Da juventude de Machado de Assis: um mistério e um amigo desconhecido

Tiago Seminatti, Assistente Editorial da Machado de Assis em linha – revista eletrônica de estudos machadianos, São Paulo, SP, Brasil

O número 24 do periódico Machado de Assis em linha apresenta dois estudos que tratam do escritor em suas primícias literárias. Em “Gonçalves Braga: o jovem mestre português de Machado de Assis”, Cristiane Nascimento Rodrigues, da Universidade Federal de São Carlos, avalia a presença de Francisco Gonçalves Braga (1836-1860) nos primeiros escritos poéticos de Machado de Assis, mostrando como o poeta português, que veio ainda jovem ao Brasil, exerceu influência sobre o brasileiro e colaborou para seu aprendizado poético.

A pesquisadora faz leitura de dois poemas de Machado dedicados a Braga: “Saudades” e “No álbum do Sr. F. G. Braga”, ambos publicados em 1855 na Marmota Fluminense. Por meio da análise do primeiro, mostra como Machado vai além da colocação de trecho de “Saudades de Pernambuco” na epígrafe, operando seu texto temática e formalmente de modo semelhante ao poema do amigo português; já sobre “No álbum do Sr. F. G. Braga”, sublinha como Machado louva as qualidades artísticas do amigo, colocando-o ao lado de nomes consagrados da literatura portuguesa, como Bernardim Ribeiro, Luís de Camões e Almeida Garrett. Assim, a artigo assinala a importância fundamental que o quase desconhecido Braga (1856), autor de Tentativas poéticas exerceu na formação de Machado de Assis.

No segundo artigo, “Machado de Assis e o Correio Mercantil (a história de um mistério biográfico)”, Wilton José Marques, também da Universidade Federal de São Carlos, investiga a relação entre Machado de Assis e o periódico liberal Correio Mercantil. O pesquisador defende que Machado trabalhou apenas um mês como revisor de provas em tal jornal, hipótese que se contrapõe à apresentada em biografias consagradas do escritor fluminense.

Valendo-se de um repertório que abrange pesquisadores como Galante de Sousa (1955) e Jean Michel-Massa (2009), Marques assinala que Machado colaborou para o Correio entre outubro de 1858 e janeiro de 1860, período em que publicou onze poemas e um artigo, e sublinha que a passagem do escritor pelo jornal como revisor de provas é um mistério. Nesse sentido, levanta uma série de documentos que visam a esclarecer o assunto. Dentre os elementos rastreados pelo pesquisador, destacam-se algumas leituras e análises: a correspondência trocada entre Machado de Assis e José Carlos Rodrigues, editor de O Novo Mundo; o artigo de Artur Barreiros, publicado em 1884 na Galeria Contemporânea do Brasil, que apresenta trecho biográfico sobre Machado de Assis; e a republicação, com modificações, que Artur Azevedo fez do artigo de Barreiros. Sobre esse último item, as alterações no texto republicado sinalizam que Machado teria trabalhado como revisor de provas no Correio Mercantil, mas não permitem saber a duração em que exerceu o ofício, o que supervalorizou o fato e gerou confusão em biografias do escritor.

Referência

BRAGA, F. G. Tentativas poéticas. Rio de Janeiro: Tipografia de Nicolau Lobo Vianna & Filhos, 1856.

SOUSA, J. G. de. Bibliografia de Machado de Assis. Rio de Janeiro: INL, 1955.

MASSA, J. M. A juventude de Machado de Assis, 1839-1870: ensaio de biografia intelectual. 2. ed. Trad. Marco Aurélio de Moura Matos. São Paulo: Editora da Unesp, 2009.

Para ler o artigo, acesse

RODRIGUES, C. N. Gonçalves Braga: O jovem mestre português de Machado de Assis. Machado Assis Linha [online]. 2018, vol. 11, no. 24, pp.48-65, ISSN 1983-6821 [viewed 24 Octuber 2018]. DOI: 10.1590/1983-6821201811244. Available from: http://ref.scielo.org/rmwrx8

Link externo

Machado de Assis em Linha – MAEL: www.scielo.br/mael

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SEMINATTI, T. Da juventude de Machado de Assis: um mistério e um amigo desconhecido [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2018 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2018/10/29/da-juventude-de-machado-de-assis-um-misterio-e-um-amigo-desconhecido/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation