O que o choro dos bebês nos revela sobre a docência na creche?

Fernanda Pedrosa Coutinho Marques – Professora da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil.

Iza Rodrigues da Luz – Professora Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil.

O artigo O choro dos bebês e a docência na creche analisa as (re)ações das professoras e da auxiliar de apoio à Educação Infantil, diante do choro dos bebês, nas interações estabelecidas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) de Belo Horizonte (MG). Trata-se de uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa realizada por uma das autoras, Fernanda Pedrosa Coutinho Marques, sob orientação da coautora Iza Rodrigues da Luz.

Na realização da pesquisa, utilizou-se como principal método a observação participante em uma turma composta por 12 bebês, 4 professoras e 1 auxiliar. As observações, realizadas durante o 2° semestre do ano de 2017, foram registradas em diário de campo e por meio de vídeo-gravações.

Foto: dois bebês olhando um para o outro e segurando as mãos. O bebê da esquerda segura um bloco de brincar.

Imagem: Pixabay.

Com base nas análises, as (re)ações das professoras e da auxiliar estiveram relacionadas a momentos de maior sintonia com os princípios e as finalidades da Educação Infantil; e também a momentos de tensões e de contradições com tais princípios e finalidades.

Considerando-se a complexidade do trabalho de cuidado e educação na creche, tanto se indica a realização de novas pesquisas sobre as expressões dos bebês e sobre as posturas e ações das professoras e auxiliares, como se reitera a importância de que essas profissionais tenham momentos de reflexão sistemáticos sobre suas práticas educativas.

Referências

MARQUES, F.P.C. As expressões de choro dos bebês em uma Escola Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2019.

Para ler o artigo, acesse

MARQUES, F.P.C. and LUZ, I.R. O choro dos bebês e a docência na creche. Educ. rev. [online]. 2022, vol. 38, e26836 [viewed 5 January 2023]. https://doi.org/10.1590/0102-469826836/. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/BvDqnSFH4wkGHyvGGDqLr7B/

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Somos UFMG – Iza Rodrigues da Luz: http://somos.ufmg.br/professor/iza-rodrigues-da-luz

Educação em Revista: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MARQUES, F.P.C. and LUZ, I.R. O que o choro dos bebês nos revela sobre a docência na creche? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/01/05/o-que-o-choro-dos-bebes-nos-revela-sobre-a-docencia-na-creche/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation