Inscrições abertas para o Simpósio sobre Democracia e Desigualdades

Luis Felipe Miguel, comissão organizadora, Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê, UnB), Brasília, DF, Brasil

logo_simposioCom apoio da Revista Brasileira de Ciência Política (RBCPOL), o III Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades, que ocorrerá na Universidade de Brasília, de 11 a 13 de maio de 2016, organizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê), será um espaço de discussão aprofundada sobre os desafios que as desigualdades sociais impõem ao exercício da democracia, abrigando tanto reflexões teóricas quanto investigações empíricas.

Até o dia 29 de fevereiro, o Simpósio aceitará inscrições de papers completos (para apresentação oral) e resumos expandidos de pôsteres para seus grupos de trabalho, que são:

GT “Desigualdades de gênero e de raça”;

GT “Desigualdades, participação e representação”;

GT “Democracia, trabalho e desigualdade de classe”; e

GT “Desigualdades e teoria democrática”.

Contrariamente à maior parte dos eventos acadêmicos, em que a grande quantidade de papers apresentados obstaculiza uma reflexão mais detida, e com o objetivo de gerar um espaço de discussão aprofundada sobre seu tema – a relação entre democracia e desigualdades –, o Simpósio prevê: (a) inscrição de papers completos, em vez de simples resumos, a fim de garantir a qualidade dos trabalhos selecionados; (b) sistema de relatorias, em que cada expositor(a) apresenta comentário escrito sobre o trabalho de outra(o) expositor(a), de forma a ampliar o engajamento de todas(os) nas discussões e as trocas intelectuais; (c) garantia de tempo mínimo de uma hora ininterrupta para a discussão de cada trabalho. Os eixos temáticos do Simpósio, por sua vez, vinculam expressamente as instituições políticas democráticas ao ambiente social em que se encontram, permitindo avançar além das percepções formalistas da democracia e fomentando o debate interdisciplinar entre a ciência política e áreas afins, como a sociologia, a antropologia, a história, a filosofia, a educação, a economia, o direito e a geografia.

Já estão confirmadas as três mesas-redondas, que terão como temas “Desigualdades e política no Brasil” – com André Singer (USP), Elisa Pereira Reis (UFRJ) e Fábio Wanderley Reis (UFMG) -, “Classe, gênero e raça: convergências na reprodução das desigualdades” – com Aurora Vergara-Figueroa (ICESI/Colômbia), Bila Sorj (UFRJ) e Flávia Biroli (UnB) – e “Democracia e desigualdades na teoria política”- com Álvaro de Vita (USP), Céli Regina Jardim Pinto (UFRGS) e Luis Felipe Miguel (UnB).

Inscrições e maiores informações pelo site: http://www.sndd2016.eventos.dype.com.br

Links externos

Revista Brasileira de Ciência Política – RBCPOL – www.scielo.br/rbcpol

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MIGUEL, L. F. Inscrições abertas para o Simpósio sobre Democracia e Desigualdades [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2016 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2016/02/17/inscricoes-abertas-para-o-simposio-sobre-democracia-e-desigualdades/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation