Crise hídrica, Escassez de água e Diretos humanos – Ambiente & Sociedade abre chamada de trabalhos para volume especial

Por Conselho editorial e Pedro Roberto Jacobi, Editor-chefe, São Paulo, SP, Brasil 

PreRel_Ambiente Sociedade chamada trabalhos volume especial Crise hídricaAtualmente, um bilhão de pessoas, ou um em cada sete pessoas no planeta, não têm acesso à água potável; cerca de 768 milhões de pessoas não têm acesso à uma fonte segura de água. No futuro, mais de 40% da população do planeta estará vivendo em áreas de “grave” estresse hídrico.

Os especialistas em recursos hídricos apontam dois elementos importantes nesse processo: o crescimento da população, que irá aumentar a demanda por alimentos e energia, bem como o impacto das alterações climáticas. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), cerca de 80% da população do mundo sofre sérias ameaças à sua segurança hídrica, incluindo a disponibilidade de água, a demanda de uso, e a qualidade do recurso.
Além disso, uma grande parte da população do mundial não tem acesso à serviços de saneamento adequados, e cerca de um quinto dos sistemas de água do mundo, que mantêm os ecossistemas prósperos e alimentam boa parte da população humana, estão em condições de estresse hídrico. Rios, lagos e aquíferos estão secando ou tornando-se poluídos demais para o uso.

O fato é que as perdas agrícolas não se constituem mais como o único efeito visível das secas; a crise de energia e a ameaça de escassez de água em muitas metrópoles e grandes cidades se multiplicaram estão se tornando realidade. Para agravar a situação a água é um recurso natural essencial a vida, e seu uso e acesso constitui-se como um direito humano fundamental.

asoc_logoEste é o tema do número especial da Revista Ambiente & Sociedade em 2015: Crise hídrica, Escassez de água e Diretos humanos – que será publicado no volume 18, número 4 de outubro a dezembro de 2015.

A equipe editorial espera receber contribuições científicas sobre: a problemática da escassez de água, os direitos humanos no acesso à água, alterações climáticas, conflitos de uso do recurso, governança, políticas públicas na questão hídrica, gestão metropolitana e urbana, agricultura, segurança hídrica, estratégias da defesa civil, organização e participação social, dentro de muitos outros temas possíveis.

Links externos:

Ambiente & Sociedade – http://www.scielo.br/asoc/

Submissão Online: https://mc04.manuscriptcentral.com/asoc-scielo

Diretrizes editoriais: http://submission.scielo.br/index.php/asoc/about/submissions#onlineSubmissions

 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

Crise hídrica, Escassez de água e Diretos humanos – Ambiente & Sociedade abre chamada de trabalhos para volume especial [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2015 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2015/02/06/crise-hidrica-escassez-de-agua-e-diretos-humanos-ambiente-sociedade-abre-chamada-de-trabalhos-para-volume-especial/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation