Almanack no Bicentenário – Tempos e espaços revolucionários na independência do Brasil com o Prof. Me. Rafael Fanni

Daiane de Souza Alves, Assistente de Comunicação da Revista Almanack, Doutoranda em História na UFOP, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Dando sequência à nossa programação sobre Almanack no Bicentenário, receberemos para um bate papo o pesquisador Rafael Fanni para falar sobre a experiência revolucionária da Independência no Brasil. A abordagem do tema da revolução na Independência do Brasil enseja uma variedade de questões de natureza política, econômica, social, cultural e historiográfica que extrapolam o acontecimento histórico em si. Seus efeitos foram estruturantes e duradouros e resultaram de uma ruptura expressiva nos domínios portugueses na América. O processo como um todo fez parte do dinâmico quadro de transformações ocorridas no mundo ocidental entre fins do século XVIII até meados do XIX que caracterizam o surgimento da modernidade. Por essa razão, a compreensão dos legados da Independência hoje depende, dentre outras coisas, dos sentidos de revolução para os homens e mulheres daquele tempo. Não percam, dia 21/09 às 17:00hs em nosso Instagram @revista.almanack.

Imagem: Daiane de Souza Alves.

Links externos

Siga a Revista Almanack nas redes sociais e fique por dentro das demais atividades do periódico.

Almanack – ALM: https://www.scielo.br/alm

Facebook: @RevistaAlmanack

Instagram: @revista.almanack

Twitter: @RevistaAlmanack

YouTube: @RevistaAlmanack

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

Almanack no Bicentenário – Tempos e espaços revolucionários na independência do Brasil com o Prof. Me. Rafael Fanni [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/09/17/almanack-no-bicentenario-tempos-e-espacos-revolucionarios-na-independencia-do-brasil-com-a-prof-me-rafael-fanni/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation