Como Publicar um Artigo Científico em Revistas Qualificadas ou de Alto Impacto

Luciana Carla dos Santos Elias, professora Associada do Departamento de Psicologia da FFCLRP, editora do periódico Paidéia, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil. 

Wanderlei Abadio de Oliveira, Professor, PUC-Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil. 

Víctor Gabriel dos Santos Tomaz, Mestrando, Monitor bolsista do periódico Paidéia, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Logo do periódico Paidéia (Ribeirão Preto).

Publicar um artigo científico em uma revista qualificada ou de alto impacto começa com a escolha criteriosa da revista. Primeiramente, avalie a relevância do periódico para sua área de pesquisa. Em seguida, estude o seu público-alvo, ou seja, analise quem são os leitores em potencial ou se eles terão interesse no seu artigo. Isso ajudará também a moldar o conteúdo do seu texto. 

Além disso, cada revista tem suas próprias normas e diretrizes, desde a estrutura básica até o formato da citação. Para que o processo de publicação ocorra, é necessário que um conjunto de normas sejam seguidas pelos autores no momento da submissão e elaboração do manuscrito. Essa normalização inclui padrões de linguagem, estrutura narrativa, uso de citações, referências e outros elementos particulares (Madigan et al., 1995). 

O cumprimento dessas normas é importante para garantir a adequação do artigo ao propósito de divulgação científica, facilitando a leitura e entendimento das informações contidas no texto (Costa et al., 2023). Lembre-se também de redigir seu texto de maneira clara e concisa, evitando jargões desnecessários ou prolixidade. Destaco que a clareza na escrita facilita a compreensão e a apreciação do artigo por editores ou revisores ad hoc.

Caso os autores considerem que o manuscrito elaborado está de acordo com as normas exigidas e o texto foi redigido de maneira clara e concisa, podem optar por realizar a submissão no periódico.  Após o processo de submissão, será realizada uma rigorosa pré-análise, a fim de verificar se as normas foram seguidas conforme as exigências. 

Imagem vetorial de uma mulher sentada em frente a um computador.

Imagem: Pixabay.

Orientações para a submissão de manuscritos para o periódico Paidéia

As normas de publicação da Paidéia foram atualizadas ao final de 2022. Para contribuir com o processo de tramitação e auxiliar na qualidade do manuscrito, os potenciais autores são convidados a ler atentamente às orientações de submissão presentes na página online do periódico. Em adição às instruções aos autores, fornecidas pela página virtual do periódico, os autores também podem ter acesso a um checklist de submissão, que pode auxiliar a preparação do manuscrito. Reiteramos a importância de seguir os protocolos estabelecidos para garantir que tanto autores quanto sistemas sejam efetivamente coordenados em prol do desenvolvimento e divulgação do conhecimento científico. 

Em termos práticos, tornar-se um autor de artigos científicos não é algo mágico. É necessário desenvolver habilidades de escrita que emergem, principalmente, da atividade de leitura. A leitura frequente de artigos científicos não apenas o mantém atualizado sobre as tendências na área, mas também ajuda a desenvolver o senso crítico e aprimora habilidades de escrita.

Esse exercício constante amplia o vocabulário técnico e a compreensão de conceitos-chave, o que contribui para a escrita precisa e articulada de artigos que comunicam resultados de pesquisas. Essa atividade de leitura também auxilia no desenvolvimento do senso de autoeficácia relacionado à escrita científica, tornando o pesquisador mais confiante nessa tarefa.

Em segundo lugar, escrever um artigo científico requer prática e paciência. Comece definindo claramente o objetivo do estudo e a questão de pesquisa. Estruture o artigo seguindo uma sequência lógica, geralmente com introdução, método, resultados, discussão e conclusões ou considerações finais. Evite ambiguidades e mantenha uma narrativa coerente. Revise e edite seu trabalho cuidadosamente, prestando atenção a erros gramaticais e de formatação. Peça feedback de colegas ou orientadores.

Por fim, é importante lembrar que no processo de publicação científica a perseverança é fundamental. Nem todos os artigos serão aceitos de primeira, e o processo de revisão pode ser desafiador. No entanto, cada tentativa é uma oportunidade de aprendizado e melhoria no processo de construção do conhecimento.

Para outros esclarecimentos, assista aos vídeos a seguir sobre as orientações para submissão e publicação de artigos científicos.

Semana Especial Paidéia (Ribeirão Preto) 2023

Referências

COSTA, C. C. L. P., et al. A Importância dos Estilos de Formatação de Trabalhos Acadêmicos: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences [online]. 2023, vol. 5, no. 3, pp. 718–738 [viewed 19 October 2023]. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n3p718-738. Available from: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/308 

MADIGAN, R., JOHNSON, S. and LINTON, P. The language of psychology. American Psychologist [online]. 1995, vol. 50, no. 6, pp. 428-436 [viewed 19 October 2023].  https://doi.org/10.1037/0003-066X.50.6.428. Available from: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037/0003-066X.50.6.428 

PEREIRA, M.G. Dez passos para produzir artigo científico de sucesso. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2017, vol. 26, no. 3, pp. 661-664 [viewed 19 October 2023]. https://doi.org/10.5123/s1679-49742017000300023. Available from: http://revista.iec.gov.br/template_doi_ess.php?doi=10.5123/S1679-49742017000300661&scielo=S2237-96222017000300661 

Links externos

Paidéia: https://www.scielo.br/j/Paidéia/  

Paidéia – Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ELIAS, L.C.S., OLIVEIRA, W.A. and TOMAZ, V.G.S. Como Publicar um Artigo Científico em Revistas Qualificadas ou de Alto Impacto [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/10/19/como-publicar-um-artigo-cientifico-em-revistas-qualificadas-ou-de-alto-impacto/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation