Educação e pandemia: que fazer agora e depois?

Candido Alberto Gomes, Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, Instituto de Estudos Superiores de Fafe, Fafe, Portugal

Educação e pandemia: que fazer agora e depois?” focaliza as desigualdades ampliadas da educação durante a COVID-19, segundo as teorias da reprodução. Por meio da resenha de pesquisas de 2020-21, aborda os principais desafios, como a diminuição do acesso, a perda de estudantes e o déficit de aprendizagem.

Frente a caminhos ainda desconhecidos, assinalam-se os principais problemas e conclui-se com a necessidade de uma cuidadosa preparação para a retomada das aulas presenciais, ao contrário do caráter improvisado e rápido da transição para a educação remota.

Em vez de planos burocráticos, é preciso trabalhar com a cooperação das forças vivas da comunidade em torno da escola, com atenção à saúde física e mental de todos os atores, identificando 1) o que falta recuperar em termos da formação de atitudes e aprendizagem, 2) trazer de volta estudantes afastados e aqueles que deixaram de ingressar. Ou seja, cumpre assegurar o acesso, a continuidade de estudos e o sucesso.

Pelas evidências, as tecnologias não conseguiram substituir a escola presencial, embora não devam ser abandonadas. Serão indispensáveis novos recursos para a educação, apesar dos cortes orçamentários promovidos. Seria ingênuo apenas tentar restabelecer o passado, sem considerar a crise em andamento.

A escola presencial se mostrou insubstituível, pelo clamor de crianças e jovens em favor da sua reabertura, mesmo que use tecnologias. Este é um dos itens de custos que levam à necessidade de aumento de recursos para a educação, apesar dos cortes executados.

Para ler o artigo, acesse

GOMES, C. A., et al. Education during and after the pandemics. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2021, vol.29, no.112, pp.574-594 [viewed 08 September 2021]. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903296. Available from: http://ref.scielo.org/94cd85

Links Externos

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação – ENSAIO: www.scielo.br/ensaio

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GOMES, C.A. Educação e pandemia: que fazer agora e depois? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/09/09/educacao-e-pandemia-que-fazer-agora-e-depois/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation