Trajetória da filosofia no Enem revela pontos de atenção para o seu futuro no exame pós-BNCC

Ester Macedo, Pesquisadora-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, DF, Brasil. 

Logo do periódico Educação em Revista.

Em artigo intitulado Entre eixos: Filosofia no Enem a partir das Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), investiga-se como os PCN+, de 2002 se materializaram em questões de filosofia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos vinte anos entre sua criação e a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. Dado que a BNCC compartilha origem e preceitos com os PCN+ e com o próprio Enem, a expectativa é que esse tipo de análise contribua para antecipar alguns pontos de atenção no que diz respeito à continuidade da presença da filosofia no exame.

Este artigo faz parte de projeto de pós-doutorado em Estudos Comparados em Educação na Universidade de Brasília, no qual a filósofa e pesquisadora do Inep Ester Macedo analisou como os diferentes dispositivos curriculares publicados no Brasil desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 refletiram nos itens de filosofia do Enem ao longo de duas décadas. Para tanto, foram examinadas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 1998 e 2018 e identificados 73 itens de Ciências Humanas com temáticas e abordagens compatíveis com o ensino de filosofia nesta etapa. 

Três cadernos de prova do ENEM dispostos lado a lado, levemente sobrepostos e em cores distintas (da direita para a esquerda: amarelo, azul e branco). Cada um corresponde a um ano diferente.

Imagem: acervo da autora (Macedo, 2023).

Neste artigo específico, buscou-se identificar, para cada um desses 73 itens, qual aspecto dos PCN+ para a filosofia foi mobilizado, tabulando-se os quantitativos totais para cada um dos elementos acionados dos PCN+ para filosofia ao longo do período analisado. Por meio de uma análise da evolução de quantitativo e cobertura de itens de filosofia ao longo dessas duas décadas, este artigo ilustra alguns desafios e possibilidades que o exame oferece à implementação de referenciais curriculares, especialmente no que diz respeito a conceitos-chaves que esses documentos preconizam como centrais, tais como interdisciplinaridade, integração, autonomia e democracia.

Ao final, apresentam-se algumas indicações sobre como essas reflexões contribuem para sinalizar pontos de atenção em relação à continuidade da presença da filosofia no exame, tendo em vista sua iminente reformulação a partir da BNCC.

Conclui-se que, após mais de vinte anos, alguns conceitos retomam como pedra de Sísifo, e faz-se necessário atenção especial para a manutenção e fortalecimento da filosofia no exame e no ensino médio, de uma maneira que promova a superação da fragmentação, seja entre conhecimentos, seja entre sujeitos, seja entre teoria e prática.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

Para ler o artigo, acesse

MACEDO, E.P.N. Entre eixos: Filosofia no Enem e as Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Educ. rev. [online]. 2023, vol. 39, e36255 [viewed 08 January 2024]. http://doi.org/10.1590/0102-469836255. Available from:https://www.scielo.br/j/edur/a/zCgGmsYwmynTnPb9J7hhmQd/ 

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista – Site | Instagram | Twitter | LinkedIn

Ester Pereira Neves de Macedo – Lattes: http://lattes.cnpq.br/2423035949482649

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MACEDO, E. Trajetória da filosofia no Enem revela pontos de atenção para o seu futuro no exame pós-BNCC [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/01/08/trajetoria-da-filosofia-no-enem/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation