Revista Brasileira de Educação Especial: histórico, avanços e desafios

Kamila Lockmann, Editora-chefe da Revista Brasileira de Educação Especial, Professora e Pesquisadora do Instituto de Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil

Aline Maira da Silva, Editora-adjunta da Revista Brasileira de Educação Especial, Professora e Pesquisadora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS, Brasil

Logo da Revista Brasileira de Educação Especial

A Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) foi criada em 1992 e, um ano depois, em 13 de agosto de 1993, foi fundada a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE), na cidade do Rio de Janeiro, responsável por garantir a manutenção da revista. Estamos diante de um periódico com 33 anos de história, que ao longo do tempo, constituiu-se como um importante espaço para difusão e compartilhamento do conhecimento científico produzido pela área da Educação Especial.

O periódico tem grande destaque no cenário nacional não apenas por sua classificação como Qualis CAPES A1, mas também por seu reconhecimento na área, sendo uma revista procurada por pesquisadores brasileiros e estrangeiros como meio de publicação de suas pesquisas e também utilizada como referencial em diferentes disciplinas do campo da Educação Especial e Inclusiva, Programas de Pós-Graduação e concursos públicos para professores da área.

A RBEE tem como objetivo a disseminação de conhecimento em Educação Especial e áreas afins, com a publicação em fluxo contínuo de artigos originais, principalmente relatos de pesquisa, porém abrindo espaço para ensaios teóricos, artigos de revisão de literatura, entrevistas e resenhas.

A trajetória de existência da RBEE foi marcada por desafios, mas também por significativas conquistas que, pouco a pouco, foram consolidando o periódico na área. Podemos destacar a qualificação dos processos editoriais e administrativos ao longo dos anos, a diversidade regional da equipe editorial, selecionada atualmente por meio de edital público, e a crescente internacionalização do periódico que publica um número significativo de artigos internacionais por ano.

Entretanto, um dos maiores desafios enfrentados e que se desdobrou em conquistas significativas nos últimos dois anos, refere-se ao conjunto de ações implementadas pela RBEE no que concerne à acessibilidade ao conhecimento e à informação. Em 2023, a RBEE passou a compor o SciELO Acessibilidade, grupo de trabalho interdisciplinar, cujo objetivo é refletir sobre a acessibilidade em conteúdos científicos e propor estratégias relacionadas à temática.

A partir desta parceria, foram planejadas ações a serem desenvolvidas no âmbito da RBEE. Primeiramente, em 2024, desenvolvemos um projeto piloto, restrito ao Dossiê publicado neste ano, voltado a ampliar o acesso à revista para pessoas com deficiência visual e demais usuários de leitores de tela. Em 2025, com a obtenção de financiamento via o Edital CNPq/CAPES nº 30/2023 Projeto Editorial do CNPq, foi possível estender essas ações para todos os artigos publicados ao longo deste ano e foi possível contratar os serviços de uma empresa composta por dois consultores especialistas em audiodescrição.

Os nossos desafios em relação a esta pauta não param por aqui, pois objetivamos, paulatinamente, inserir diversas formas de acessibilidade nas publicações da RBEE, atendendo às orientações contidas na Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, em consonância com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo incorporado como Emenda Constitucional no Brasil, por meio do Decreto nº 186, de 9 de julho de 2008, com a devida promulgação pelo Decreto nº. 6.949, de 25 de agosto de 2009.

Para a Semana Especial do Blog SciELO, organizamos conteúdos que resgatam o processo de criação do periódico e que evidenciam as nossas ações mais recentes. Inicialmente, a história da RBEE e da ABPEE será abordada pelo Prof. Dr. Sadao Omote e pela Profa. Dra. Enicéia Gonçalves Mendes, dois pesquisadores de destaque na área de Educação Especial.

Na sequência, ganharão evidência os dois dossiês publicados recentemente pela RBEE. As professoras doutoras Márcia Denise Pletsch e Geovana Lunardi Mendes irão apresentar o dossiê, publicado em 2024, Desafios Globais e Locais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Potencialidade de uma Cartografia em Construção.

Por sua vez, o dossiê a ser publicado em 2025, Políticas Públicas em Educação Especial: (Des)Continuidades na Construção de Sistemas Educacionais Inclusivos, será apresentado pelos organizadores, professoras doutoras Clarissa Haas e Kátia Regina Moreno Caiado e professor doutor Claudio Roberto Baptista.

As ações direcionadas à promoção da acessibilidade informacional e comunicacional serão abordadas pela editora-chefe, Profa. Dra. Kamila Lockmann, e pela editora-adjunta Profa. Dra. Aline Maira da Silva, que irão descrever a participação da RBEE no SciELO acessibilidade.

Os consultores em audiodescrição, Dolores Affonso e Lucas Escamilha, irão relatar como tem sido a experiência de fazer a audiodescrição das imagens dos artigos publicados na RBEE e quais são os desafios envolvidos.

Para finalizar a Semana Especial, a editora-chefe, Profa. Dra. Kamila Lockmann, e as editoras associadas, Profas. Dras. Maria Luiza Salzani Fiorini e Carmem Lucia Artioli Rolim, irão expor o artigo Revista Brasileira de Educação Especial: 30 anos de História, publicado em 2023 como parte da edição especial comemorativa.

Convidamos vocês para prestigiar os conteúdos da Semana Especial e conhecer mais sobre a RBEE!

Para ler os artigos, acesse

FIORINI, M.L.S., ROLIM, C.L.A. and LOCKMANN, K. Revista Brasileira de Educação Especial: 30 Anos de História. Revista Brasileira de Educação Especial (online). 2023, vol. 29, e0220 [viewed 13 October 2025]. https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0220. Available from: https://www.scielo.br/j/rbee/a/HGTcH9kjxBtyqm6xWWdfvms

PLETSCH, M.D., MENDES, G.M.L, and EBERSÖHN, L. Desafios Globais e Locais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Potencialidade de uma Cartografia em Construção. Revista Brasileira de Educação Especial [online]. 2024, vol. 30, e0190 [viewed 13 October 2025]. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0190. Available from: https://www.scielo.br/j/rbee/a/sJX5FdhGkX3kvP77zStr7fv

Referências

BRASIL. Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009 [online]. Diário Oficial da União. 2009 [viewed 13 October 2025]. Available from: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 [online]. Diário Oficial da União. 2015 [viewed 13 October 2025]. Available from: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Links externos

Revista Brasileira de Educação Especial – RBEE

SciELO Acessibilidade

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

LOCKMANN, K. and SILVA, A.M. Revista Brasileira de Educação Especial: histórico, avanços e desafios [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2025 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2025/10/13/revista-brasileira-de-educacao-especial-historico-avancos-e-desafios/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation