Por Cássio Garcia Ribeiro, Professor Adjunto IV, Instituto de Economia e Relações Internacionais, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
Um artigo recentemente publicado na Revista Brasileira de Inovação, intitulado Compras públicas para inovação e offset na aeronáutica militar: o caso KC-390 (vol. 23, 2024), explora os impactos significativos dos acordos de offset — contrapartidas exigidas em contratos de defesa que promovem transferência de tecnologia e desenvolvimento industrial no país comprador, fortalecendo sua base de defesa — na Cadeia Aeronáutica Brasileira (CAB). O programa KC-390 representa um marco nas encomendas da Força Aérea Brasileira (FAB), não apenas pelos avanços tecnológicos alcançados pela Embraer, mas também pelas oportunidades de inovação e crescimento proporcionadas a empresas brasileiras através de acordos de compensação com cinco fornecedores estrangeiros de sistemas e componentes.
Metodologicamente, o estudo combina uma revisão bibliográfica sobre políticas de compras públicas inovadoras e o papel dos programas de defesa no desenvolvimento da CAB, com entrevistas semiestruturadas realizadas em 2015 e 2023. Dentre os entrevistados, foram incluíram altos funcionários da Força Aérea Brasileira (FAB), como o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o diretor do Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD) do Ministério da Defesa e o diretor do programa KC-390 da Embraer. O objetivo foi obter uma compreensão mais profunda sobre a implementação, desafios e impactos dos acordos de offset na indústria aeronáutica brasileira.
O KC-390 é um programa crucial para a FAB e para a indústria aeronáutica do Brasil, destacando-se tanto pelos desafios tecnológicos superados quanto pelas inovações desenvolvidas durante sua execução. O sucesso internacional do KC-390, com vendas para Portugal, República Tcheca, Hungria, Países Baixos, Áustria e Coreia do Sul, reflete a competitividade global da Embraer em um setor de alta tecnologia, desafiando as expectativas para um país em desenvolvimento. Assim, é fundamental investigar como este programa tem promovido o desenvolvimento tecnológico da Embraer e das demais empresas da CAB envolvidas nos acordos de offset.
Os resultados da pesquisa indicam que os acordos de offset do programa KC-390 fortaleceram a capacidade tecnológica e industrial do Brasil, principalmente em manutenção de sistemas e componentes aeronáuticos. Embora o foco principal tenha sido a manutenção, houve transferências de tecnologia significativas nas áreas de aviônicos e rádio de comunicação segura, demonstrando o potencial estratégico dos acordos de offset para a modernização da indústria aeronáutica brasileira. No entanto, o estudo também revela desafios, como a baixa cadência de produção e a dependência de fornecedores globais, que podem limitar os ganhos de inovação e desenvolvimento a longo prazo.
As pesquisas futuras devem se concentrar na construção de uma metodologia para avaliar as capacitações tecnológicas adquiridas pelas empresas beneficiárias dos acordos de offset, utilizando pesquisa de campo e dados do Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer). Essa abordagem permitirá caracterizar melhor essas empresas, identificando o grau tecnológico das atividades que desempenham em programas civis e militares. Além disso, ajudará a avaliar, ao longo dos anos, como os acordos de offset contribuíram para o desenvolvimento tecnológico e para a capacitação das empresas envolvidas.
Para ler o artigo, acesse
SOUSA, C.H.C., RIBEIRO, C.G. and FERREIRA, M.J.B. Compras públicas para inovação e offset na aeronáutica militar: o caso KC-390. Revista Brasileira De Inovação [online]. 2024, vol. 23, e024004 [viewed 17 October 2024]. https://doi.org/10.20396/rbi.v23i00.8673998. Available from: https://www.scielo.br/j/rbi/a/wwgN9SJdjzhcVszhVbXLmQs/
Links externos
Revista Brasileira de Inovação – SciELO: https://www.scielo.br/j/rbi
Revista Brasileira de Inovação – Site Institucional: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/index
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários