O social, o econômico, o político e o cultural: a rua Istiklal em Istambul

Ricardo Biaobock, Mestre e doutorando em Gestão Urbana na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro do corpo editorial da Revista Urbe, Curitiba, PR, Brasil.

As mudanças que ocorrem nos espaços urbanos são consequência de fatores internos, mas, também, de alguns aspectos de origem externa, principalmente após o fenômeno da globalização ter ganhado mais força. Ao mesmo tempo essas transformações podem ser planejadas e induzidas, como, por exemplo, através das renovações urbanas. No entanto, estas igualmente ocorrem de forma indireta, por meio de mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais, que modificam a organização desses espaços, o comportamento das pessoas que frequentam e residem nesses locais.

Imagem: Kartal, 2021.

Figura 1. Rua Istiklal nos anos 1970.

Para essa reflexão, a autora Asiye Nisa Kartal traz uma narrativa sobre a rua Istiklal, no artigo intitulado: “Changes, Losses, and Challenges on Transformation of the Urban Place: A Narrative on Istiklal Street, Istanbul from the 1900s Until Today”. Apesar de um enfoque mais direcionado nas alterações ocorridas após o ano de 1990, a autora aborda em sua narrativa toda a história da rua Istiklal, desde a sua origem no século 18, passando por momentos como o golpe de Estado, até abordar o momento atual, iniciado na década de 90, com diversos projetos urbanos inseridos em um sistema econômico neoliberal e globalizado.

Imagem: Kartal, 2021

Figura 2. Rua Istiklal durante o Golpe de Estado em 1980.

Para essa narrativa a autora se utilizou de uma análise qualitativa, com pesquisa em livros, matérias jornalísticas, artigos científicos e teses, encontrados tanto em inglês como em turco. Assim, a pesquisa aprofunda no caso de estudo e permite um entendimento da transformação da rua Istiklal, além de fornecer base analítica para comparação com outros casos.

Imagem: Kartal, 2021.

Imagem 3. Rua Istiklal em 2015. 

Finalmente, o artigo instiga uma reflexão de como podem ser conduzidas as transformações urbanas no futuro, ressaltando a importância para a interdisciplinaridade dos especialistas e diversidade de atores urbanos.

Links externos

University of Nottingham, Architecture, Culture and Tectonics Research Group: https://www.nottingham.ac.uk/research/groups/architecture-culture-and-tectonics/study-with-us/phd-students.aspx

urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana: https://www.scielo.br/revistas/urbe/

Para ler o artigo, acesse:

KARTAL, A. N. Changes, losses and challenges on transformation of the urban place: a narrative on Istiklal Street, Istanbul from the 1900s until today. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana [online], 2021, vol. 13, e20190335 [viewed 8 December 2021]. https://doi.org/10.1590/2175-3369.013.e20190335. Available from: https://www.scielo.br/j/urbe/a/VQsxXjbDGB4bZVNPCTcVWXm/?lang=en

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BIAOBOCK, R. O social, o econômico, o político e o cultural: a rua Istiklal em Istambul [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/12/08/o-social-o-economico-o-politico-e-o-cultural-a-rua-istiklal-em-istambul/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation