Uso dedicado do blog SciELO é avaliado por editores dos periódicos de Humanas

Por Abel L. Packer, Denise Sales, Henrique Rodrigues, Jesner Esequiel e Maria Alves

Ao finalizarmos o primeiro semestre de 2016, compartilhamos as experiências e avaliações preliminares dos editores-chefes de quatro periódicos da Coleção SciELO Brasil que participaram da modalidade Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva. Nesta modalidade, a plataforma e serviços do blog são dedicados durante cinco dias a um periódico para a publicação de posts centrados em sua missão e com ênfase nos últimos artigos publicados. São eles, na ordem de participação na semana especial:  Antônio Carlos Lessa, editor chefe da Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI), Regina Horta Duarte, editora chefe da Varia Historia (VH), Maria Helena Cruz Pistori, editora executiva da Bakhtiniana e Paulo Guanaes, editor executivo da Trabalho, Educação e Saúde (TES). Os conteúdos podem ser acessados na opção “Semanas Especiais” no menu do blog.

A tabela a seguir apresenta um resumo factual de cada uma das semanas. O número médio de posts por semana foi de 13. Os periódicos RBPI e VH publicaram predominante entrevistas com os autores enquanto o BAK e o TES optaram por textos de análise e press release dos artigos. Vale destacar a publicação em inglês de três entrevistas e de um podcast em inglês, da RBPI e da Bakhtiniana, respectivamente.

Tabela 1

Fonte: SicELO

Tabela 1. Relação de material publicado e acesso ao blog.

(*) Corresponde à semana de publicação e a semana seguinte.

A tabela apresenta o número de acessos aos posts durante a semana especial e na seguinte. Os resultados indicam um impacto significativo da semana especial em quanto a visibilidade. As visualizações de posts no blog apresentam 50% mais acessos que a média das duas semanas anteriores a semana especial.

De modo geral, os editores consideraram a experiência muito positiva, com destaque para a importância das mídias sociais para ampliar a disseminação dos resultados das pesquisas, além das comunidades das respectivas disciplinas, o desafio que representa sua incorporação nas políticas e práticas editoriais dos periódicos. Essa incorporação demanda, por um lado, avançar na aprendizagem e progressivamente no domínio das particularidades e riquezas que oferece o blog como meio de ampla divulgação e, por outro lado, superar as restrições de recursos que enfrentam, como são a disponibilidade de tempo dos editores e de fundos para contratar serviços adicionais, que são superadas com o concurso tanto das equipes editoriais quanto dos alunos associados aos editores.

O vídeo a seguir apresenta passagens das entrevistas concedidas pelos editores que expressam esta avaliação.

A seguir apresentamos as entrevistas completas de cada um dos editores na ordem em que foram realizadas as semanas especiais.

Antônio Carlos Lessa (RBPI) – É necessário um maior envolvimento dos autores com a divulgação do próprio artigo.

Regina Horta Duarte (VH) – Alguns periódicos da área de Humanas ainda desconhecem as possibilidades da divulgação em redes sociais.

Maria Helena Cruz Pistori (BAK) –  Uma das maiores dificuldades é a parte tecnológica e as ferramentas que podem ser utilizadas.

Paulo Guanaes (TES) – São três destaques que as redes sociais trazem para a comunidade científica: a instantaneidade, a acessibilidade e o alcance das publicações.

Sobre o Blog SciELO em Perspectiva seção Humanas

O Programa SciELO promove por meio do Blog SciELO em Perspectiva a ampliação da divulgação das pesquisas comunicadas nos periódicos que indexa, por meio de press releases, entrevistas com autores e editores, análises, etc. Lançada em 2013, a seção Humanas do blog opera como um espaço comum de divulgação dos periódicos das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Literatura, Letras e Artes. Seções dedicadas às demais áreas do conhecimento deverão operar no futuro.

O blog contribui para que todos os periódicos SciELO venham a adotar a divulgação como parte integral da missão, política e prática editorial própria de cada um. Para tanto, o blog viabiliza, sem custos e de modo eficiente, atividades de divulgação e a disponibilização de uma plataforma de publicação que se aperfeiçoa e estimulando os editores a adotarem a divulgação como uma função importante e regular da comunicação científica ou complementando e ampliando as atividades de divulgação que realizam os periódicos. A divulgação das pesquisas nas redes sociais é uma das exigências dos Critérios SciELO de indexação e é acompanhada por indicadores altmétricos.

O blog serve também de laboratório para novas modalidades de ação que visam melhorar a recepção do material publicado e o impacto da divulgação. Assim, desde novembro de 2015, a equipe editorial do blog vem promovendo a modalidade Semana Especial na qual um periódico tem cinco dias de publicação exclusiva no blog.

A equipe editorial do blog SciELO em Perspectiva coopera com a equipe editorial do periódico no planejamento, organização e montagem da semana. São realizadas diversas reuniões e brainstorms com os editores responsáveis pela estruturação das publicações, com o intuito de auxiliar e garantir que cada semana apresente inovações tanto na forma como no conteúdo.

Como forma de manter o ineditismo e a busca por novas soluções que aumentem o impacto das postagens e a visualização, a equipe editorial tem incentivado os editores a adotarem novos formatos de publicação, como a inclusão de vídeos ou podcasts, tanto nas entrevistas como em press releases e análises.

Até o final de 2016, estão planejadas mais três semanas dedicadas aos periódicos. Já no final de agosto, tememos a Semana Ensaio, seguido pela Semana HCSM e encerrando o ano a Semana RBPI. Para rever o conteúdo publicado pelos periódicos, acesse: RBPI, VH, BAK e TES . Não deixe de acompanhar as novidades das áreas de Humanas, Ciências Sociais e Literatura, Linguística e Artes, acesse: https://humanas.blog.scielo.org/ e boa leitura.

Sobre os editores

Antônio Carlos Lessa

Antônio Carlos Lessa

Antônio Carlos Lessa

Antônio Carlos Lessa, professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília – UnB, é editor-chefe da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI e das publicações científicas do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais. Doutor em História pela UnB, com estudos pós-doutorais na Université de Strasbourg (França, 2008-2009) e na University of Illinois at Urbana-Champaign (Estados Unidos, 2015-2016). Atua na área de História Internacional e História da Política Exterior do Brasil, com livros e artigos científicos publicados no Brasil e no exterior sobre esses temas. Dirige na Universidade de Brasília desde 1998 diversos projetos voltados à divulgação científica, entre os quais o projeto Mundorama – Iniciativa de Divulgação Científica em Relações Internacionais.

Regina Horta Duarte

Regina Horta Duarte

Regina Horta Duarte

Regina Horta Duarte é professora Titular de História da Universidade Federal de Minas Gerais, e pesquisadora nível 1 A do CNPq. Foi editora chefe da Revista Brasileira de História (2006-2007), e da revista HALAC (2011-2014), publicada pela Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental. É Editora Chefe da revista Varia Historia desde janeiro de 2015. Publicou os livros “A Imagem Rebelde” (1991), Noites Circentes (1995), História e Natureza (2005), Biologia Militante (2010), e Activist Biology (2016). Publicou artigos em Latin American Research Review, Journal of Latin American Research, Environmental and History, ISIS, Luso-Brazilian Review, Global Environmental, entre outras.

Maria Helena Cruz Pistori

Maria Helena Cruz Pistori

Maria Helena Cruz Pistori

Maria Helena Cruz Pistori holds a PhD in Languages from University of Sao Paulo (USP) and a Master’s degree in Education from Sao Francisco University (USF). She did postdoctoral training in the Program of Applied Linguistics and Language Studies (LAEL) from Pontifical Catholic University of Sao Paulo (PUC-SP). Her recent publications have been based on studies in legal discourse and its relation to the media and have linked theoretical concepts inspired by the work of Bakhtin and the Circle with studies in rhetoric and argumentation (and verbal-visual argumentation). As a researcher, she is a member of the Research Group Language, Identity, and Memory/CNPq/PUC-SP and is currently an Executive Editor of Bakhtinian. Journal of Discourse Studies.

Paulo Guanaes

Paulo Guanaes

Paulo Guanaes

Paulo Guanaes tem mestrado em Informação e Comunicação em Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), MBA em Marketing pela Fundação Getulio Vargas, além do curso de extensão Formação de Tradutores Inglês-Português pelo Departamento de Letras da PUC-Rio. Jornalista e tradutor, atualmente é tecnologista em saúde pública na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, onde exerce as funções de editor executivo e editor de texto do periódico Trabalho, Educação e Saúde. E-mail: pauloguanaes@fiocruz.br

Referências

CAMPOS, V. G. Redes sociais e periodismo científico: desafios aos editores. SciELO em Perspectiva. [viewed 15 August 2016]. Available from:http://blog.scielo.org/blog/2014/09/05/redes-sociais-e-periodismo-cientifico-desafios-aos-editores/

IAMARINO, A. As funções das mídias sociais na comunicação científica. Como os periódicos podem explorar os sistemas de redes sociais para ampliar a disseminação das pesquisas que publicam. In: V Reunião SciELO, São Paulo, 2015. Available from: http://pt.slideshare.net/scielo/as-funes-das-mdias-sociais-na-comunicao-cientfica-como-os-peridicos-podem-explorar-os-sistemas-de-redes-sociais-para-ampliar-a-disseminao-das-pesquisas-que-publicam-atila-iamarino

NASSI-CALÒ, L. Estudo analisa o uso de redes sociais na avaliação do impacto científico. SciELO em Perspectiva. [viewed 15 August 2016]. Available from:http://blog.scielo.org/blog/2015/03/13/estudo-analisa-o-uso-de-redes-sociais-na-avaliacao-do-impacto-cientifico/

Links Externos

Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI: www.scielo.br/rbpi

Varia Historia – VH: www.scielo.br/vh

Bakhtiniana – BAK: www.scielo.br/bak

Trabalho, Educação e Saúde – TES: www.scielo.br/tes

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PACKER, A. L., et al. Uso dedicado do blog SciELO é avaliado por editores dos periódicos de Humanas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/08/15/uso-de-blog-e-avaliado-por-editores-de-periodicos-de-humanas/

 

One Thought on “Uso dedicado do blog SciELO é avaliado por editores dos periódicos de Humanas

  1. Pingback: Editores avaliam impacto do uso dedicado do Blog Scielo em Perspectiva | Antônio Carlos Lessa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation