Almanack no Bicentenário com o Prof. Dr. João Paulo Costa – Indígenas e a Independência: as ausências e silêncios sobre o tema na historiografia, nos livros escolares e na memória coletiva

Daiane de Souza Alves, Assistente de Comunicação da Revista Almanack, Doutoranda em História na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Texto "almanack" no canto superior esquerdo. Letras "e" e "a" estilizadas com um traço no meio.Existe uma História sobre a participação os povos indígenas durante o processo de político de Independência do Brasil? Como agiram, o que pensavam ou esperavam de um governo independente de Portugal? Esse é um tema pouco ou nada abordado pela historiografia e, consequentemente, há uma ausência sobre o assunto nos livros didáticos e na construção de uma memória coletiva nacional. Apesar de figurarem no debate constitucional da época como “brasileiros”, há um silenciamento sobre a atuação deles no processo emancipatório. Ora, como pensar na construção de um espaço territorial nacional sem incluir no debate parte de seu contingente populacional, neste caso os chamados povos originários que nas décadas posteriores seriam retratados nas imagens e monumentos da Independência como agentes passivos e submissos ao novo governo. Para sabermos mais sobre estas questões iremos conversar com o Prof. Dr. João Paulo Costa (IFPI/FBN), dia 10/02, às 17:00h.

Para participar as inscrições devem ser feitas através do e-mail: almanack.cppghis@ufop.edu.br

Haverá certificado para os interessados. Não percam!

Arte de divulgação. Texto: Almanack no bicentenário; Indígenas e a independência: as ausências e silêncios sobre o tema na historiografia, nos livros escolares e na memória coletiva; Prof. Dr. João Paulo Costa (IFPI/FBN); 10/02 às 17h; Inscrições almanack.cppghis@ufop.edu.br. Ao lado do texto, foto do Prof. João Paulo, um homem branco moreno com cabelo curto e barba.

Imagem: Almanack.

Link(s)

Siga a Revista Almanack nas redes sociais e fique por dentro das demais atividades do periódico.

Facebook: @RevistaAlmanack

Instagram: @revista.almanack

Twitter: @RevistaAlmanack

YouTube: @RevistaAlmanack 

SciELO – Revista Almanack

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ALVES, D.S. Almanack no Bicentenário com o Prof. Dr. João Paulo Costa – Indígenas e a Independência: as ausências e silêncios sobre o tema na historiografia, nos livros escolares e na memória coletiva [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/02/09/almanack-no-bicentenario-com-o-prof-dr-joao-paulo-costa-indigenas-e-a-independencia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Post Navigation