Valéria da Veiga Dias, Glauco Schultz, Edson Talamini e Jean Philippe Révillion, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil e Marcelo da Silva Schuster, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil
O estudo desenvolve um quadro teórico conceitual que explica as origens da agricultura orgânica, seus significados e consequentes implicações para a criação de mercados alternativos. O artigo discute ainda como ocorre a retomada da “proposta orgânica”, quando prevalecem dinâmicas industriais convencionais, complexas, globais e focadas em cadeias longas.
Tendo em vista este cenário e a urgência de compreender os fenômenos contemporâneos que interferem nas necessidades do consumidor e dos agentes envolvidos, objetivou-se a compreensão deste mercado por meio de um panorama das publicações do tema entre 1945 e 2013. A metodologia compreendeu uma pesquisa, utilizando termos como “organic food” e “market”, na base internacional Web of Science e análise quantitativa dos indicadores principais como autores, métodos utilizados, países que mais publicaram, artigos mais citados, evolução das publicações, etc. Por fim elaborou-se uma análise qualitativa relacionando as principais publicações (mais citadas e que compõe o h-index).
Os resultados indicam um mercado em crescimento e transformação, que ao mesmo tempo influencia, é influenciado por novas crenças, valores e necessidades da sociedade, que anseia por padrões seguros de alimentação, pela consolidação de vínculos de confiança entre produtores e consumidores, relações de confiança e qualidade e redução dos impactos sócio-ambientais.
A década de 1990 marca o crescimento das publicações sobre o tema, com um máximo entre 2006 e 2012; mas apesar de mais de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento há uma carência de estudos sobre o consumidor, a interação com a evidente preocupação com a ação dos inseticidas e pesticidas na saúde humana e no ambiente.
Para ler o artigo, acesse:
DIAS, V.V. et al. O mercado de alimentos orgânicos: um panorama quantitativo e qualitativo das publicações internacionais. Ambient. soc. [online]. 2015, vol.18, n.1, pp. 155-174. [viewed 28th July 2015]. ISSN 1809-4422. DOI: 10.1590/1809-4422ASOC841V1812015en. Available from: http://ref.scielo.org/62zwgf
Link externo:
Revista Ambiente & Sociedade – http://www.scielo.br/asoc/
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários