Em comemoração aos seus 20 anos, a Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (ELBC) participa de Semana Especial no Blog SciELO em Perspectivas | Humanas

Lúcia Tormin Mollo, Doutoranda em literatura e produtora de conteúdo e mídia social da Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, DF, Brasil

Laeticia Jensen Eble, Doutora em literatura e editora-executiva da Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Palmas, TO, Brasil

Breve histórico e curiosidades sobre a ELBC

Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (ELBC) é um periódico quadrimestral vinculado ao Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC), do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB). A proposta da publicação é fomentar o debate crí­tico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil. E isso se dá também por meio do diálogo com literaturas de outros países e outras expressões artí­sticas, como artes plásticas, música e quadrinhos.

O periódico teve início em 1999, com materiais produzidos em encontros do GELBC. Começou como um folheto bimestral, depois passou a ser circular na forma de caderno. Em 2003, assumiu o formato atual, e em 2011 passou a ser publicada também on-line, em acesso aberto e gratuito. A partir do número 40, a versão impressa foi descontinuada, e o periódico passou a investir todos os esforços na publicação digital, ampliando seus canais de difusão na internet e aumentando exponencialmente o número de leitores.

A ELBC possui três seções fixas: seção temática, seção de tema livre e seção de resenhas. Em seus dossiês temáticos, busca incentivar a discussão sobre temas de interesse comum ou emergentes em seu campo de atuação, representando, assim, um aparato analítico e crítico de grande utilidade para os pesquisadores da área. Já em seu primeiro número, a publicação deu destaque ao tema “Mulher e Literatura” (ELBC, 1999), assunto que permanece relevante nos dias atuais. Ao longo de sua história, já foram publicados dossiês sobre as seguintes temáticas relacionadas à literatura brasileira contemporânea: periferia, novas mídias, infância, espaço, subjetividade, estudos culturais, oralidade, testemunho, literatura indígena, ditadura, pobreza, relações raciais, entre outros.

Mais recentemente, a escritora Lygia Fagundes Telles aparece como o centro da discussão do primeiro número de 2019, o número 56 (ELBC, 2019a). Nesse dossiê, as narrativas da escritora são pensadas a partir de conceitos como alteridade, corpo, memória, democracia e velhice. Na sequência, ainda em 2019, o número 57 apresenta um dossiê sobre “Leitura e Experiência” (ELBC, 2019b), com reflexões diversas acerca da complexa relação entre as obras literárias e seus leitores. Já, o número 58 (que será publicado em setembro de 2019) terá como tema as “Novas Poéticas da Migrância”, que pretende discutir a presença e a invisibilidade dos novos migrantes e refugiados no cenário literário e artístico nacional.

Com uma política editorial sólida e conteúdo de qualidade, a ELBC vem contribuindo de forma significativa para a pesquisa e a produção acadêmica no Brasil. Em decorrência desse trabalho, a ELBC foi aprovada e incorporada às bases dos indexadores mais relevantes no Brasil e no mundo, entre eles: DOAJ, Dialnet, ESCI (WoS), Latindex, Redalyc e Scopus. O periódico também se destaca por apresentar baixa endogenia e ampla abrangência geográfica, publicando artigos originais de pesquisadores de todas as regiões do Brasil e de dezenas de instituições diferentes, além de autores estrangeiros. Entre 2016 e 2018, por exemplo, foram recebidos 35 artigos de autores vinculados a instituições estrangeiras.

 

Como será a Semana Especial da ELBC no Blog SciELO em Perspectivas | Humanas

A Semana Especial da Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea no Blog SciELO em Perspectivas | Humanas foi preparada como uma pequena amostra da diversidade de conteúdos que o periódico publica e que representam contribuições relevantes para os estudiosos na área. A intenção na seleção das contribuições da semana foi, por um lado, mostrar a qualidade do que o periódico vem publicando e, por outro, trazer a voz de autores que se tornaram referência em seu campo de atuação e inspiram novas gerações de pesquisadores.

Na postagem que seguirá a esse texto de abertura, ainda no primeiro dia da semana, teremos um vídeo com Leila Lehnen (Brown University). Como editora da seção tema livre, ela comenta um pouco de sua experiência na ELBC e como brasilianista nos Estados Unidos. Acompanhando o vídeo, apresentamos um texto com alguns dados sobre a internacionalização do periódico.

No segundo dia, teremos dois press releases de números publicados, cujos dossiês trazem temas atuais e relevantes para a crítica. O primeiro, de autoria de Nivana Silva (UFBA), destaca o artigo emblemático de Rejane Cristina Rocha intitulado “Textos que dão voltas por aí: Borges, Katchadjian, obra e autoria na literatura contemporânea”, que discute por qual maneira podem ser compreendidos, na contemporaneidade, os conceitos de autoria, autor e obra explorando, para isso, a forma como a obra de Pablo Katchadjian e a de Jorge Luis Borges passam a circular no contexto digital. O segundo press release, de autoria de Edma Góis (UNEB), comenta a primeira edição de 2019, o número 57, que traz um dossiê temático sobre a obra de Lygia Fagundes Telles (ELBC, 2019a). Produzindo, quase sem intervalos, desde o final dos anos 1930, a escritora produziu uma obra ímpar, que alia o domínio da escrita à sensibilidade para com as transformações nas relações de gênero, de geração e familiares, bem como para com os mecanismos de exclusão social e política no Brasil.

Para as postagens do terceiro dia desta Semana Especial, teremos a colaboração direta de dois autores. O primeiro post traz uma entrevista com Lucía Tennina (Universidad de Buenos Aires), autora do artigo “Saraus das periferias de São Paulo: poesia entre tragos, silêncios e aplausos” (Tennina, 2013), que, de acordo com o Google Analytics, é o artigo mais citado da ELBC nos últimos cinco anos. Já no segundo post teremos uma postagem com um press release sobre o artigo “Experiências com as leituras de João Gilberto Noll”, de Ricardo Araújo Barberena (PUCRS), que tem origem em anotações produzidas em cerca de quinze horas de interlocução com o escritor João Gilberto Noll.

Na sequência, no quarto e penúltimo dia, apresentamos inicialmente uma entrevista com Tânia Pellegrini (UFSCar), autora de dois dos artigos mais citados da ELBC: “Relíquias da casa velha: literatura e ditadura militar, 50 anos depois” e “No fio da navalha: literatura e violência no Brasil de hoje”. A entrevista tem como foco justamente este que é um dos temas caros à crítica literária na atualidade: ditadura. Na mesma linha, o segundo post do dia consiste num texto de divulgação da chamada para artigos que está aberta para o número 60, que terá uma seção temática sobre “Literatura e Ditadura”. As organizadoras desse dossiê, Rita Olivieri-Godet e Mireille Garcia, da Université Rennes 2, esperam receber artigos que coloquem em perspectiva narrativas recentes consagradas à memória traumática da ditadura militar.

Por fim, como encerramento da Semana Especial, duas postagens terão como foco o número 57 da publicação (ELBC, 2019b). A seção temática desta edição, “Leitura e Experiência”, organizada por Patrícia Nakagome (UnB) e Lígia Diniz (UFMG), oferece reflexões que envolvem a complexa relação entre as obras literárias e seus leitores. A primeira postagem destaca um dos artigos desse dossiê, intitulado “O que se ensina quando se ensina literatura? Considerações sobre a constituição de um objeto” (JOVER-FALEIROS, 2019). Em seu trabalho, Rita Jover-Faleiros (UNIFESP) reflete sobre a complexidade da relação entre os diferentes atores responsáveis pela constituição da literatura como objeto de ensino e sobra a proposta dos círculos de leitura entre pares como estratégia para promover a leitura literária entre os jovens estudantes. O texto de encerramento vem coroar a semana com um press release sobre os demais artigos e as perspectivas de futuro para a ELBC. A seguir, assista o vídeo de abertura da editora-executiva da ELBC, Laeticia Jensen Eble.

Agradecimento

Sabemos que a trajetória de sucesso da ELBC não seria possível sem a colaboração e o compromisso de todos os envolvidos: autores, editores, avaliadores, organizadores equipe editorial e leitores. O periódico não existiria se não fosse o trabalho conjunto de um grupo grande de pessoas que se esforçaram para fazer tudo acontecer. Assim, nesse momento de comemorações, a equipe da ELBC não poderia deixar de agradecer a todos os autores que confiaram seus trabalhos ao periódico, bem como aos editores, organizadores e pareceristas que dedicaram seu tempo e conhecimento para avaliar e selecionar os artigos, conferindo qualidade ao conteúdo publicado.  A todos deixamos nosso profundo reconhecimento. E aos leitores, razão maior de a publicação existir, deixamos nosso agradecimento especial. Que continuemos juntos por mais 20 anos!

Referências

BARBERENA, R. A. Experiências com as leituras de João Gilberto Noll. Estud. Lit. Bras. Contemp., n. 57, e574, 2019. ISSN: 1518-0158 [viewed 2 June 2019]. DOI: 10.1590/2316-40185716. Available from: http://ref.scielo.org/mmzjcn

ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA — ELBC. Mulher e Literatura, n. 1, 1999. ISSN: 1518-0158 [viewed 2 June 2019]. Available from: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/issue/archive

ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA — ELBC. Lygia Fagundes Telles, n. 56, 2019a. ISSN: 1518-0158 [viewed 2 June 2019]. Available from: http://ref.scielo.org/87h5mx

ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA — ELBC. Leitura e Experiência, n. 57, 2019b. ISSN: 1518-0158 [viewed 2 June 2019]. Available from: http://ref.scielo.org/35sx9d

JOVER-FALEIROS, R. O que se ensina quando se ensina literatura? Considerações sobre a constituição de um objeto. Estud. Lit. Bras. Contemp. [online]. 2019, n.57, e5721. ISSN 1518-0158. [cited  2019-06-14] DOI: 10.1590/2316-4018575 Available from: http://ref.scielo.org/57r78j

ROCHA, R. C. Textos que dão voltas por aí: Borges, Katchadjian, obra e autoria na literatura contemporânea. Estud. Lit. Bras. Contemp., n. 55, p. 73-93, 2018. ISSN: 1518-0158 [viewed 2 June 2019]. DOI: 10.1590/10.1590/2316-4018555. Available from: http://ref.scielo.org/svs4rw

PELLEGRINI, T. No fio da navalha: literatura e violência no Brasil de hoje. Estud. Lit. Bras. Contemp., n. 24, p. 15-34, 2004. ISSN: 1518-0158 [viewed 2 June 2019]. Available from: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9003/8022

PELLEGRINI, T. Relíquias da casa velha: literatura e ditadura militar, 50 anos depois. Estud. Lit. Bras. Contemp., n. 43, p. 151-178, 2014. ISSN: 2316-4018 [viewed 2 June 2019]. DOI: 10.1590/S2316-40182014000100009. Available from: http://ref.scielo.org/2fh9w5

TENNINA, L. Saraus das periferias de São Paulo: poesia entre tragos, silêncios e aplausos. Estud. Lit. Bras. Contemp., n. 42, p. 11-28, 2013. ISSN: 2316-4018 [viewed 2 June 2019]. DOI: 10.1590/S2316-40182013000200001. Available from: http://ref.scielo.org/rbw7vj

Links externos

Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea – ELBC: www.scielo.br/elbc

Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea – gelbc.com

Para ler todo o acervo da revista, acesse: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/issue/archive

Redes sociais: Facebook

Sobre Laeticia Jensen Eble

Laeticia Jensen Eble

Laeticia Jensen Eble

Laeticia Jensen Eble é doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília com a tese Escrever e inscrever-se na cidade: um estudo sobre literatura e hip-hop. É editora-executiva da Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. E-mail: laeticia.jensen@gmail.com

Sobre Lucia Tormin Mollo

Lúcia Tormin Mollo

Lúcia Tormin Mollo

Lucia Tormin Mollo é jornalista e doutoranda em Literatura na Universidade de Brasília. É autora do livro Bazar Oió: história de uma livraria (Edições Carolina, 2017), e atua como produtora de conteúdo e mídia social da Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. E-mail: ltorminmollo@gmail.com

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MOLLO, L. T. and EBLE, L. J. Em comemoração aos seus 20 anos, a Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (ELBC) participa de Semana Especial no Blog SciELO em Perspectivas | Humanas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2019 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2019/06/24/em-comemoracao-aos-seus-20-anos-a-estudos-de-literatura-brasileira-contemporanea-elbc-participa-de-semana-especial-no-blog-scielo-em-pesrpectivas-humanas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation