Fórum Debate – Os organizadores do Dicionário histórico de conceitos jurídico-econômicos (Brasil, séculos XVIII-XIX) recebem os pesquisadores Teresa Cristina Novaes e Airton Seelaender para uma conversa sobre a publicação

Daiane de Souza Alves, Assistente de Comunicação da Revista Almanack, Doutoranda em História na UFOP, Belo Horizonte, MG, Brasil.

O Dicionário histórico de conceitos jurídico-econômicos (Brasil, séculos XVIII-XIX) é uma obra especializada voltada para o público interessado nas temáticas de história, direito e economia sobre o Brasil entre os séculos XVIII e XIX.

Seus organizadores, Andrea Slemian (Unifesp), Bruno Aidar (UNIFAL) e José Reinaldo Lopes (USP) tiveram como objetivo a análise histórica dos principais conceitos e formas de regulação da economia no Brasil dentro do período abordado buscando desde o século XVIII abranger as transformações da América portuguesa ao colapso do Império do Brasil e o surgimento da República. Este período, fecundo para os debates e mudanças institucionais dentro dos marcos do constitucionalismo, foi marcado pela separação de poderes, admissão de participação política e garantia de direitos universais de liberdade e propriedade para os cidadãos. A amplitude dos conceitos abordados e o ineditismo da abordagem produziu um estudo inovador para a compreensão do processo de formação do Estado nacional brasileiro. Por essa razão convidamos os professores Teresa Cristina Novaes (UnB) e Airton Seelaender (UnB) para uma conversa com os organizadores em nosso Fórum Debate, dia 15/06/2021 às 17:00 horas no Google Meet.

Inscrições por e-mail: almanack.cppghis@ufop.edu.br

Imagem: Daiane de Souza Alves.

Links externos

Siga a Revista Almanack nas redes sociais e fique por dentro das demais atividades do periódico.

Almanack – ALM: https://www.scielo.br/alm

Facebook: @RevistaAlmanack

Instagram: @revista.almanack

Twitter: @RevistaAlmanack

YouTube: @RevistaAlmanack

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ALVES, D. S. Fórum Debate – Os organizadores do Dicionário histórico de conceitos jurídico-econômicos (Brasil, séculos XVIII-XIX) recebem os pesquisadores Teresa Cristina Novaes e Airton Seelaender para uma conversa sobre a publicação [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/06/10/forum-debate-os-organizadores-do-dicionario-historico-de-conceitos-juridico-economicos-brasil-seculos-xviii-xix-andrea-slemian-bruno-aidar-e-jose-reinaldo-lopes-recebem-os-pesquisadore/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation