Quem produziu esse artigo? Conversando sobre autoria

Deborah Cotta, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil.

Alessandra Bizerra, docente do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), São Paulo, SP, Brasil.

Luciana Sá, docente do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Logo do periódico Ensaio Pesquisa em Educação em CiênciasA autoria de artigos científicos está em pauta, juntamente com outros temas que contribuem com a proposta da Ciência Aberta de refletir sobre e trabalhar em busca de uma produção e divulgação científica inclusiva, colaborativa, acessível e clara. Assim, as editoras da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências professoras Alessandra Bizerra e Luciana Sá publicam o editorial Vamos falar sobre autoria? no volume 24. As editoras, sinalizando a importância e visibilidade da autoria nos programas de pós-graduação, carreiras docentes e financiamentos, levantam questionamentos e apresentam outras possibilidades de pensar tal importância e visibilidade, em especial na área de Educação em Ciências.

Inicialmente, o editorial anuncia que complexidades e sutilezas cercam a definição de autoria de artigos em muitos casos, e listam situações conhecidas e discutidas em produções acadêmicas e em documentos oficiais acerca de práticas inapropriadas, tais como a autoria convidada, em que o nome de um autor é incluído na expectativa de melhorar as chances de publicação do texto, ou a autoria honorífica, em que se inclui o nome de pessoas que ocupam cargos ou funções de destaque. Os dilemas, tensões e conflitos acerca da atribuição da autoria de artigos contemplam ainda a falta de clareza acerca das diferenças entre autoria, coautoria e colaboração.

As editoras apontam um caminho possível para diminuir os erros, limitações e abusos a que estão sujeita/os as/os pesquisadoras/es, nos modelos vigentes, em muitas revistas acadêmicas e áreas do conhecimento. A fim de garantir perspectivas mais éticas e inclusivas, as autoras sugerem que mudanças e transformações alcancem a concepção de autoria. Para tal, a noção de autoria pode ser substituída pela ideia de colaboração que destaca a compreensão dos papeis e contribuições de cada autor com a pesquisa e com o texto, e potencializa a transparência, o acesso e integridade dos artigos.

Os papeis de colaboração citados no editorial, e incentivados pela Revista Ensaio como referência a pesquisadoras/es, baseiam-se na taxonomia CRediT e envolvem curadoria de dados, aquisição de financiamento, administração do projeto, provisão de recursos, supervisão, redação do texto original, redação da revisão e edição e outros, realizados por cada pesquisador envolvido no trabalho de escrita.

Assim, analisar criticamente a concepção de autoria que alimenta práticas antiéticas e imprecisas, e romper com essa lógica, é uma necessidade. A autoria, sendo um conceito fluido e em transformação (COPE, 2014), apresenta desafios que também exigem fluidez e flexibilidade. Pensar a autoria como um processo de colaboração, portanto, é algo importante a ser feito enquanto mudanças mais profundas no sistema que reconhece e valoriza o fazer científico de alta produtividade (e, por vezes, esvaziado de sentido) precisam ser implementadas, ampliadas e fortalecidas.

Referências

COPE Code of Conduct [online]. What constitutes authorship? (COPE). 2022 [viewed 23 August 2022]. Available from: https://publicationethics.org/files/Authorship_DiscussionDocument.pdf

Para ler o artigo, acesse

BIZERRA, A.F and SÁ, L.P. Vamos conversar sobre autoria?. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2022, vol. 24, e39592 [viewed 23 August 2022]. https://doi.org/10.1590/1983-21172022240112. Available from: https://www.scielo.br/j/epec/a/YFzCCLQZhFp7yYWnkKQN3sq/?lang=pt.

Links externos

Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências — EPEC: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

COTTA, D., BIZERRA, A.F and SÁ, L.P. Quem produziu esse artigo? Conversando sobre autoria [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/08/23/quem-produziu-esse-artigo-conversando-sobre-autoria/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation