Paidéia e suas Perspectivas Futuras

Luciana Mourão, professora da Universidade Salgado Oliveira, Editora Adjunta do periódico Paidéia, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

Marina Greghi Sticca, Professor Associado, Editor Chefe, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Víctor Gabriel dos Santos Tomaz, Mestrando, Monitor bolsista do periódico Paidéia, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Logo do periódico Paidéia (Ribeirão Preto).

O contexto brasileiro apresenta inúmeros desafios para a publicação de periódicos científicos, o que implica na necessidade constante de adaptação e aprimoramento. Nesse sentido, a Paidéia encontra-se em um processo de evolução contínua, realizando um conjunto de ações em duas direções principais.

A primeira delas consiste em aprofundar o processo de internacionalização, iniciado com a publicação de manuscritos em inglês. Para isso, o periódico tem integrado editores de universidades estrangeiras ao seu corpo editorial, além de buscar sua indexação em outras bases de amplo alcance pela comunidade científica internacional. 

Desenho de três pessoas subindo em uma seta que aponta para a direita e para cima. Uma delas está bem na ponta da seta, segurando um binóculo.

Imagem: Freepik.

A segunda está relacionada ao compromisso do periódico com os princípios da ciência aberta. A Paidéia já vem adotando uma série de medidas, como a divulgação dos editores que atuam no processo de tramitação de artigos e a criação de um regimento que explicita os processos editoriais. 

Além disso, outras práticas estão sendo implementadas, dentre elas o incentivo aos preprints e à disponibilização dos bancos de dados dos estudos publicados, juntamente com a adoção de um sistema de pareceres compartilhados entre os avaliadores de cada manuscrito.

Semana Especial Paidéia (Ribeirão Preto) 2023

Links externos

Paidéia: https://www.scielo.br/j/Paidéia/  

Paidéia – Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MOURÃO, L.M., STICCA, M.G. and TOMAZ, V.G.S.T. Paidéia e suas Perspectivas Futuras [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/10/20/paideia-e-suas-perspectivas-futuras/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation