Práticas de gerenciamento de mídias sociais trazem vantagens competitivas para o setor hoteleiro

Gilberto Perez, Editor-chefe da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.

Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.

Logo do periódico RAM Revista de Administração MackenzieApós o início da pandemia, o setor de turismo foi um dos que mais precisou lidar com efeitos negativos, tanto em razão das restrições de mobilidade, como pelas consequências econômicas que a pandemia trouxe para as finanças da população de forma geral. Como o turismo, geralmente, é considerado um tipo de serviço com baixo grau de essencialidade, ou até mesmo como supérfluo, acaba não sendo prioridade em momentos de crise.

Nesse sentido, é necessário que as empresas de alguma forma vinculadas ao setor busquem por formas de se reinventar em meio a um cenário de recuperação da economia mundial no período pós-pandemia, para incrementar sua demanda e a tecnologia parece ser um forte aliado enquanto ferramenta para auxiliar nessa recuperação. A RAM – Revista de Administração Mackenzie publicou em sua edição 24.2 (março/abril) um estudo que trata sobre os efeitos da inserção de mídias sociais em hotéis.

O artigo de Pereira e Freitas (2023) Influência das práticas de gerenciamento de mídias sociais no desempenho de hotéis tem como objetivo examinar a influência das práticas de gerenciamento de mídias sociais no desempenho dos hotéis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com ferramentas quantitativas, analisando dados entre janeiro e março de 2018 provenientes de entrevistas realizadas com gestores de uma amostra de 67 hotéis. Foi considerada a escala desenvolvida por Pereira e Freitas (2018) para a avaliação das práticas de mídias sociais.

Imagem vetorial. Uma figura humana totalmente branca e sem detalhes está do lado de uma campainha de mesa gigante. A figura está com o braço levantado para tocar a campainha. Fundo branco sólido.

Imagem: Peggy Marco.

A partir dos resultados do estudo, podem ser consideradas duas categorias para análise de mídias sociais no setor hoteleiro: 1) a dimensão de práticas de monitoramento e de resposta aos comentários; e 2) a dimensão de práticas de responsividade e disseminação de informações. A primeira dimensão visa gerir a reputação e a promoção dos hotéis. Já a segunda dimensão busca estratégias para os hotéis através de uma conexão entre o lado gerencial e o operacional.

Ambas categorias trazem um efeito positivo ao desempenho do setor de hotéis, quando consideradas as medidas por meio de avaliações on-line e as receitas do Revenue per Available Room (RevPAR), que é a receita por quarto disponível nos hotéis. Dessa forma, é possível entender que o gerenciamento de mídias sociais acarreta vantagens competitivas aos hotéis, além de estimular o estudo de práticas semelhantes como forma de auxiliar o desenvolvimento do setor e as formas de lidar com crises em cenários futuros.

Referências

PEREIRA, N.S. and FREITAS, A.A.F. A importância das práticas de gerenciamento de mídias sociais nos meios de hospedagem. In: XLII Encontro da ANPAD. Curitiba: Anais do ENANPAD, 2018.

Para ler o artigo, acesse

PEREIRA, N.S. and FREITAS, A.A.F. Influência das práticas de gerenciamento de mídias sociais no desempenho de hotéis. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2023, vol. 24, no. 2, eRAMR230155 [viewed 19 May 2023]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMR230155.en. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/b5ZpTqkfzDFWNCzwkjtgcJg/

Links externos

RAM. Revista de Administração Mackenzie – RAM: www.scielo.br/ram/

RAM. Revista de Administração Mackenzie – site: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM

Universidade Presbiteriana Mackenzie – Facebook: https://www.facebook.com/mackenzie1870/

Corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie: https://www.mackenzie.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado/sao-paulo-higienopolis/administracao-de-empresas/corpo-docente/

Gilberto Perez – ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Gilberto_Perez4/publications

Gilberto Perez – LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/gilberto-perez-15553023

Vitória Silva – ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Vitoria_Silva10

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PEREZ, G. and SILVA, V.B.S. Práticas de gerenciamento de mídias sociais trazem vantagens competitivas para o setor hoteleiro [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/05/19/praticas-de-gerenciamento-de-midias-sociais-trazem-vantagens-competitivas-para-o-setor-hoteleiro/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation