Valério Hillesheim, Professor Titular, Departamento de Educação, Colegiado de Filosofia, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Salvador, BA, Brasil
O Comentário à “A lógica e os fatos em Wittgenstein”, publicado na Trans/Form/Ação (vol. 47, no. 3, 2024), discute o artigo A lógica e os fatos em Wittgenstein de Wagner Teles Oliveira, que também foi divulgado em press release: Wittgenstein’s view on logic and facts in relation to certainty and the philosophy of psychology, destacando o tema “a lógica e os fatos” como um dos assuntos essenciais da filosofia tardia de Wittgenstein, filósofo austríaco do século XX.
O período final do pensamento desse autor tem uma preocupação filosófico-metodológica centrada na análise terapêutica dos usos dos conceitos, em jogos de linguagem, engastados em formas de vida. O objetivo desta análise filosófica de Wittgenstein é apresentar as razões que levam às confusões conceituais que são causas dos mal-entendidos, da petrificação e do adoecimento do pensamento.
O esclarecimento apresentado visa dissipar as confusões. No que concerne à relação entre a lógica e os fatos, a terapia filosófica deve incidir sobre a pretensão de uma lógica pura e cristalina que daria conta, universalmente, da articulação dos limites do possível.
A recusa a tal pretensão não renuncia, no entanto, a uma análise gramatical do arcabouço do possível, em uma dimensão regionalizada e contextualizada. É a passagem do estabelecimento de limites lógicos universais, segundo um modelo e método únicos, para uma gramática filosófica com diferentes métodos, sobretudo os de fazer exaustivas descrições e exemplificações. Com essa nova abordagem filosófica, mostra que a necessidade é instituída pela prática e não por uma lógica pura e a priori.
Os temas da filosofia da psicologia e da certeza são tematizados sob essa perspectiva. Com isso, a vagueza conceitual, a fluidez dos limites e a interconexão conceitual são cotejadas com o quadro de referências herdado e a imagem de mundo sob os quais os nossos juízos e formas de julgar são instituídos.
Na obra “Da certeza” lemos: “[a] verdade de certas proposições empíricas pertence ao nosso quadro de referências” (Wittgenstein, 2000, § 83, p. 35). O artigo de Oliveira (2024), objeto deste comentário, está em consonância com este aforismo, pois o essencial de sua análise pode ser simbolizado com esta passagem: “[a] fluidez dos limites é sobretudo resultado do entrecruzamento entre as categorias e o quanto elas se manifestam vagas em algumas situações (Wittgenstein, 2007b, § 319)”, conforme Oliveira (2024, p. 7).
Destarte, a certeza e os conceitos psicológicos são analisados a partir da forma regrada com que o sujeito interage, em suas diversas práticas, onde tais conceitos são instituídos, em contextos específicos, articulados com formas de vida, base desses jogos. Desta forma, “Quando os jogos de linguagem mudam, há uma modificação nos conceitos e, com as mudanças nos conceitos, os significados das palavras mudam também” (Wittgenstein, 2000, § 65, p. 31).
Para ler o comentário, acesse
HILLESHEIM, Valério. Comentário a “A lógica e os fatos em Wittgenstein”. Trans/Form/Ação [online]. 2024, vol. 47, e02400237 [viewed 19 November 2024]. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n3.e02400237. Available from: https://www.scielo.br/j/trans/a/XxhXGWRsfFWnr6mdCHRPXKP/
Referências
HILLESHEIM, V. Linguagem, Conhecimento e Formas de Vida em Wittgenstein. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2022.
MORENO, A. (org.). Wittgenstein: como ler o álbum. Campinas: UNICAMP, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, 2009.
OLIVEIRA, W.T. A lógica e os fatos em Wittgenstein. Trans/form/ação [online]. 2024, vol. l 47, no. 3, e02400218 [viewed 19 November 2024]. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n3.e02400218. Available from: https://www.scielo.br/j/trans/a/HjbLSMhgn36zQLHdfCCKbFF/
OLIVEIRA, W.T. Wittgenstein’s view on logic and facts in relation to certainty and the philosophy of psychology [online]. SciELO in Perspective: Humanities, 2024 [viewed 19 November 2024]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/en/2024/11/19/wittgensteins-view-on-logic-and-facts-in-relation-to-certainty-and-the-philosophy-of-psychology/
SALLES, J. C. Gatos, peixes e elefantes: a gramática dos acordos profundos. 1ª ed. – São Paulo: Aretê, 2024.
WITTGENSTEIN, L. Da Certeza. Lisboa: Edições 70, 2000. Tradução de Maria Elisa Costa.
WITTGENSTEIN, L. Observações sobre a filosofia da psicologia. Vol. I e II. Aparecida, São Paulo: Ideias e Letras, 2008. Tradução de Ricardo H. P. Machado.
Links externos
Revista Trans/Form/Ação: Instagram | Facebook | Academia.edu
Grupo de estudos e pesquisa “Empirismo, Fenomenologia e Gramática”
Wittgenstein’s Nachlass – The Wittgenstein Archives at the University of Bergen (WAB)
Sobre Valério Hillesheim
É doutor em ensino, filosofia e história das ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/UEFS), mestre em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), além de professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador – BA.
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários