Questionamentos sobre a associação do voto em Bolsonaro com os resultados da pandemia no Brasil

Isabel Seelaender, mestranda no Depto. de Ciência Política da USP, São Paulo, SP, Brasil. 

Logo do periódico Brazilian Political Science ReviewA pandemia da Covid-19 assolou o país, tendo resultados devastadores. O Brasil foi palco, durante este período, de disputas acirradas entre o Governo Federal, os governos estaduais e municipais no que diz respeito aos esforços de mitigação da pandemia. No centro deste debate, os discursos, as políticas e a atuação do Presidente Jair Bolsonaro foram considerados como aspectos decisivos para que o Brasil alcançasse a segunda posição no ranking mundial de países com maior número de óbitos por Covid-19.

O artigo The Relationship between Ideology and COVID-19 Deaths: What We Know and What We Still Need to Know discute os desafios metodológicos de estudos voltados para a compreensão das maneiras pelas quais o apoio à Bolsonaro no eleitorado pode ter contribuído para os resultados observados durante os primeiros anos da pandemia da Covid-19 no país. Especificamente, o artigo questiona as conclusões que associam o número de mortes pela Covid-19 com o voto em Bolsonaro em 2018, apontando para a necessidade da exploração de estudos que não se baseiem em dados agregados ao nível municipal.

Uma fragilidade importante na maioria dos estudos que tem reportado correlação entre o voto em Bolsonaro e os desfechos da pandemia, refere-se à adoção de inferências ecológicas – inferências acerca de padrões observados no comportamento dos indivíduos, utilizando como base dados agregados. Publicado no Brazilian Political Science Review, o artigo coloca em xeque a utilização desta técnica para testar a hipótese de que o voto em Bolsonaro em 2018 tenha contribuído para o aumentou do risco de infecção e morte pela Covid-19 em 2020 e 2021.

Imagem: Unsplash.

O artigo também ressalta a fragilidade da mensuração de conceitos tais como o pressuposto de que o voto na eleição capta a ideologia do eleitor e a desconsideração das diferenças entre a votação no primeiro e segundo turnos nas eleições majoritárias. Somado a estes problemas, ressalta-se como os estudos devem estar preocupados com o viés de variáveis omitidas, causado, por exemplo, ao se negligenciar tendências regionais e geográficas. Assim também, destaca-se o papel definitivo das dinâmicas temporais nos estudos que procuram compreender fenômenos em momentos distintos. Finalmente, o artigo também apresenta evidência empírica que reforça conclusões no sentido contrário daquele apresentado por estudos diversos. Nesse sentido, por exemplo, demonstra-se que os índices de permanência em casa durante a pandemia permaneceram similares em localidades onde Bolsonaro obteve e onde não obteve maiorias eleitorais em 2018.

Em suma, o artigo realiza uma discussão rigorosa sobre a fragilidade de estudos baseados no voto agregado nos municípios em 2018 e enfatiza as limitações dos desenhos comumente adotados no que se refere à sua capacidade de explicar de que maneira a ideologia dos indivíduos em 2020 e 2021 pode estar associada aos desfechos agregados nas mesmas localidades após um período de meses.  Ao ressaltar os desafios metodológicos fundamentais, o artigo reforça perguntas importantes que merecem ser abordadas para que as inferências apresentadas sejam válidas e livres de viés em estudos voltados a entender como a ideologia pode contribuir para explicar os desfechos observados no caso brasileiro durante os primeiros anos da pandemia da COVID-19.

Para ler o artigo, acesse

BARBERIA, L. The Relationship between Ideology and COVID-19 Deaths: What We Know and What We Still Need to Know. Braz. political sci. rev. [online]. 2022, vol. 16, no. 3, e0002 [viewed 02 December 2022]. https://doi.org/10.1590/1981-3821202200030001. Available from: https://www.scielo.br/j/bpsr/a/LZrBWxfkNRFYDGBhD8Mxp3C/.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SEELAENDER, I. Questionamentos sobre a associação do voto em Bolsonaro com os resultados da pandemia no Brasil [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/12/02/questionamentos-sobre-a-associacao-do-voto-em-bolsonaro-com-os-resultados-da-pandemia-no-brasil/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation