Machado de Assis em Linha participa de Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas

Fernando Borsato, Mestrando em Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo e assistente editorial da Machado de Assis em Linha, São Paulo, SP, Brasil.

Imagem: Arquivo MAEL.

Criada em 2008, Machado de Assis em Linha: revista eletrônica de estudos machadianos (Qualis A1) é uma publicação dedicada à pesquisa sobre a obra de Machado de Assis. Nesse sentido, como periódico dedicado exclusivamente ao estudo da obra de um escritor, é única no cenário brasileiro.

A Machado de Assis em Linha – ou simplesmente MAEL – ­é um periódico comprometido com a ética e com a qualidade acadêmica dos estudos publicados. Todas as partes envolvidas na publicação de cada número de MAEL assumem esse compromisso: editores, autores, pareceristas, revisores, entre outros. Todos os artigos publicados em Machado de Assis em Linha são avaliados por pares (double blind review), para assegurar a excelência acadêmica do periódico. Sua principal missão é a disseminação do conhecimento sobre a obra do escritor, em seus múltiplos aspectos, e o seu principal compromisso é com a excelência acadêmica. Destinada principalmente à comunidade acadêmica, ela acolhe artigos das mais diversas tendências metodológicas e críticas; e, por meio das suas chamadas de trabalho específicas para dossiês temáticos, tanto sinaliza para as tendências mais atuais dos estudos machadianos quanto aponta para novas agendas de pesquisa.

No vídeo de abertura para a Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva|Humanas, os assistentes editoriais Fernando Borsato, Flávia Catita e Rodrigo Trindade da Machado de Assis em Linha, contam como será a programação que apresentará press releases e episódios de podcasts com importantes editores da obra de Machado de Assis.

Primeiro, por meio de uma apresentação feita pelo editor-chefe do periódico, Hélio de Seixas Guimarães, será possível conhecer a equipe editorial da MAEL – e ficar sabendo um pouco sobre a história e os objetivos desse periódico, que é inteiramente dedicado aos estudos sobre a obra do escritor e à sua difusão internacional.

Em seguida, o editor executivo, Marcelo Diego, faz uma apresentação do número 29. Nele saiu o “Dossiê Editar Machado de Assis”, que contou com artigos dedicados ao estudo tanto das atividades editoriais projetadas sobre a obra do “Bruxo do Cosme Velho” ao longo do tempo, quanto sobre o trabalho editorial exercido pelo próprio escritor, que foi tipógrafo e esteve sempre consciente e preocupado com o aspecto editorial de seus livros.

Para completar, o dossiê traz entrevistas com importantes editores da obra de Machado de Assis, como João Roberto Faria, John Gledson, Marta de Senna, Sílvia Eleutério, Irene Moutinho, José Américo Miranda e Valentim Facioli, algumas dessas desdobradas em cinco episódios de podcast especialmente desenvolvido para a Semana Especial. Esses episódios buscam compartilhar as experiências desses pesquisadores na difícil tarefa de editar os textos do escritor.

Assista, no vídeo abaixo, a apresentação da equipe editorial da MAEL sobre o periódico, sobre o dossiê e sobre a Semana Especial!

Links externos

Machado de Assis em Linha – MAEL: www.scielo.br/mael

www.facebook.com/machadodeassisemlinha/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BORSATO, F. Machado de Assis em Linha participa de Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2020 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/08/03/machado-de-assis-em-linha-participa-de-semana-especial-do-blog-scielo-em-perspectiva-humanas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation