Paidéia participa da Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas

Manoel Antônio dos Santos, Professor titular, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Com grande satisfação recebemos o convite para participar da Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas. O periódico Paidéia, publicado há quase três décadas (desde 1991), tem como escopo aprofundar temas relacionados à área da Psicologia. A oportunidade aberta por esta Semana Especial dará visibilidade a oito artigos publicados no volume 29 do corrente ano, de forma diferenciada e de modo a contemplar mídias diversificadas. Essa Semana Especial foi elaborada com a vigorosa colaboração do Prof. Dr. Wanderlei Abadio de Oliveira, da Profa. Dra. Adriana Saur e de Eliana Neves Araujo, secretária do periódico.

No primeiro dia, o press release “Como é a dinâmica familiar de garotos vítimas de abuso sexual?” pretende ampliar a compreensão acerca de questões da dinâmica familiar e da violência sexual contra meninos. As pesquisadoras evidenciaram que a dinâmica das relações familiares influenciou ativamente os processos abusivos ao favorecer ambientes protetivos ou desprotetivos e, também, por meio da incidência de aspectos relacionados à transgeracionalidade e confusão no exercício dos papéis relacionais na família.

O press release “Quais as perspectivas de sucesso de recém-formados?”, apresentado no segundo dia, trata de um fenômeno complexo permeado por vários sentidos que refletem tanto as expectativas sociais quanto percepções subjetivas dos indivíduos envolvidos (DRIES, 2011; NG; FELDMAN, 2014). Nove participantes recém-formados de diversas áreas do conhecimento participaram da pesquisa. Os resultados sugerem que considerar os sentimentos dos recém-formados é essencial para que se possa compreender como os universitários deixam os cursos de graduação após sua conclusão, em termos de perspectivas, expectativas e ideais de sucesso na carreira.

Em outro estudo que também aborda temática candente na era contemporânea, as autoras apresentam no post “Quais as características de personalidade de agressores conjugais?” os resultados obtidos com a investigação dos aspectos psicológicos dos autores de violência doméstica que cumpriam pena na cidade de Porto Alegre, RS. Os resultados permitem compreender a violência cometida por esses perpetradores como decorrente de uma história de vida marcada por vivências traumáticas. Esses aspectos são explorados também em vídeo produzido por uma das autoras, Dra. Gabriela Stenzel.

No terceiro dia dessa Semana Especial ressaltamos os desafios encontrados para a consolidação do modelo psicossocial no cuidado de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e/ou outras drogas no primeiro post. Nesse estudo, pesquisadoras da Universidade de Brasília (UnB) descreveram práticas e estratégias terapêuticas utilizadas nesse contexto, a partir da análise de documentos governamentais e da percepção de profissionais de três Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas. O estudo assinalou como os profissionais vivenciam as políticas públicas na área e os principais desafios identificados tanto em termos práticos quanto ideológicos para a consolidação das políticas públicas no campo do tratamento e reabilitação psicossocial.

Ainda no terceiro dia é apresentado um segundo post “Professional development: proposition of a transocupational model from a qualitative study”, que propõe a construção de um modelo teórico para explicar como ocorre o desenvolvimento profissional em diferentes categorias ocupacionais. As autoras comentam, em áudio, aspectos da pesquisa desenvolvida e como os resultados obtidos no estudo podem oferecer contribuições e reflexões relevantes para os profissionais que atuam na área do desenvolvimento profissional ou da psicologia do trabalho.

No quarto dia dessa Semana Especial o post “Como lidar com a natureza e composição de transtornos mentais?” destaca um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade São Francisco (USF). O artigo aborda a discussão atual sobre a natureza e composição dos transtornos mentais. Especificamente, é enfocada uma tendência que reflete a concepção contemporânea dos transtornos da personalidade, isto é, compreende-se que todas as pessoas conteriam a totalidade dos traços de personalidade, variando somente em relação ao nível no qual esses traços se apresentam em cada indivíduo.

Encerrando o percurso do quarto dia, exibimos o press release e um vídeo dos autores que trabalharam com um modelo de conversações públicas com a população LGBT. O ponto de partida do estudo foi a questão “Como lidar com a violência contra a população LGBT?”. Os resultados sugerem que essa população, que vive sob múltiplas situações de vulnerabilidade, pode utilizar espaços de participação e diálogo para fomentar novas formas de agir sobre a violência a que são expostos em seu cotidiano, entendendo a linguagem ou o discurso como uma possibilidade de ação.

O último dia se inicia com o press releaseFlow no trabalho é possível? Como avaliá-lo?”. O flow no trabalho caracteriza-se pelas experiências positivas vivenciadas pelos profissionais. Essa questão tem sido explorada no cenário internacional e o impacto positivo do flow no trabalho motivou esse estudo de adaptação do Inventário de Flow no Trabalho (WOLF) para o contexto brasileiro. Os resultados obtidos demonstraram que o WOLF se constitui como um instrumento confiável para avaliar o estado de flow no contexto de trabalho do Brasil (FREITAS et al., 2019).

Finalizando nossa Semana Especial, apresentamos as normas para publicação de manuscritos no periódico Paidéia. Essa apresentação em vídeo esteve a cargo do Editor Junior, Prof. Dr. Eduardo Name Risk. Ao seguir corretamente as normas e diretrizes prescritas para o preparo dos manuscritos a serem submetidos à avaliação, os autores podem incrementar a agilidade do processo editorial, particularmente na etapa de avaliação prévia dos aspectos formais de sua contribuição.

Uma reflexão inicial sobre a Semana Especial está disponível em um vídeo que disponibilizo, na condição de Editor Responsável pela Paidéia. Brevemente contextualizamos a história de nosso periódico, sua contribuição enquanto importante veículo de difusão de pesquisas de alto impacto no campo da Psicologia, além de elencarmos os desafios inerentes à manutenção de um periódico de elevado padrão editorial. No sucinto resgate histórico, destacamos como a Paidéia galgou a posição de vanguarda dos periódicos de Psicologia em um momento crucial de transição, quando se definiam os rumos da internacionalização dos periódicos. A grande guinada foi consolidada quando a Paidéia venceu um Edital da CAPES de apoio à internacionalização dos periódicos científicos em Psicologia, coroando os esforços de uma equipe editorial qualificada, constituída por professores(as) e funcionários(s) engajados no trabalho em prol da coletividade. As mudanças previstas no plano de ação apresentado à época foram rigorosamente implementadas, graças ao trabalho árduo e competente da Comissão Editorial ao se empenhar em recrutar artigos que abordavam temas de interesse da comunidade internacional. Esforços foram envidados para a publicação de artigos na íntegra em inglês e também por meio da priorização dada à publicação de estudos originais produzidos por (ou com a interlocução de) pesquisadores de diferentes países.

Atualmente, esse tem sido o mote de nossa publicação: o foco em contribuições científicas de alto impacto e que abordam temas que se colocam em franco diálogo com a comunidade internacional. No vídeo que produzimos também estendo o convite aos leitores para que acompanhem nosso periódico nas redes sociais. Não podemos ignorar que esses espaços virtuais, facultados pelas tecnologias de informação e comunicação, são recursos essenciais na atualidade para difundir os conhecimentos publicados em periódicos científicos que nem sempre podem ser alcançados pelo grande público.

Assim, esperamos que desfrutem de nossa Semana Especial e aproveitem as postagens que serão realizadas diariamente no contexto no Blog SciELO em Perspectiva | Humanas. Nossa expectativa é que apreciem os conhecimentos difundidos por meio dessas postagens e que “curtam” e compartilhem esse material por meio de suas redes pessoais, fazendo circular o conhecimento qualificado. Além de contribuírem para ampliar a visibilidade do saber especializado, reforço o convite para que conheçam os artigos enfeixados no volume 29, que está sendo publicado ao longo do corrente ano. De forma especial, agradecemos aos autores(as), consultores(as) e editores(as) associados(as), que têm colaborado intensamente com a revista ao longo dos últimos anos, estendendo o convite para que outros possam se juntar a nós nessa caminhada e dar sua parcela de contribuição no futuro. A página do periódico Paidéia no SciELO pode ser conferida neste link  e nossa página no Facebook também traz atualizações sobre nossas publicações.

Boa semana de leituras!

Para ler os artigos, acesse

Paidéia (Ribeirão Preto) vol.29  Ribeirão Preto  2019

Referências

DRIES, N. The meaning of career success: avoiding reification through a closer inspection of historical, cultural and ideological contexts. Career Development International, v. 16, n. 4, p. 364-384, 2011. ISSN: 1362-0436 [reviewed 24 April 2019]. DOI: 10.1108/13620431111158788. Avaliable from: https://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/13620431111158788

FREITAS, C. P. P. de et al. Work-related flow inventory: evidence of validity of the Brazilian version. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 29, e2901, 2019. ISSN: 0103-863X [viewed 22 April 2019]. DOI: 10.1590/1982-4327e2901. Available from: http://ref.scielo.org/vknrm5

NG, T. W. H. and FELDMAN, D. C. (2014). Subjective career success: a meta-analytic review. Journal of Vocational Behavior, v. 85, n. 2, p. 169-179, 2014. ISSN: 0001-8791 [reviewed 24 April 2019]. DOI: 10.1016/j.jvb.2014.06.001. Avaliable from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0001879114000761

Link externo

Paidéia (Ribeirão Preto) – PAIDEIA: www.scielo.br/paideia

Sobre Manoel Antônio dos Santos

Manoel Antônio dos Santos

Manoel Antônio dos Santos

Manoel Antônio dos Santos é Professor Titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Editor Chefe da Paidéia desde 2007. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1A. E-mail: masantos@ffclrp.usp.br

 

 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SANTOS, M. A. Paidéia participa da Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2019 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2019/05/06/paideia-participa-da-semana-especial-do-blog-scielo-em-perspectiva-humanas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Post Navigation