A formação de professores para o Ensino Médio está demasiadamente centrada na prática?

Roberto Rafael Dias da Silva, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, Brasil.

O autor argumenta que, atualmente, está em curso uma centralidade das práticas nos cursos de formação de professores para o Ensino Médio. Todavia, o que lhe causou estranhamento neste contexto investigativo é o fato de que há uma excessiva preocupação com a lógica do entretenimento, como exploraremos a seguir. O artigo “Saberes curriculares e práticas de formação de professores para o ensino médio: problematizações contemporâneas”, publicado no periódico Educação e Pesquisa (vol. 46), e desenvolvido em cursos de licenciatura promovidos por universidades públicas e privadas situadas no Sul do Brasil, procura tomar como ponto de partida as teorizações sociais contemporâneas, especialmente os escritos recentes de Gilles Lipovetsky, a fim de diagnosticar os modos pelos quais esses processos de formação tornam-se estruturados por determinadas lógicas de estetização pedagógica. A predominância do entretenimento generalizado, a centralidade das práticas e o esmaecimento dos saberes curriculares (e de sua função pública) foram considerados na composição de nossas incursões empíricas.

Cabe enaltecer, todavia, que o texto não busca assumir um lugar de denúncia ou mesmo assume uma atitude melancólica que remeteria a tempos passados de uma formação mais sólida. Seu interesse esteve em criar um campo de ambivalências para pensar essa questão justamente por meio de seus excessos. Os tempos hipermodernos delineiam-se pela centralidade do indivíduo, do mercado e da tecnociência; porém, destaca-se em seus argumentos que a leveza enquanto imperativo existencial, derivada desse cenário, é temerária para pensar um novo horizonte para a formação de professores para o século XXI.

O texto é derivado da pesquisa “Estetização pedagógica, aprendizagens ativas e práticas curriculares: um estudo acerca da individualização dos percursos formativos no Ensino Médio”, realizada pelo pesquisador com financiamento do CNPq. O objetivo do projeto encontra-se na possibilidade de estabelecer um mapeamento dos modos de constituição das práticas curriculares mobilizadas no Ensino Médio, ao longo da última década, procurando dimensioná-las em um contexto de intensificação das formas de estetização pedagógica e das aprendizagens ativas nas pedagogias contemporâneas. Em uma breve incursão pelos discursos pedagógicos promovidos na Contemporaneidade, tornou-se recorrente depararmo-nos com referências a importância de metodologias ativas, centradas na atividade dos estudantes e no desenvolvimento da interatividade como estratégia privilegiada. Essa caracterização, promovida intensamente desde a segunda metade do século XX, materializa-se na ênfase em práticas curriculares diferenciadas aos perfis dos estudantes, às demandas da sociedade e da economia de nosso tempo e à capacidade pedagógica para a promoção de inovação.

Os desafios futuros que são destacados pelo autor encontram-se na busca de uma problematização crítica dos processos de seleção e organização do conhecimento escolar, dos modelos de organização das aulas e da distribuição dos tempos e dos espaços. Especialmente, do ponto de vista teórico, Silva defende que neste momento precisamos interrogar sobre as possiblidades de promoção de inovação educativa articulada aos processos de governança escolar democrática.

Referências

SILVA, R. R. D. da. Customização curricular no Ensino Médio: elementos para uma crítica pedagógica. São Paulo: Cortez Editora, 2019.

SILVA, R. R. D. da. A individualização dos percursos formativos como princípio organizador das políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2019, vol. 27, no. 103, pp. 426-447, ISSN: 1809-4465 [viewed 6 July 2020]. DOI: 10.1590/s0104-40362018002601254. Available from: http://ref.scielo.org/m8zvfx

SILVA, R. R. D. da. Estetização Pedagógica, Aprendizagens Ativas e Práticas Curriculares no Brasil. Educ. Real. [online]. 2018, vol. 43, no. 2, pp. 551-568. ISSN: 2175-6236 [viewed 6 July 2020].  DOI: 10.1590/2175-623667743.Available from: http://ref.scielo.org/kdf8pf

Para ler o artigo, acesse

SILVA, R. R. D. da. Saberes curriculares e práticas de formação de professores para o ensino médio: problematizações contemporâneas. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol. 46, e215997. ISSN: 1678-4634 [viewed 22 July 2020].  DOI: 10.1590/s1678-4634202046215997. Available from: http://ref.scielo.org/4ydp34

Link externo

Educação e Pesquisa – EP: www.scielo.br/ep

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SILVA, R. R. D. da A formação de professores para o Ensino Médio está demasiadamente centrada na prática? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2020 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/08/18/a-formacao-de-professores-para-o-ensino-medio-esta-demasiadamente-centrada-na-pratica/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation