Estrutura familiar tem impacto ambíguo no desempenho de empresas

Gilberto Perez, Editor-chefe da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.

Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.

Logo do periódico RAM Revista de Administração MackenzieA gestão de qualquer negócio pressupõe desafios, tanto no que tange os fatores relacionados ao cenário econômico e de desenvolvimento de um mercado, como ao se considerar as características do funcionamento interno de cada empresa. Nesse sentido, grande parte das empresas no Brasil e no mundo são consideradas familiares em algum grau, sendo impactadas pela configuração da estrutura familiar responsável.

A Revista de Administração Mackenzie – RAM publicou em sua última edição (24.3) um estudo que avalia especificamente a influência da estrutura familiar no desempenho de empresas consideradas familiares.

Ilustração vetorial. Oito formas geométricas e coloridas ao redor de um círculo laranja. Cada forma serve de base para uma figura humana diferente.

Imagem: Harish Sharma.

O artigo de Valcanover e Sonza (2023), “Negócios familiares”: a estrutura familiar afeta o desempenho de companhias listadas?, tem como objetivo avaliar a relação entre a estrutura familiar e o desempenho de empresas listadas no Brasil, entre 2010 e 2017, trazendo como ponto de originalidade a busca por explorar variáveis que geralmente não são consideradas em análises de empresas familiares, tais como a participação de fundadores e seus descendentes como acionistas, membros do conselho ou CEOs. Os autores explicam que não foi identificado estudo anterior no Brasil que já houvesse considerado separadamente o impacto dos fundadores e de seus descendentes de forma a proporcionar uma visão mais ampla a respeito do tema.

Como método, a pesquisa utiliza os dados relativos aos acionistas, membros do conselho, vínculos familiares, entre outros, com a análise quantitativa feita por meio de dados em painel não balanceado combinado ao Método dos Momentos Generalizados, proposto por Blundell and Bond (1998).

Os resultados indicam que a atuação dos fundadores e de seus descendentes no desempenho das empresas proporcionam tanto efeitos positivos como negativos. Na avaliação, a participação dos fundadores no conselho de administração trouxe impactos negativos ao desempenho, o que pode ser resultado da obtenção de algum tipo de benefício privado ou da atuação em favor da família que controla a empresa, de forma a prejudicar os resultados da empresa em si ou de outras partes interessadas. Já a propriedade familiar trouxe efeitos positivos no sentido de indicar que as famílias cuidam das empresas, sendo uma forma de estrutura organizacional eficaz.

Referências

BLUNDELL, R. and BOND, S. Initial conditions and moment restrictions in dynamic panel data models. Journal of Econometrics [online]. 1998, vol. 87, no. 1, pp. 115-143 [viewed 26 May 2023]. https://doi.org/10.1016/S0304-4076(98)00009-8. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0304407698000098

Para ler o artigo, acesse

VALCANOVER, V.M., and SONZA, I.B. “Negócios familiares”: A estrutura familiar afeta o desempenho de companhias listadas? RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2023, vol. 24, no. 3, eRAMD230028 [viewed 26 May 2023]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMF230028.en. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/T78LXLdygYGhvJScRXwBSmQ/

Links externos

RAM. Revista de Administração Mackenzie – RAM: www.scielo.br/ram/

RAM. Revista de Administração Mackenzie – site: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM

Universidade Presbiteriana Mackenzie – Facebook: https://www.facebook.com/mackenzie1870/

Corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie: https://www.mackenzie.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado/sao-paulo-higienopolis/administracao-de-empresas/corpo-docente/

Gilberto Perez – ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Gilberto_Perez4/publications

Gilberto Perez – LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/gilberto-perez-15553023

Vitória Silva – ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Vitoria_Silva10

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PEREZ, G. and SILVA, V.B.S. Estrutura familiar tem impacto ambíguo no desempenho de empresas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/05/26/estrutura-familiar-tem-impacto-ambiguo-no-desempenho-de-empresas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation