A Revista Brasileira de Estudos da Presença e a repercussão no mundo francófano

Gilberto Icle, Editor-chefe da Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, RS, Brasil

Josette Féral (2015) é uma das mais influentes pesquisadoras da área de Artes Cênicas do mundo ocidental. Foi professora por muito tempo na Université du Quebec à Montreal, no Canadá e, nos últimos anos, na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, na França.

Como membro do Conselho Científico, Josette Féral participa ativamente na gestão do periódico, especialmente no diagnóstico das temáticas emergentes no campo e na sugestão de chamadas internacionais.

A pesquisa em Artes Cênicas no mundo francófono tem no Quebec e na França dois importantes centros – daí a entendermos que essas regiões (e mesmo a língua francesa) são centrais para a pesquisa na área. A diversidade de temas e metodologias empregadas nesses países são bastante singulares e, mais do que isso, bastante distintos daqueles do mundo lusófono e anglófono. Essa diferença é fundamental para a produção do conhecimento numa área em desenvolvimento. A pesquisa em Artes cênicas na França, por exemplo, é especialmente calcada na historiografia e na estética. Sua contribuição é particularmente expressiva nessa temática – algo bastante perceptível nos artigos originalmente produzidos em francês publicados pela Revista Brasileira de Estudos da Presença.

Desde 2011 publicamos 43 artigos em francês e/ou traduções de textos de pesquisadores francófonos. O número de artigos recebidos, entretanto, foi bem maior. Da mesma forma, contamos com um número expressivo de leitores francófonos. A inserção do periódico nos ambientes de pesquisadores e leitores de fala francesa se deu principalmente pelo intenso trabalho de comunicação e de divulgação em francês que o periódico tem realizado e, ainda, pela repercussão de trabalhos expressivos e reconhecidos publicados na Revista Brasileira de Estudos da Presença chamada pelos franceses de “Revue Brésilienne des Études de la Présence”.

A seguir, confira o depoimento da professora Josette Féral sobre o periódico e sobre o panorama da pesquisa em Artes da Cena no mundo francófono.

Referência

FÉRAL, J. Além dos limites. São Paulo: Perspectiva, 2015.

Link externo

Revista Brasileira de Estudos da Presença – RBEP: www.scielo.br/rbep

Sobre Gilberto Icle

Gilberto Icle

Gilberto Icle

Gilberto Icle é doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor permanente no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília. É bolsista de produtividade 1D do CNPq. E-mail: gilbertoicle@gmail.com

Sobre Josette Féral

Josette Féral

Josette Féral

Josette Féral é crítica, teórica e professora emérita da Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle, na França. Tem como tema de pesquisa: análise da performance teatral, cena performativa, artes e tecnologias. É pesquisadora e autora de diversos livros e artigos em mais de 15 línguas. E-mail: josette.feral@sorbonne-nouvelle.fr

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ICLE, G. A Revista Brasileira de Estudos da Presença e a repercussão no mundo francófano [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2018 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2018/10/22/a-revista-brasileira-de-estudos-da-presenca-e-a-repercussao-no-mundo-francofano/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation