O Decolonial na pesquisa em artes no Brasil

Celina Nunes de Alcântara, Professora, editora associada, Porto Alegre, RS, Brasil

Abordagens decoloniais tornaram-se temática incontornável para a pesquisa nas artes (PALERMO, 2009), na educação, nas letras e em todas as áreas no campo das ciências humanas (MIGNOLO, 2015). Ao partir de um novo olhar epistemológico, o decolonial não apenas reivindica posições pós-coloniais para os problemas que afligem o mundo contemporâneo, mas também, ao fazer isso, evidencia inseparavelmente sua implicação direta com a edificação violenta de um padrão de poder instaurado com o colonialismo moderno. Em vista disso, observa-se a crescente expansão de estudos que procuram dar visibilidade e protagonismo a vozes excluídas, marginalizadas e, sobretudo, colocadas (não de forma ingênua) histórica e politicamente em bordas hierarquicamente arranjadas para que determinados grupos possam falar em detrimento de outros.

Como propõem os estudos que se dedicam à temática, trata-se de entender – muito mais do que o colonialismo em si (como a soberania de um povo ou de uma nação sobre a outra) – os efeitos e as problemáticas da colonialidade, da construção da subalterização, da invisibilidade, da desvalorização, da negação e, no limite, do rechaço ao outro, ao não-eurocêntrico.

As vozes decoloniais emergem, com efeito, não dos centros hegemônicos, mas dos limites, das periferias, “atacando” os saberes/poderes historicamente instituídos pelo longo curso de imposição colonial de que todos nós fomos e somos atores. Trata-se, de um lado, da luta pelo reconhecimento e reconfiguração geopolítica de outros saberes, outros conhecimentos e outras práticas, distanciando-se daquelas tomadas há muito tempo como verdadeiras; e, de outro, das lutas concretas direcionadas à construção de um ethos que possa ser sustentado por outras bases: pela legitimação cultural, pelo fortalecimento de uma racionalidade contra hegemônica, pela produção teórica (e, por isso, política), de narrativas crivadas pelo jugo da responsabilização.

A cena contemporânea, a Educação, a teoria, a estética, as poéticas artísticas não têm sido indiferentes a essas questões. Ao contrário, têm produzido no interior da criação da pedagogia e do pensamento, muitas rupturas atribuídas às posições decoloniais.

Em função disso, não se pensa apenas uma troca do colonial pelo decolonial, mas, sobretudo, no movimento contínuo e dinâmico de reposicionar-se, garantindo assim a multiplicidade (e heterogeneidade) das práticas que proliferam na cena contemporânea, nos mais vastos campos de estudos e pesquisas, como já dito, que emergem nas áreas das artes, da educação, das letras e outras.

No vídeo, a professora Celina Alcântara, nossa editora associada, comenta sobre os artigos que compõem este número especial.

Referências

MIGNOLO, W. Habitar la frontera: sentir y pensar la descolonialidad (Antología, 1999-2014). Barcelona: CIDOB/Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, 2015.

PALERMO, Z. Arte y estética en la encrucijada decolonial. Buenos Aires: Del Signo, 2009.

Para ler os artigos, acesse

Rev. Bras. Estud. Presença vol.8 no.4 Porto Alegre out./dez. 2018

Link externo

Revista Brasileira de Estudos da Presença – RBEP: www.scielo.br/rbep

Sobre Celina Nunes de Alcântara

Celina Nunes

Celina Nunes

Celina Nunes de Alcântara é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da mesma universidade. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em formação do ator e do professor de Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: apresentação de espetáculo, atuação, performance e relações étnico-raciais, teatro, voz. E-mail: celinanalcantara@gmail.com

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ALCÂNTARA, C. N. O Decolonial na pesquisa em artes no Brasil [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2018 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2018/10/23/o-decolonial-na-pesquisa-em-artes-no-brasil/

 

One Thought on “O Decolonial na pesquisa em artes no Brasil

  1. Maravilhoso!!! \\o//

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation