O envelhecimento e as múltiplas faces das desigualdades no Brasil

Kenio Costa de Lima, Editor da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia e professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

O editorial “Envelhecimento e desigualdades: políticas de proteção social aos idosos em função da Pandemia COVID-19 no Brasil”, publicado na Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (vol. 23, no. 6), pelo Grupo de Trabalho de Envelhecimento e Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), traz preocupações recorrentes da situação do idoso no Brasil principalmente frente a situação vivida na COVID-19.

O texto deixa claro que as iniquidades ficaram mais escancaradas na vigência da pandemia, revelando características no Brasil, distintas da de outros países, sendo elas: a pandemia tem uma face mais jovem, mais preta, mais feminina, mais idadista, mais elitista e mais sofrida. Nesse sentido, urgem medidas que consigam evitar um gerontocídio, fortalecendo a proteção social das pessoas idosas nos diversos espaços onde as encontramos.

A verdade é que no Brasil envelhece-se mal e precocemente. Assim, as mortes pela COVID-19 não refletem tanto a composição etária, mas, sobretudo, o fato da ausência de políticas para um envelhecimento ativo e saudável, centrado em promoção da saúde, de aprendizagem ao longo da vida, de participação cidadã e proteção dos mais fragilizado.

É necessário expandir e reforçar as políticas públicas para a atenção primária em saúde, criar estratégias de monitoramento remoto, garantir insumos de sobrevivência, oferecer orientações concretas e suporte às ILPIs, cuidar dos idosos que vivem em situação de rua, apoiar os idosos que cuidam de idosos ou que ainda trabalham na informalidade para sua subsistência, além de garantir abordagem humanitária e cuidados paliativos, quando necessário. Sendo assim, as políticas públicas precisam ser feitas com as pessoas e não para as pessoas.

Na sequência, o professor Kenio Costa de Lima fala um pouco sobre as desigualdades a que as pessoas idosas estão submetidas e as faces que são evidenciadas em relação às pessoas idosas na atual pandemia.

Referências

KALACHE, A., et al. Envelhecimento e desigualdades: políticas de proteção social aos idosos em função da Pandemia Covid-19 no Brasil. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2020, vol. 23, no. 6, e200122, ISSN: 1981-2256 [viewed 3 June 2020]. DOI: 10.1590/1981-22562020023.200122.Avaliable from: http://ref.scielo.org/4b7429

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA. Pandemia da Covid-19 e um Brasil de desigualdades: populações vulneráveis e o risco de um genocídio relacionado à idade. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2020. [viewed 3 June 2020]. Avaliable from: https://www.abrasco.org.br/site/gtenvelhecimentoesaudecoletiva/2020/03/31/pandemia-do-covid-19-e-um-brasil-de-desigualdades-populacoes-vulneraveis-e-o-risco-de-um-genocidio-relacionado-a-idade/

Links externos

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia – RBGG: www.scielo.br/rbgg

Facebook: https://www.facebook.com/RevistaBGG

Youtube: https://www.youtube.com/RBGG

https://noticias.uol.com.br/colunas/reinaldo-azevedo/2020/03/30/tese-de-bolsonaro-so-tem-um-desdobramento-possivel-gerontocidio-em-massa.htm

Sobre o autor

Kenio Costa de Lima é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pós-doutor pela Agência de Saúde Pública de Barcelona (ASPB) e atua na área de Saúde Pública, discutindo, sobretudo, temas relativos à Epidemiologia, ao Envelhecimento, às doenças infecciosas. Sua principal linha de pesquisa é Envelhecimento e saúde.
E-mail: limke@uol.com.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5835673385014578

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

LIMA, K. C. O envelhecimento e as múltiplas faces das desigualdades no Brasil [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2020 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/06/23/o-envelhecimento-e-as-multiplas-faces-das-desigualdades-no-brasil/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation