Como resgatar o prazer da leitura no ensino de literatura na escola?

Laeticia Jensen Eble, Doutora em literatura e editora-executiva da Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Palmas, TO, Brasil

O dossiê sobre Leitura e Experiência, publicado no número 57 da Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, oferece artigos que discutem, entre outros aspectos, “o quanto o leitor é, de fato, parte ativa (e criativa) na experiência literária” (DINIZ; NAKAGOME, 2019). Desse modo, a formação do leitor literário é também tema de amplas discussões no meio acadêmico. Nesse sentido, o artigo de Rita Jover-Faleiros, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), publicado no referido dossiê, identifica que a proposta de inserção dos círculos de leitura entre pares no contexto escolar, desenvolvida pela pesquisadora Manon Hébert (2010), da Universidade de Montréal, permite superar a dificuldade de articulação entre os diferentes campos constitutivos do ensino do literário.

Em “O que se ensina quando se ensina literatura? Considerações sobre a constituição de um objeto”, a autora reflete sobre as tensões que se estabelecem entre os diferentes campos envolvidos no ensino de literatura: a didática e os estudos literários. Jover-Faleiros parte da pergunta colocada no título para investigar a complexidade da constituição do objeto de ensino e os diferentes atores em cena nesse processo, visando obter diagnósticos sobre o tema. Ao constatar o problema de “uma certa sacralização da cultura letrada que recorta uma seleção do que deve ser e como deve ser lido o texto literário em contexto escolar, talvez até em detrimento dos interesses e gostos dos leitores em formação”, ressalta que, “para a constituição desse objeto de ensino, é também necessário conhecer e considerar o aluno-leitor como sujeito na relação com o que lê e aprende nas aulas de literatura” (p. 3).

Apontando certa clivagem entre o dever de ler e o prazer de ler, a articulista questiona se existe uma articulação possível entre essas duas formas de aproximação do literário que pudesse atender tanto às expectativas individuais do leitor quanto às da escola.

Nesse contexto, as propostas de círculo de leitura que emergem atualmente se configuram numa terceira via, que tem como objetivo “a emulação do gesto de leitura de fruição e da sociabilização do que é lido”. No entanto, Jover-Faleiros destaca a necessidade de se desenvolverem abordagens que incorporem os círculos de leitura à sala de aula, fazendo da leitura literária um objeto de ensino e de aprendizagem (p. 7).

É nesse sentido que o artigo apresenta a proposta do círculo de leitura entre pares (CLP), desenvolvido pela pesquisadora canadense Manon Hébert como resultado de sua pesquisa na rede pública do ensino secundário da região de Montréal, Canadá. O trabalho envolve: i) a preparação e formação dos professores que desejam incorporar o CLP às suas práticas de sala de aula; ii) a organização dos encontros e seu registro por meio de diários de leitura e gravações em vídeo; e iii) o acompanhamento pelos professores da evolução dos alunos ao longo do ano. Tendo por base uma metodologia clara, torna-se possível, por meio do CLP, trabalhar o “ensino e a aprendizagem de três competências de maneira articulada: a compreensão/interpretação, o desenvolvimento da expressão oral (justificar, parafrasear sobretudo) e o contato com saberes do campo dos estudos literários” (p. 8).

O CLP torna-se, assim, uma alternativa que oferece bons resultados diante do desafio da formação de leitores literários no ambiente escolar, não apenas em função de sua proposta metodológica, mas também por favorecer a articulação entre os diferentes campos de conhecimento envolvidos no processo.

Referência

HÉBERT, M. Co-élaboration du sens dans les cercles littéraires entre pairs. Paris: Editions européennes, 2010.

Para ler os artigos, acesse

DINIZ, L. G. and NAKAGOME, P. T. Apresentação: leitura e experiência. Estud. Lit. Bras. Contemp. [online]. 2019, n.57, e571. ISSN 1518-0158. [viewed 27 June 2019]. DOI: 10.1590/2316-4018571. Available from: http://ref.scielo.org/pw4sjf

JOVER-FALEIROS, R. O que se ensina quando se ensina literatura? Considerações sobre a constituição de um objeto. Estud. Lit. Bras. Contemp. [online]. 2019, n.57, e5721. ISSN 1518-0158. [viewed 27 June 2019] DOI: 10.1590/2316-4018575 Available from: http://ref.scielo.org/57r78j

Links externos

Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea – ELBC: www.scielo.br/elbc

Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea – www.gelbc.com 

ELBC nas redes sociais: Facebook

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

EBLE, L. J. Como resgatar o prazer da leitura no ensino de literatura na escola? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2019 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2019/06/28/como-resgatar-o-prazer-da-leitura-no-ensino-de-literatura-na-escola/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation