Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia participa de Semana Especial no Blog SciELO Perspectivas |Humanas

Kenio Costa de Lima, Editor da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia e professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Imagem: Periódico, 2020.

Conhecendo a Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

A Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia é uma publicação da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e teve seu início em 1998 sob a forma de textos sobre envelhecimento. Há 22 anos segue contribuindo no debate sobre o complexo processo de envelhecer, trazendo discussões não só clínicas, mas que proporcionam a melhoria da vida das pessoas idosas.

O periódico tem publicação contínua, no formato eletrônico com acesso aberto e aceita manuscritos em português, inglês e espanhol. O processo de avaliação é realizado por pareceristas ad hoc, reconhecidos em sua área do conhecimento, cujo papel é o de avaliar o mérito, o embasamento científico com o rigor e qualidade técnica dos artigos com potencial a serem publicados no periódico. Está classificado como Qualis A4 na nova classificação de periódicos da CAPES. O referido periódico está indexado em bases nacionais e internacionais. A Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia adota as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), do Committee on Publication Ethics (COPE) e Equator networks dispostos no manual de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica da SciELO.

Semana Especial no Blog SciELO Perspectiva | Humanas 

Durante a Semana Especial no Blog SciELO Perspectivas | Humanas, além de apresentar a Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, traz-se assuntos importantes relacionados à temática da Geriatria e Gerontologia, os quais vão desde a proposição e discussão de um novo modelo de cuidado às pessoas idosas a temas mais clínicos como a relação diabetes mellitus tipo 2 e a síndrome da fragilidade, os quais serão apresentados na forma de entrevistas, press releases, vídeos e dos próprios artigos e editoriais que são referenciados. Essa semana foi pensada para que os leitores da biblioteca virtual em saúde SciELO vislumbrem a diversidade de temas que são abordados no periódico em tela e que permeiam o cotidiano das pessoas idosas.

A primeira publicação é a entrevista do editor-chefe em “É possível ampliar a qualidade assistencial e reduzir os custos de saúde para os idosos brasileiros” acerca do modelo de cuidado contemporâneo e inovador voltado às pessoas idosas. Em seguida, apresenta-se uma provocação feita no editorial temático de políticas públicas, escrito pelo GT de envelhecimento da ABRASCO “O envelhecimento e as múltiplas faces das desigualdades no Brasil” tratando da situação das pessoas idosas diante da tamanha desigualdade que o novo coronavírus escancarou. Adentrando à semana, o press “Quais fatores influenciam na fragilidade do idoso diabético?” versa sobre a relação entre o diabetes mellitus tipo II e a síndrome da fragilidade.

Para compreender melhor o papel da Ciência e do que é publicado, traz-se a fala de um dos integrantes do nosso time em “Qual o papel da Ciência na atualidade?” acerca da Ciência e qual a sua utilidade, de importância indiscutível nos tempos atuais, onde os ataques ao cientificismo têm sido constantes. Seguindo nossa semana especial, damos voz a um pesquisador para trazer à discussão o tema “Pelo direito de envelhecer: racismo e população negra”, o qual aponta questões importantes relativas às dificuldades vivenciadas pelas pessoas negras e idosas. O press “Por que o engajamento cultural é tão importante na vida dos idosos?” evidencia a necessidade das pessoas idosas se manterem culturalmente ativas, resgatando sua identidade na sociedade.

Dando prosseguimento à semana, a entrevista com a coordenadora da frente nacional em defesa às ILPIs em “COVID-19 e instituições de longa permanência para idosos: a tempestade perfeita?” revela as vulnerabilidades das pessoas idosas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Além disso, o press “Políticas e iniciativas de cuidado a partir do protagonismo da pessoa idosa na Atenção Básica” vem trazer à tona o modo como as pessoas idosas são vistas nas políticas públicas e aponta para a necessidade do protagonismo dessas pessoas nas políticas feitas para elas, mas sem elas.

Por fim, o post de encerramento “As contribuições da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia e os avanços para o futuro” apontam as constantes iniciativas para garantir a qualidade da RBGG, pautado nas boas práticas das publicações científicas com vistas a um futuro consolidado de profissionalização, sustentabilidade e internacionalização.

Cabe ressaltar que a RBGG tem se dedicado às boas práticas da publicação científica, no sentido de garantir a qualidade ética, o profissionalismo, a sustentabilidade e a internalização, com vistas a trazer aos leitores o que há de mais qualificado na produção científica nacional e internacional acerca do envelhecimento. Acompanhem-nos!

Referências

CARVALHO, R. V. C. de. Run For The Science. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2020, vol. 23, no. 1, e200082, ISSN 1981-2256 [viewed 15 June 2020]. DOI: 10.1590/1981-22562020023.200082. Available from: http://ref.scielo.org/p45cn9

KALACHE, A. et al. Aging and inequalities: social protection policies for older adults resulting from the Covid-19 pandemic in Brazil. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2020, vol. 23, no.6, e200122, ISSN 1981-2256 [viewed 15 June 2020]. DOI: 10.1590/1981-22562020023.200122. Available from: http://ref.scielo.org/b3b4gt

LIMA FILHO, B.F., et al. Síndrome da Fragilidade em idosos com diabetes mellitus tipo 2 e fatores associados. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2020, vol. 23, no. 1, e190196, ISSN: 1981-2256 [viewed 5 June 2020].

VERAS, R. O modelo assistencial contemporâneo e inovador para os idosos. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2020, vol. 23, no. 1, e200061. ISSN: 1981-2256 [viewed 5 June 2020].

Links externos

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia – RBGG: www.scielo.br/rbgg

Facebook: https://www.facebook.com/RevistaBGG

Youtube: https://www.youtube.com/RBGG

Sobre o autor

Kenio Costa de Lima é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pós-doutor pela Agência de Saúde Pública de Barcelona (ASPB) e atua na área de Saúde Pública, discutindo, sobretudo, temas relativos à Epidemiologia, ao Envelhecimento, às doenças infecciosas. Sua principal linha de pesquisa é Envelhecimento e saúde.
E-mail: limke@uol.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5835673385014578

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

LIMA, K. C. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia participa de Semana Especial no Blog SciELO Perspectivas |Humanas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2020 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/06/22/revista-brasileira-de-geriatria-e-gerontologia-participa-de-semana-especial-no-blog-scielo-perspectivas-humanas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation