturidade artística de Machado de Assis e a biografia do poeta viúvo.

Em seguida, traçam um levantamento acerca da trajetória de Hostílio Soares e do contexto de produção da canção “A Carolina”. O compositor mineiro venceu, em 1963, um concurso para compositores em Minas Gerais com o Álbum para canto e piano – cinco peças em vernáculo. É nesse álbum que se encontra a até agora pouquíssimo conhecida canção inspirada no soneto de Machado, além de duas outras composições também inspiradas em sua poesia, “Livros e flores” e “Quando ela fala”.

A terceira parte de artigo concentra-se na análise da composição musical, considerando o tratamento que o compositor mineiro deu ao soneto machadiano, analisado estrofe por estrofe. Tomando como referência a Teoria dos Afetos, de Johann Mattheson, os estudiosos buscam estabelecer relações entre as tonalidades musicais escolhidas pelo compositor e os sentimentos associados a cada uma dessas tonalidades.

Finalmente, os autores disponibilizam aos leitores de Machado de Assis em linha uma edição integral da partitura de “A Carolina”.

O soneto “A Carolina” é o texto de abertura de Relíquias de Casa Velha, obra de 1906. Penúltimo livro publicado em vida pelo escritor – o último seria Memorial de Aires, em 1908 –, o volume traz textos em prosa, exceção feita ao poema que contém no título o nome da esposa do autor, a portuguesa Carolina Augusta Xavier de Novais. Casada com Machado por mais de três décadas, Carolina faleceu em outubro de 1904, dois anos antes da publicação de Relíquias e quatro antes da morte do escritor fluminense. Embora seja um dos textos mais celebrados de Machado de Assis, a peça de Hostílio Soares é provavelmente a única versão musical do poema conhecida até o momento.

Como observam os autores, a poesia de Machado de Assis foi muito pouco visitada pela música, apesar da relação intensa do escritor com a vida musical do Rio de Janeiro de seu tempo e da presença constante da temática musical em seus contos e romances. Com a divulgação do material, os pesquisadores intencionam valorizar a obra de Machado de Assis em suas contribuições para a produção musical brasileira, bem como tornar mais conhecida a produção do compositor Hostílio Soares.

O artigo é, assim, um convite para aqueles que se interessam pela relação da literatura machadiana com a música brasileira e para futuros estudos sobre esse assunto.

Para ler o artigo, acesse

SANTOS, M. C. C., OLIVEIRA, A. S. R. and OLIVEIRA, P. V. A. “A Carolina”, soneto de Machado de Assis em música de Hostílio Soares. Machado Assis Linha [online]. 2016, vol.9, n.18, pp.28-52. [viewed 18th November 2016]. ISSN 1983-6821. DOI: 10.1590/1983-682120169183. Available from: http://ref.scielo.org/77wtqb

Link externo

Machado de Assis em Linha – MAEL: www.scielo.br/mael

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SEMINATTI, T. Artigo estuda Machado de Assis em letra e música [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/12/19/artigo-estuda-machado-de-assis-em-letra-e-musica/

 

2 Thoughts on “Artigo estuda Machado de Assis em letra e música

  1. Sou muito fã da obra de Macha de Assis, parabéns pela matéria!

  2. junior fernandes on June 19, 2018 at 20:47 said:

    Machado de Assis é um gênio da nossa literatura, riquíssimo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation