História, Ciências, Saúde – Manguinhos: a trajetória de um periódico interdisciplinar na Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas

Roberta Cardoso Cerqueira, editora executiva de História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

capa-22-1-final-745x1024

2016, v. 23, n.4

A primeira edição do periódico História, Ciências, Saúde – Manguinhos foi lançada em 1994 pela Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz. Esta unidade dedica-se a atividades de pesquisa, documentação, ensino, patrimônio arquitetônico e divulgação científica no campo da história das ciências e da saúde.

O periódico teve início com periodicidade quadrimestral, entrou para a coleção SciELO em 2000 e, em 2006, passou a ser editada trimestralmente, com um suplemento e dossiês temáticos a cada ano, tendo circulado de forma ininterrupta todo esse tempo. Os 23 volumes podem ser consultados no SciELO, onde são encontrados artigos inéditos que versam sobre a história da medicina, da saúde pública e das ciências da vida, mas também trabalhos que abordam as ciências biomédicas, educação e saúde coletiva a partir dos referenciais das ciências humanas e sociais. A história é a base de sua identidade em meio a tantas interfaces. Bem avaliada pelo Qualis Periódicos, História, Ciências, Saúde – Manguinhos é A1 nas áreas de história, interdisciplinar, educação e sociologia.

A partir de 2006 o periódico começou a verter alguns de seus textos do português e do espanhol para o inglês, com o propósito de aumentar o alcance dos artigos que publica. Até dezembro de 2016, teremos 181 textos disponíveis em inglês na edição digital (www.scielo.br/hcsm).

Nos últimos anos o periódico tem apresentado mudanças significativas: novos editores, investimento na ampliação do número de traduções, parcerias com editores de instituições estrangeiras com o intuito de discutirmos o cenário do periodismo científico, além do ingresso no universo das redes sociais com blog em versão nacional e internacional e perfis no Facebook e Twitter. Essas ações são parte estratégica da política editorial do periódico para intensificar seu processo de internacionalização.

Nesta semana especial do SciELO selecionamos alguns dos artigos que comporão o último número corrente do volume de 2016. Boa parte dos textos tratam da história da saúde mental e, além dos trabalhos inéditos, destacamos o artigo mais visitado de HCSM no portal SciELO cujo tema aborda a “Reforma Psiquiátrica no Brasil”.

Abrimos a semana com ‘Un enigma llamado Agostino Gemelli: catolicismo, fascismo y psicoanálisis en la Italia de entreguerras’ do autor Mauro Pasqualini. Convidamos a pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Ana Teresa Venancio para comentar o texto que examina o papel importante do padre franciscano na articulação entre o catolicismo, a psicologia e o fascismo na Itália do entreguerras.

O artigo seguinte ‘Relações entre ginástica e saúde no Rio de Janeiro do século XIX: reflexões a partir do caso do Colégio Abílio, 1872-1888’ de Victor Andrade de Melo e Fabio de Faria Peres aborda como os jornais da época e a obra literária O Ateneu, de Raul Pompéia, retratam a ginástica no Rio nas últimas décadas do Império; os autores deram entrevista em que contam um pouco mais sobre o trabalho e fazem breve análise dos dias de hoje quanto à proposta de não obrigatoriedade da disciplina de Educação Física nas escolas.

Em ‘La evaluación del desarrollo psicológico en los dispensarios de lactantes de Buenos Aires: medicina y psicología en la Argentina, 1935-1942’ a pesquisadora do Conicet Ana Briolotti analisa as relações estabelecidas entre a psicologia e a medicina infantil na Argentina.

O artigo ‘As investigações dos fenômenos psíquicos/espirituais no século XIX: sonambulismo e espiritualismo, 1811-1860’, de Marcelo Gulão Pimentel, Klaus Chaves Alberto e Alexander Moreira-Almeida discute as principais explicações oferecidas pelos pesquisadores da época a respeito dos fenômenos psíquicos/espirituais.

Na sequência em ‘Psicose e esquizofrenia: efeitos das mudanças nas classificações psiquiátricas sobre a abordagem clínica e teórica das doenças mentais’ de Fernando Tenório analisa as mudanças na classificação e entendimento das doenças mentais ocorridos desde a publicação da terceira revisão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, em 1980; Tenório conversou conosco na redação de HCSM e você poderá assistir ao vídeo desta conversa ao longo da semana.

No texto ‘O mentecapto de Itaguaí, história, loucura e saber psiquiátrico: diálogos historiográficos em torno de “O alienista” de Machado de Assis, o autor José Roberto Franco Reis discorre sobre como esse romance transformou-se em testemunho histórico e crítico dos momentos iniciais de implantação da medicina mental no Brasil e dos hospícios.

Encerramos a semana com o artigo de Daniele Corrêa Ribeiro ‘Ciência, caridade e redes de sociabilidade: o Hospício de Pedro II em outras perspectivas’ que discute novas possibilidades de análise da história da psiquiatria no Brasil a partir do estudo de documentos do hospício entre 1883 e 1889.

Manter a qualidade das edições de História, Ciências, Saúde – Manguinhos é tarefa engenhosa, requer estar em constante atualização com as premissas do universo da publicação científica. É o que temos buscado cumprir ao longo destes quase 25 anos de edições.

Ficamos na torcida para que gostem das postagens, que curtam e compartilhem em suas redes, acessem os artigos e nos deem o prazer de nos acompanhar ao longo desta semana. E se quiserem saber mais sobre outros artigos que publicamos sigam as postagens de HCSM no Twitter @revistahcsm e no Facebook (www.facebook.com/revistahcsm).

Boa semana de leitura!

Confira no vídeo um pouco mais da história de HCSM e sua política editorial com os editores científicos André Felipe Cândido da Silva e Marcos Cueto.

Para ler os artigos, acesse

PASQUALINI, M. Un enigma llamado Agostino Gemelli: catolicismo, fascismo y psicoanálisis en la Italia de entreguerras. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. In press. [viewed 19th October 2016]. ISSN 0104-5970. DOI: 10.1590/S0104-59702016005000005. Available from: http://ref.scielo.org/9tpmyy

BRIOLOTTI, A. La evaluación del desarrollo psicológico en los dispensarios de lactantes de Buenos Aires: medicina y psicología en la Argentina, 1935-1942. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. In press. [viewed 19th October 2016]. ISSN 0104-5970. DOI: 10.1590/S0104-59702016005000022. Available from: http://ref.scielo.org/53dsc9

PIMENTEL, M. G., ALBERTO, K. C. and MOREIRA-ALMEIDA, A. As investigações dos fenômenos psíquicos/espirituais no século XIX: sonambulismo e espiritualismo, 1811-1860. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. In press. [viewed 19th October 2016]. ISSN 0104-5970. DOI: 10.1590/S0104-59702016005000010. Available from: http://ref.scielo.org/bsyvjb

TENORIO, F. Psychosis and schizophrenia: effects of changes in psychiatric classifications on clinical and theoretical approaches to mental illness. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. In press. [viewed 20th October 2016]. ISSN 0104-5970. DOI: 10.1590/S0104-59702016005000018. Available from: http://ref.scielo.org/d5rcd9

RIBEIRO, D. C. Ciência, caridade e redes de sociabilidade: o Hospício de Pedro II em outras perspectivas. Hist. cienc. saude-Manguinhos [online]. In press.  [viewed 19th October 2016]. ISSN 0104-5970. DOI: 10.1590/S0104-59702016005000023. Available from: http://ref.scielo.org/3bbqh9

Link externo

História, Ciências, Saúde – Manguinhos – HCSM: www.scielo/hcsm

Sobre André Felipe Cândido da Silva

Felipe_Andre

André Felipe Cândido da Silva

André Felipe Cândido da Silva é pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, editor de História, Ciências Saúde- Manguinhos e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da mesma instituição. Atua nas áreas de história da medicina e das ciências naturais, com foco no estudo de trajetórias intelectuais, história das doenças tropicais e relações científicas Brasil-Alemanha.

Sobre Marcos Cueto

Cueto_Marcos

Marcos Cueto

Marcos Cueto obteve o Mestrado em História pela Columbia University de Nova York (1983). Em 1988, doutorou-se em História pela mesma universidade. Foi professor visitante nas universidades de Stanford, Princeton, Columbia, e Nova York. É autor e co-editor de livros e artigos sobre a história do Peru no século XX, história da saúde na América Latina e história da saúde internacional com foco no século XX. Em parceria com Steven Palmer escreveu ‘Medicine and Public Health in Latin America A History’ (2015) que recebeu prêmio de melhor livro da Latin American Studies Association (Lasa) na seção de Saúde, Ciência e Tecnologia. É pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz e editor de História, Ciências, Saúde – Manguinhos.

Roberta Cardoso Cerqueira

Cerqueira_Roberta

Roberta Cardoso Cerqueira

Roberta Cardoso Cerqueira é formada em história pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), é editora convidada do Portal de Periódicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e é editora executiva de História, Ciências, Saúde – Manguinhos, publicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC), unidade da Fiocruz. E-mail: cardosoc@fiocruz.br

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CERQUEIRA, R. C História, Ciências, Saúde – Manguinhos: a trajetória de um periódico interdisciplinar na Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/10/24/historia-ciencias-saude-manguinhos-a-trajetoria-de-um-periodico-interdisciplinar-na-semana-especial-do-blog-scielo-em-perspectiva-humanas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation