Chamada de artigos para volume temático de Ambiente & Sociedade

Pedro Roberto Jacobi, editor chefe (Instituto de Energia e Ambiente e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil

Leandro Luiz Giatti, editor adjunto (Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil

Helena Ribeiro (Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil

asoc_logoOs Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) trazem a perspectiva da intersetorialidade conectando distintas dimensões das questões sociais, econômicas e ambientais à saúde humana. Se no mundo contemporâneo as interdependências desses aspectos vão se tornando evidentes e caracterizando desafios fundamentais, perspectivas de futuro também vêm a adicionar outros elementos de elevado poder de determinação em dinâmicas que, do mesmo modo, podem interferir na saúde e na qualidade de vida das populações humanas. Além disso, destacam-se as incertezas inerentes às inovações tecnológicas, e às mudanças climáticas e suas possíveis consequências. Também merecem destaque as rápidas e contundentes forças que operam em âmbito global caracterizando drásticas mudanças e dinâmicas em contextos regionais, exacerbando contextos de elevada vulnerabilidade socioambiental. Nesse sentido, em atenção aos desafios como de mudanças climáticas, profundas iniquidades em saúde, globalização, crises das certezas e esgotamento de recursos ecossistêmicos, convidamos para refletir e contribuir com artigos que enfoquem a saúde como elemento intrínseco e um pré-requisito ao desenvolvimento sustentável, a dialogar com temas desafiadores quanto às relações ambiente e sociedade.

Para esse volume especial de Ambiente e Sociedade, esperamos receber artigos resultantes de pesquisas originais, revisões bibliográficas e resenhas, que, tratando da questão saúde e desenvolvimento sustentável, ofereçam contribuição interdisciplinar relevante e atual, podendo dialogar com os temas:

– Sustentabilidade / Desenvolvimento Sustentável;

– Resiliência e adaptação às mudanças climáticas;

– Questões socioambientais e saúde humana;

– Globalização;

– Cidades saudáveis;

– Injustiças ambientais e iniquidades em saúde.

A data limite para envio de manuscritos é até 30 de abril de 2017; Identificar na carta de apresentação da submissão a opção para participar do Volume Temático.

Submissões

Clique aqui

Link externo

Ambiente & Sociedade  – ASOC – www.scielo.br/asoc

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

JACOBI, R. P., GIATTI, L. L. AND RIBEIRO, H. Chamada de artigos para volume temático de Ambiente & Sociedade [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2017 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2017/02/23/chamada-de-artigos-para-volume-tematico-de-ambiente-sociedade/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation