O KC-390 e o Poder das Compras Públicas Inovadoras na Aeronáutica Militar

Por Cássio Garcia Ribeiro, Professor Adjunto IV, Instituto de Economia e Relações Internacionais, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Logo do periódico Revista Brasileira de Inovação.

Um artigo recentemente publicado na Revista Brasileira de Inovação, intitulado Compras públicas para inovação e offset na aeronáutica militar: o caso KC-390 (vol. 23, 2024), explora os impactos significativos dos acordos de offset — contrapartidas exigidas em contratos de defesa que promovem transferência de tecnologia e desenvolvimento industrial no país comprador, fortalecendo sua base de defesa — na Cadeia Aeronáutica Brasileira (CAB). O programa KC-390 representa um marco nas encomendas da Força Aérea Brasileira (FAB), não apenas pelos avanços tecnológicos alcançados pela Embraer, mas também pelas oportunidades de inovação e crescimento proporcionadas a empresas brasileiras através de acordos de compensação com cinco fornecedores estrangeiros de sistemas e componentes.

Metodologicamente, o estudo combina uma revisão bibliográfica sobre políticas de compras públicas inovadoras e o papel dos programas de defesa no desenvolvimento da CAB, com entrevistas semiestruturadas realizadas em 2015 e 2023. Dentre os entrevistados, foram incluíram altos funcionários da Força Aérea Brasileira (FAB), como o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o diretor do Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD) do Ministério da Defesa e o diretor do programa KC-390 da Embraer. O objetivo foi obter uma compreensão mais profunda sobre a implementação, desafios e impactos dos acordos de offset na indústria aeronáutica brasileira.

O KC-390 é um programa crucial para a FAB e para a indústria aeronáutica do Brasil, destacando-se tanto pelos desafios tecnológicos superados quanto pelas inovações desenvolvidas durante sua execução. O sucesso internacional do KC-390, com vendas para Portugal, República Tcheca, Hungria, Países Baixos, Áustria e Coreia do Sul, reflete a competitividade global da Embraer em um setor de alta tecnologia, desafiando as expectativas para um país em desenvolvimento. Assim, é fundamental investigar como este programa tem promovido o desenvolvimento tecnológico da Embraer e das demais empresas da CAB envolvidas nos acordos de offset.

Fotografia de um avião KC-390 cinza.

Imagem: Embraer.

Os resultados da pesquisa indicam que os acordos de offset do programa KC-390 fortaleceram a capacidade tecnológica e industrial do Brasil, principalmente em manutenção de sistemas e componentes aeronáuticos. Embora o foco principal tenha sido a manutenção, houve transferências de tecnologia significativas nas áreas de aviônicos e rádio de comunicação segura, demonstrando o potencial estratégico dos acordos de offset para a modernização da indústria aeronáutica brasileira. No entanto, o estudo também revela desafios, como a baixa cadência de produção e a dependência de fornecedores globais, que podem limitar os ganhos de inovação e desenvolvimento a longo prazo.

As pesquisas futuras devem se concentrar na construção de uma metodologia para avaliar as capacitações tecnológicas adquiridas pelas empresas beneficiárias dos acordos de offset, utilizando pesquisa de campo e dados do Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial (SIFIAer). Essa abordagem permitirá caracterizar melhor essas empresas, identificando o grau tecnológico das atividades que desempenham em programas civis e militares. Além disso, ajudará a avaliar, ao longo dos anos, como os acordos de offset contribuíram para o desenvolvimento tecnológico e para a capacitação das empresas envolvidas.

Para ler o artigo, acesse

SOUSA, C.H.C., RIBEIRO, C.G. and FERREIRA, M.J.B. Compras públicas para inovação e offset na aeronáutica militar: o caso KC-390. Revista Brasileira De Inovação [online]. 2024, vol. 23, e024004 [viewed 17 October 2024]. https://doi.org/10.20396/rbi.v23i00.8673998. Available from: https://www.scielo.br/j/rbi/a/wwgN9SJdjzhcVszhVbXLmQs/

Links externos

Revista Brasileira de Inovação – SciELO: https://www.scielo.br/j/rbi

Revista Brasileira de Inovação – Site Institucional: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/index

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

O KC-390 e o Poder das Compras Públicas Inovadoras na Aeronáutica Militar [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/10/17/o-kc-390-e-compras-publicas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation