Contribuições para o avanço da ciência pela RAM – Revista de Administração Mackenzie

Silvio Popadiuk, editor-chefe da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil

Vitória Batista Santos Silva, suporte técnico da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil

No artigo intitulado “RAM – Revista de Administração Mackenzie: sua trajetória e desafios”, publicado na edição especial de 2018 do Cadernos EBAPE.BR, é abordada a história do periódico, avaliando de que forma suas publicações contribuíram para o desenvolvimento da ciência não apenas na área de administração de negócios, mas em áreas correlatas.

A Revista de Administração Mackenzie foi fundada no ano 2000, como parte do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA, 2018) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e desde então já reuniu diversos artigos relacionados aos temas centrais de interesse do periódico, nas seções de Gestão Humana e Social nas Organizações, Recursos e Desenvolvimento Empresarial, e Finanças Estratégicas, além das edições especiais, que buscam concentrar os melhores artigos a respeito de temas importantes para a área de administração e desenvolvimento de negócios.

Em sua trajetória, a RAM procurou trazer aos leitores artigos de elevada qualidade, tentando abranger um público maior por meio das publicações em inglês e, a partir de 2019, o periódico irá publicar edições bilíngues (em português e inglês). A RAM também passou por mudanças de plataforma e ampliou o número de indexadores. Em 2018, foi aceita para ser indexada na Scopus, o que deverá trazer maior visibilidade em termos internacionais.

A Revista de Administração Mackenzie, bem como diversos periódicos, utiliza o sistema de avaliação às cegas, blind review, contando para isso com um corpo de avaliadores e de editores associados composto por professores das mais variadas universidades públicas e não públicas do país, e também professores de universidades estrangeiras.

Adepta da política de acesso aberto, tendo aderido à Licença CC-BY (Creative Commons – BY) no ano de 2015, a RAM apenas publica artigos online, nas edições eletrônicas que ficam disponíveis na página da SciELO, <http://www.scielo.br/ram>, e não cobra pela publicação, nem para que os leitores tenham acesso aos artigos. Assim, estes podem ser utilizados livremente, inclusive para fins comerciais, desde que devidamente citados. A única responsabilidade financeira dos autores é a tradução do artigo para o inglês, caso seja aceito para publicação.

Com esse histórico, a RAM já publicou mais de 500 artigos apenas nos últimos dez anos, e tem como o segundo país que mais acessa seus artigos os Estados Unidos.

Por fim, cabe um agradecimento a todos os que colaboraram para esta trajetória de sucesso da RAM: os editores-chefes, os editores associados, os avaliadores, à todas as assistentes técnicas que trabalharam no periódico, ao Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, à Editora Mackenzie, e à reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que é a responsável financeira pela manutenção do periódico.

Referência

PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – Centor de Ciências Sociais e Aplicadas – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Available from:  https://www.mackenzie.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado/sao-paulo-higienopolis/administracao-de-empresas/

Para ler o artigo, acesse

POPADIUK, S. and  SILVA, V. B. S. RAM – Revista de Administração Mackenzie: sua trajetória e desafios. Cad. EBAPE.BR [online]. 2018, vol.16, n.spe, pp.545-551. ISSN 1679-3951. [viewed 17 December 2018]. DOI: 10.1590/1679-395176921. Available from: http://ref.scielo.org/f7896y

Links externos

Cadernos EBAPE.BR – CEBAPE: www.scielo.br/cebape/

Revista de Administração Mackenzie – RAM: www.scielo.br/ram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

POPADIUK, S. and SILVA, V. B. S. Contribuições para o avanço da ciência pela RAM – Revista de Administração Mackenzie [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2018 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2018/12/19/contribuicoes-para-o-avanco-da-ciencia-pela-ram-revista-de-administracao-mackenzie/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation