A experiência das bibliotecas com metadados pode auxiliar na gestão das empresas?

Mariana Brandt, Doutoranda de Ciência da Informação da Unesp e Arquiteta da informação da Câmara dos Deputados, Brasília, DF, Brasil

A pesquisa de doutorado em Ciência da Informação da aluna Mariana Brandt, orientada pela professora Silvana Gregório Vidotti, tem como um elemento chave o chamado “metadado de negócio”. As pesquisadoras, que fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), apresentam parte desta pesquisa em artigo intitulado “Metadados de negócio: representação da informação dos processos de trabalho” publicado no número 31 do periódico Transinformação. No artigo, as pesquisadoras explicam o conceito de “metadados de negócio” e mostram que é possível, e bastante recomendável, inseri-lo no campo de estudo da Ciência da Informação, especialmente no contexto da Arquitetura da Informação.

As bibliotecas utilizam metadados há mais de 200 anos para organizar seus acervos, pois sabem da importância de se registrar título, autor, data e outros elementos de livros e demais materiais de suas coleções. Já o interesse das empresas em registrar elementos importantes para seus processos de trabalho é recente.

“A chave para sua empresa prosperar está em quão bem você reúne, preserva e dissemina conhecimento. Ambientes com gestão de metadados são críticos para reunir, preservar e disseminar conhecimento” (MARCO, 2006, p. 43, tradução nossa).

Vive-se em uma época cada vez mais sobrecarregada de informação, por isso, as instituições precisam filtrar e cuidar do que realmente importa em seus processos de trabalho. Tais procedimentos estão recheados de informações, e precisam de cuidados para resultarem em uma boa gestão dos negócios.

Os metadados informam, descrevem e explicam características, atributos e formatos de elementos de informação que nem sempre estão explícitos – muitas vezes existem apenas na cabeça do gestor, ou na caderneta do pessoal da equipe.

No contexto empresarial, os metadados de negócio podem destacar partes importantes da atividade comercial, auxiliando a gestão do empreendimento.

“São os metadados de negócio que fornecem o contexto de negócio apropriado para o entendimento e análise dos dados para a tomada de decisão” (SARDA, 2008, p. 14, tradução nossa).

Os metadados de negócio são informações relevantes que podem fazer a diferença na gestão do processo – e, consequentemente, em sua melhoria, eficiência e efetividade. Além disso, eles são bastante úteis para o desenvolvimento de sistemas de informação, pois demonstram como as informações empresariais devem ser estruturadas em sistemas, websites e outros ambientes digitais.

Brandt e Vidotti concluem que a inclusão desse tipo de metadado em seus estudos abre um leque de possibilidades tanto para novas pesquisas, como a descrição desses metadados e a criação de um repositório, quanto para aplicação prática no mercado, como na atuação como gestor de metadados de negócios de instituições diversas.

Referências

MARCO, D. Managing metadata for the business, part 1. DM Review, v. 16, n. 2, p. 42-43, 2006.

SARDA, N. L. Structuring business metadata in data warehouse systems for effective business support. The Computing Research Repository, cs.DB/0110020, p. 2-16, 2001.

Para ler o artigo, acesse

BRANDT, M. B. and VIDOTTI, S. A. B. G. Metadados de negócio: representação da informação dos processos de trabalho. Transinformação, v. 31, e180006, 2019. ISSN: 0103-3786 [viewed 11 February 2019].  DOI: 10.1590/2318-0889201931e180006. Available from: http://ref.scielo.org/85c5xz

Link externo

Transinformação – TINF: www.scielo.br/tinf

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BRANDT, M. A experiência das bibliotecas com metadados pode auxiliar na gestão das empresas? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2019 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2019/03/28/a-experiencia-das-bibliotecas-com-metadados-pode-auxiliar-na-gestao-das-empresas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation