Trans/Form/Ação adere oficialmente aos preprints como modalidade de submissão

Marcos Antonio Alves, Docente do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), Marília, SP – Brasil.

Logo do periódico Transformação

A Trans/Form/Ação aderiu oficialmente à modalidade de submissões para preprints, em consonância com os princípios da Ciência Aberta. Este é um modelo piloto destinado a avaliar a aceitabilidade e recepção dessa forma de publicação nas áreas de filosofia e humanidades. Embora o periódico já tenha publicado um conjunto de preprints anteriormente, esta é a primeira vez que os usuários em geral podem submeter seus trabalhos nessa modalidade.

Um preprint é um manuscrito acadêmico ainda não revisado por pares, geralmente publicado através de plataformas de acesso aberto. Costuma tratar-se da versão final de uma pesquisa ainda não publicada oficialmente ou submetida a algum periódico para avaliação por pares.

Uma das suas principais vantagens é a velocidade de publicação, quando comparada ao tempo médio entre a submissão e a publicação. Além disso, os preprints possibilitam o diálogo entre pares, através de comentários, o que favorece o debate científico e aprimora o texto antes de ser submetido a um periódico, aumentando a chance de sua aprovação.

Ilustração digital de uma mesa redonda com oito figuras sentadas ao seu redor com notebooks, cadernos, papéis, e celulares.

Imagem: dking.

No caso da Trans/Form/Ação, os textos podem ser enviados por pesquisadores com doutorado e por doutorandos já aprovados em exame de qualificação. Apesar de não passarem por avaliação por pares, os manuscritos devem respeitar as normas de submissão do periódico. Aqueles que forem aprovados serão publicados com DOI na página da Trans/Form/Ação e no SciELO Preprints.

A atribuição do DOI garante um registro permanente do texto publicado. Com isso, ressalvamos os direitos autorais, principalmente no tocante à originalidade do conteúdo socializado. Ademais, permite que o preprint seja citado por outros pesquisadores e conectado posteriormente ao artigo publicado em algum periódico.

Devido à sua natureza, um preprint não deve ser entendido ou confundido com um artigo acadêmico, no sentido estrito do termo. Embora possa ser comentado, posto à prova, examinado criticamente pela comunidade científica e civil, é a avaliação por pares que assegura o rigor avaliativo e justifica sua consideração como publicação científica quando aprovada para tanto.

Dada essa diferença, geralmente o autor de um preprint tem a intenção de submeter o texto para avaliação por pares em algum periódico. Por isso, sugerimos averiguar se o periódico em vista aceita manuscritos previamente publicados como preprints. Ademais, uma vez publicados, os textos não podem ser retirados de publicação. É possível, no entanto, o envio de novas versões, de acordo com o aprimoramento do texto resultante das reflexões oriundas dos comentários produzidos ou do próprio autor.

Para serem aprovadas, as submissões devem atender aos seguintes critérios:

  1. Passar pelos testes de verificação de similaridade, conforme verificador iThenticate.
  2. Todos os autores devem possuir pelo menos aprovação em exame de qualificação em nível de Doutorado.
  3. Após o título, o manuscrito precisa conter a referência a todos os autores, com as seguintes informações em nota de rodapé: instituição, nome, cidade, país, ORCID e e-mail.
  4. O manuscrito deve apresentar entre quatro e oito mil palavras (aproximadamente entre 10 e 21 laudas) e três a cinco palavras-chave.
  5. O manuscrito deve seguir criteriosamente o Modelo Padrão do periódico.

As submissões possuem fluxo contínuo e podem ser feitas através do sistema da Trans/Form/Ação. No momento do envio do arquivo, deve-se escolher a seção preprint.

Links externos

Trans/Form/Ação – TRANS: https://www.scielo.br/trans/

Revista Trans/Form/Ação – Instagram | Facebook | Academia.edu

“trans/form/ação” – Buscar | SciELO Preprints: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/search/search? csrfToken=986c0f39ef5feee2e36f0e8394c756e6&query= trans%2Fform%2Fa%C3%A7%C3%A3o

Edições anteriores | Trans/Form/Ação: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/issue/archive

Modelo padrão para submissão de textos para a Trans/Form/Ação: Revista de Filosofia da Unesp: https://drive.google.com/file/d/1p5sB9TB1Dj7oiQ6X_iGaaaQfmmYvOSiz/view?usp=sharing

Normas para submissão e avaliação | Trans/Form/Ação: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/Normas

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ALVES, M.A. Trans/Form/Ação adere oficialmente aos preprints como modalidade de submissão [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/07/10/trans-form-acao-adere-oficialmente-aos-preprints-como-modalidade-de-submissao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation