Sugestão de um novo conceito triádico de políticas editoriais

Matheus Ganiko-Dutra, Professor Adjunto do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, PR, Brasil

Kevin Luiz Lopes-Delphino, Mestrando do Programa de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil

Caio Augusto Martins Furtado, Mestrando em Letras, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, SP, Brasil

Logo da Educação em Revista

A pesquisa Políticas editoriais: uma investigação de periódicos da área da educação por meio de análise documental, recém-publicada no periódico Educação em Revista (vol. 41, 2025), aborda as Políticas Editoriais (PE) em periódicos da área da Educação, um tema crucial para a identidade, qualidade e credibilidade na comunicação científica. O estudo, que analisou dados de websites de cinco periódicos, identificou uma grande variação na apresentação de suas informações.

Diante desse cenário, os pesquisadores propuseram uma definição para o termo “Políticas Editoriais”, buscando contribuir para a regulamentação e aprimoramento da publicação científica.

Realizada por Matheus Ganiko-Dutra (UENP), Kevin Luiz Lopes-Delphino (USP) e Caio Augusto Martins Furtado (Unesp), a pesquisa foi construída sob o paradigma interpretativo e abordagem qualitativa, com análise documental e temática dos sites dos periódicos, com apoio da Editora Ibero-Americana de Educação.

Diagrama do conceito triádico de política editorial, indicando as dimensões normativa, técnica e política

Imagem: Os autores

A motivação central foi a percepção de que, apesar da importância das Políticas Editoriais para o trabalho editorial, não havia um conceito específico, operacional e consensual para o termo. Pesquisas anteriores, embora importantes, frequentemente abordavam as PE de forma secundária ou com focos muito particulares.

A análise indicou que, embora elementos como foco, escopo e periodicidade sejam comumente divulgados pelos periódicos, há uma variação significativa e uma falta de consenso na forma como as informações são disponibilizadas e detalhadas nos websites dos periódicos. A sugestão do conceito triádico de políticas editoriais, fundamentado nas dimensões normativa (regras), técnica (operacionalização) e política (posicionamento do periódico), surge na tentativa de uniformizar a disposição desse conjunto de informações. Em termos práticos, essa definição integrada pode otimizar a gestão editorial, auxiliar na tomada de decisões e fortalecer a credibilidade dos periódicos, ajudando inclusive, a diferenciar práticas éticas de práticas predatórias.

A pesquisa salienta que a clareza e a transparência nas políticas editoriais são fundamentais para a reputação de um periódico e para o acompanhamento recíproco entre autores, leitores, editores e avaliadores. Diante dos desafios atuais, como o avanço da Inteligência Artificial e as discussões sobre Ciência Aberta, a profissionalização e o aprimoramento técnico dos editores podem ser cruciais para a sistematização do processo editorial e para garantir a qualidade e a integridade acadêmica. Em linhas gerais, o estudo contribui para a área da gestão de periódicos e sugere que futuras investigações validem o conceito proposto em uma amostra mais ampla e em outras áreas do conhecimento.

Para ler o artigo, acesse

DUTRA, M.G., LOPES-DELPHINO, K.L. and FURTADO, C.A.M. Políticas editoriais: uma investigação de periódicos da área da educação por meio de análise documental. Educação em Revista [online]. 2025, vol. 41, e53888 [viewed 25 July 2025]. https://doi.org/10.1590/0102-469853888. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/rmNS8gCsXpf3KGvkxppvRFq

Links Externos

Educação em Revista – EDUR

Educação em Revista: Site | Instagram | X | LinkedIn

 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

DUTRA, M.G., LOPES-DELPHINO, K.L. and FURTADO, C.A.M. Sugestão de um novo conceito triádico de políticas editoriais [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2025 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2025/07/25/sugestao-de-um-novo-conceito-triadico-de-politicas-editoriais/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation