Sérgio Buarque de Holanda & História Ambiental: diálogos historiográficos

Janaina Zito Losada, Professora e pesquisadora na Universidade Federal do Sul da Bahia, Ilhéus, Bahia, Brasil

hcsm_logoO artigo “Historiografia brasileira e meio ambiente: as contribuições de Sérgio Buarque de Holanda e o debate contemporâneo da história ambiental”, publicado no volume 23, número 3 de 2016 de História, Ciências, Saúde-Manguinhos, desenvolvido no Laboratório de Escritas e Teorias da História da Universidade Federal de Uberlândia com apoio do CNPq, realiza uma leitura da obra de Sérgio Buarque de Holanda, identificando a emergência dos elementos da natureza e do meio ambiente como constituintes de uma história brasileira.

Ao colocar em diálogo o autor clássico da historiografia nacional com um recente campo da historiografia brasileira o artigo provoca um exercício de reflexão a respeito do novo e do icônico no campo da pesquisa em história. Retoma as fronteiras do território e das ideias ao analisar as relações entre os humanos e o meio natural, privilegiando os espaços transitórios do texto buarquiano.

Ao apresentar os autores utilizados por Holanda o artigo demonstra o panorama intelectual do período de atuação do historiador e desvela os principais temas e preocupações de uma percepção histórica das matrizes e da cultura brasileiras que, ao romper com as interpretações desgastadas e heroicas da historiografia de seu tempo, encontrou seu lugar na formação teórica e metodológica dos historiadores brasileiros ao longo de todo o século XX e XXI.

Ao explicitar os refúgios edênicos do autor canônico, ao mesmo tempo em que aponta as possibilidades de leituras contemporâneas para a sua obra e destaca frestas para a observação do método narrativo de Holanda, o artigo torna-se um convite à reflexão e à produção de uma história da historiografia ambiental brasileira.

Para ler o artigo, acesse

LOSADA, J. Z. Brazilian historiography and the environment: contributions by Sérgio Buarque de Holanda and the contemporary environmental history debate. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. 2016, vol.23, n.3, pp.653-668. [viewed 18th November 2016]. ISSN 0104-5970. DOI: 10.1590/S0104-59702016000300003. Available from: http://ref.scielo.org/4swvcq

Link externo

História, Ciências, Saúde – Manguinhos – HCSM: www.scielo.br/hcsm

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

LOSADA, J. Z. Sérgio Buarque de Holanda & História Ambiental: diálogos historiográficos [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/12/15/sergio-buarque-de-holanda-historia-ambiental-dialogos-historiograficos/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation