Denise Carreira, professora, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEU/SP), São Paulo, SP, Brasil.
Maria Clara Di Pierro, Professora Doutora Aposentada Senior, Departamento de Economia da Educação e Administração Escolar (EDA), Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), São Paulo, SP, Brasil
O potencial da educação de jovens e adultos (EJA) no combate às fake news, na disseminação de orientações sanitárias adequadas, no fortalecimento de redes de solidariedade e na formação da população para uma cidadania democrática não foi mobilizado pelas políticas públicas brasileiras na mitigação dos efeitos da pandemia.
Pelo contrário, no contexto da onda negacionista, promovida ostensivamente pelo governo Bolsonaro (2019-2022), a crise sanitária acirrou o movimento em curso de desmonte e invisibilização das políticas da EJA no país, bem como a desarticulação das três esferas de governo na oferta da modalidade.
Esses são alguns dos resultados apresentados no artigo Impactos da covid-19 na educação de jovens e adultos: Uma revisão de literatura (vol. 55, 2025), publicado pelo periódico Cadernos de Pesquisa, de autoria de Denise Carreira e Maria Clara Di Pierro, docentes da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP).
Elaborado com base em revisão sistemática de literatura (Vosgerau and Romanowski, 2014), do período 2020-2023, sobre os impactos da covid-19 na educação básica de pessoas jovens e adultas no Brasil, com atenção especial aos obstáculos à fruição do direito humano à EJA e às respostas geradas pelas políticas educacionais à modalidade, o ensaio destaca que, apesar dos grandes esforços e da criatividade mobilizados por educadoras e educadores da EJA em diferentes localidades do país, a adoção do ensino remoto emergencial sem os suportes requeridos aprofundou as desigualdades socioeducacionais preexistentes.
O levantamento bibliográfico privilegiou artigos de revistas indexadas na base brasileira Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e foi ampliado por meio de busca no Portal de Periódicos da Capes. Também foram consideradas as teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação, registradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
A discussão se beneficiou também de bibliografias sobre os impactos da pandemia na educação e de documentos internacionais publicados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e por redes latino-americanas de sociedade civil, relativos ao campo da educação e aprendizagem de adultos (HERNÁNDEZ, GÁLVEZ and ORTEGA. 2021; ARAGÃO, et al. 2022; CABREBA, 2022).
O artigo se vincula ao eixo EJA e Pandemia da pesquisa internacional “Implementação de políticas educacionais e desigualdades frente a contextos de pandemia pelo covid-19”, financiada por meio de edital público da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Realizada no Chile, França e no Brasil, a investigação visa a elaborar recomendações para o campo das políticas educacionais, considerando a possibilidade de novas pandemias no contexto de aceleração de mudanças climáticas, conforme alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Tendo como base o reconhecimento das especificidades de seus sujeitos diversos, a análise das autoras indica a urgência de que as políticas públicas da EJA sejam fortalecidas com: financiamento adequado, planejamento coordenado, formação continuada de educadores, articulação interfederativa, ação territorializada e intersetorial, normativas educacionais voltadas à modalidade, bolsas de permanência aos educandos, democratização do acesso às tecnologias da comunicação e informação (aparatos, pacotes de dados, conexão de banda larga e letramento digital) e participação social.
O trabalho destaca que a EJA deve ser abordada como parte das estratégias de enfrentamento das profundas desigualdades raciais, de gênero e sociais do país, acirradas pela pandemia de covid-19, e de prevenção e mitigação dos efeitos de possíveis novas pandemias.
Para ler o artigo, acesse
CARREIRA, D. and PIERRO, M.C. Impactos da covid-19 na educação de jovens e adultos: Uma revisão de literatura. Cadernos de Pesquisa [online]. 2025, vol. 55, e11093, ISSN: 1980-5314 [viewed 24 July 2025]. https://doi.org/10.1590/1980531411093. Available from: https://www.scielo.br/j/cp/a/RHTyvBQRjgNyHGqktHrwNzP/
Referências
ARAGÃO, H.T., et al. Impactos da Covid-19 à luz dos marcadores sociais de diferença: raça, gênero e classe social. Saúde em Debate [online]. 2022, vol. 46, spe. 1, pp. 338-347 [viewed 24 July 2025]. https://doi.org/10.1590/0103-11042022E123. Available from: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/n5MWHpXTT6mSqZCLKsmLJqC/
CABREBA, F., et al. Las agendas internacionales y la debilidad del compromiso con la EPJA: El caso de Guatemala In: COLLADO, V.A. and CATELLI JR, R. (ed.) La educación de personas jóvenes y adultas como estrategia para enfrentar las desigualdades en América Latina: De las políticas a las prácticas. Nueva Mirada, 2022
La situación de la educación con personas jóvenes y adultas en América Latina y el Caribe en contexto de pandemia: Panorama descriptivo analítico [online]. Epja. 2021 [viewed 24 July 2025]. Available from: https://redclade.org/wp-content/uploads/epja_completo_FINAL_baixa.pdf
VOSGERAU, D.S.R. and ROMANOWSKI, J.P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional [online]. 2014, vol. 14, no. 41, pp. 165-189 [viewed 24 July 2025]. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08. Available from: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/2317
Links Externos
Cadernos de Pesquisa – Página Institucional
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários