Estudo revela a evolução das Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) e seus desafios futuros

Rovian Dill Zuquetto, Consultor Associado, Evolut Engenharia, Caxias do Sul, RS, Brasil.

Logo do periódico BAR Brazilian Administration Review

O estudo Decentralized Autonomous Organizations (DAOs): Field of Research and Avenues for Future Studies, publicado na BAR – Brazilian Administration Review, mostra que há um interesse crescente em Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) e no papel que podem desempenhar nos negócios e na sociedade. Até o momento, a discussão concentrou-se principalmente no campo da ciência da computação e tecnologia, mas pesquisadores e gestores também buscam conhecer melhor esse modelo organizacional e como ele pode impactar o ambiente de negócios. 

O estudo propõe um quadro comparativo entre Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) e outras formas de governança, como mercado, hierarquia e rede, destacando suas características e singularidades. DAOs são apresentadas como uma inovação significativa na gestão de negócios, oferecendo uma estrutura descentralizada que pode revolucionar modelos organizacionais tradicionais. Esse modelo oferece oportunidades como transparência das decisões, rastreabilidade de todos os processos e utilização de blockchain para registrar todas as operações. No entanto, ainda há questões regulatórias e tecnológicas que precisam ser solucionadas para que seu funcionamento seja efetivo. Em síntese, as DAOs representam uma mudança de paradigma na forma como organizações podem ser estruturadas e gerenciadas, oferecendo novos caminhos para eficiência e transparência, ao mesmo tempo em que apresentam desafios únicos que precisam ser abordados. 

Ilustração com um conceito digital futurista representando um cérebro azul neon com diversos pontos brancos interconectados. O cérebro está vinculado a perfis humanos que incorporam elementos tecnológicos e logotipos com a inscrição "DAO", tudo sobre um fundo de paisagem urbana.

Imagem: criada por IA, a partir de instruções do autor, usando o ChatGPT4.

Há espaço para futuras pesquisas empíricas que possam demonstrar como as DAOs operam na prática, enquanto os artigos teóricos que discutem como as DAOs impactam o campo organizacional também são necessários. Até o momento, a literatura é omissa em relação às questões éticas que podem surgir da criação de DAOs e seu impacto nas organizações. Acadêmicos e profissionais são estimulados a abordar essas discussões e ajudar a avançar na compreensão sobre a utilização das DAOs para aperfeiçoar a transparência e eficiência das organizações ou enfrentar os grandes desafios da sociedade.

Para ler o artigo, acesse

WEGNER, D., ZUQUETTO, R.D. and GRISI, F.C. Decentralized Autonomous Organizations (DAOs): Field of Research and Avenues for Future Studies. Brazilian Administration Review, [online]. 2024, vol. 21, no. 2, e230183 [viewed 28 August 2024]. https://doi.org/10.1590/1807-7692bar2024230183. Available from: https://www.scielo.br/j/bar/a/nqdm7FjmhVTyg9bV4WPJLcC/

Links externos

Brazilian Administration Review – SciELO: www.scielo.br/bar/

Brazilian Administration Review – BAR: https://bar.anpad.org.br/index.php/bar

Douglas Wegner – LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/douglaswegner/

Rovian Dill Zuquetto – LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/rovian/

Fernando Correa Grisi – LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fernando-correa-grisi-96751732/ 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ZUQUETTO, R.D. Estudo revela a evolução das Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) e seus desafios futuros [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/08/28/evolucao-das-organizacoes-autonomas-descentralizadas-daos-e-seus-desafios-futuros/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation