André Luiz de Souza Celarino, Professor de Geografia, Instituto Federal do Paraná – Campus Quedas do Iguaçu-PR, Quedas do Iguaçu-PR, Brasil.
O avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) é notável em vários setores da sociedade, inclusive na educação. Nesse contexto, um dos recursos que tem sido amplamente popularizado, em seus diversos formatos de produção, é o podcast, impulsionado, sobretudo, por melhorias no acesso à internet móvel.
Assim, para entender melhor a disseminação dessa ferramenta nas publicações científicas, fizemos pesquisas no portal de periódicos da CAPES com os termos Podcast+Educação, Podcast+Ensino e Podcast+Extensão entre os anos de 2009 e 2020. Os resultados da pesquisa foram publicados no artigo do periódico Educação em Revista intitulado O uso de podcasts como instrumento didático na educação: abordagens nos periódicos nacionais entre 2009 e 2020.
Esse estudo nos permitiu identificar um aumento significativo na utilização de podcasts em ambientes educacionais a partir do ano de 2013. Entre os autores, predominaram aqueles oriundos da área de educação, letras, ciências biológicas e estudos da linguagem. No que diz respeito às instituições, destacaram-se as públicas, notadamente a UFRGS, UEL e USP. Como conclusão, não identificamos uma rede de citações entre os artigos do corpus estudado, tampouco entre os autores, demonstrando que há uma fragmentação na área e pouco diálogo entre as publicações do período.
Os autores do artigo são dois professores do campus avançado de Quedas do Iguaçu, Instituto Federal do Paraná (IFPR), e estudantes egressos do curso técnico em informática na mesma instituição que fizeram parte de um projeto de podcast do campus. Portanto, a maior motivação da pesquisa foi entender se aquilo que estávamos fazendo repercutia em outras instituições e quais seriam as abordagens nesse sentido. A elaboração do artigo foi importante sobretudo para os estudantes, que tiveram contato com a pesquisa e a construção de um artigo científico, envolvendo desde processos como organização dos dados e tabulação à análise dos dados.
Nossa principal contribuição foi identificar que não há, ao menos no recorte temporal analisado, a formação de grupos de pesquisa ou publicações em rede que abordem a temática dos podcasts, o que demonstra uma certa fragmentação da área. Isso não é necessariamente negativo, já que, em contrapartida, identificamos uma série de usos da ferramenta em diversas áreas do conhecimento.
O que se põe como desafio é como ligar essas instituições? Como integrar as publicações e os autores? Há benefícios em função do grande número de áreas do conhecimento que tratam do assunto ou essa dispersão dificulta o crescimento dos estudos com foco na educação e nas tecnologias? Consideramos que nossa contribuição é apenas um ponto de partida. Certamente, assim como a educação e a informática, nossos principais resultados devem ser repensados e reavaliados num futuro próximo, talvez expandindo o recorte espacial para outros países.
Referências
CRISTOVÃO, V.L. e CABRAL, V.N. Podcasts: características nas produções de professores em formação continuada. Rev. Est. Ling. [online]. 2013, vol .21, no .1, pp. 189-222 [viewed 05 December 2023]. Available from: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/5097/9068
FREIRE, E.P.A. Podcast: novas vozes no diálogo educativo. Interacções [online]. 2013, vol. 9, no. 23, pp. 102-127 [viewed 05 December 2023]. https://doi.org/10.25755/int.2822. Available from: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/2822
FREIRE, E.P.A. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol. 20, no. 63, pp. 1033–1056 [viewed 05 December 2023]. https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206312. Available from: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/fkBmgrpkfLsDtMzvYWjtMCG/
Links externos
Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/
Educação em Revista – Site | Instagram | Twitter | LinkedIn
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários