O que Freinet faria se fosse um professor primário no Brasil de hoje?

Ana Flávia Valente Buscariolo, Professora da Educação Básica, Prefeitura Municipal de Campinas, SP, Brasil. 

Daniela Dias dos Anjos, Professora universitária, Universidade São Francisco, Campinas, SP, Brasil.

Logo do periódico Caderno CEDESA necessidade e até urgência em atender à diversidade existente nas salas de aula, potencializadas pelo contexto pandêmico que ainda estamos passando, nos faz buscar em Freinet os caminhos possíveis para um trabalho pedagógico coerente. Sabe-se da importância em respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem das crianças instrumentalizando-as para que elas se desenvolvam e aprendam. Nesse sentido, o número temático Trabalho Docente e Pedagogia Freinet, publicado no Cadernos Cedes (vol. 42, no. 117), com pesquisas de autores nacionais e internacionais, versa sobre as potencialidades da pedagogia Freinet em atender a todos e a cada um dos educandos, respeitando as individualidades e encorajando-os em suas potencialidades.

Freinet foi um educador francês que criou sua proposta pedagógica no “chão da escola”, solo fértil de onde emergem as possibilidades de trabalho partindo da necessidade das crianças. Os instrumentos produzidos pelo pedagogo francês foram: ateliês de trabalho, correspondência interescolar, texto livre, jornal de parede, rodas etc.

Desta maneira, Freinet reorganizou os tempos e os espaços do trabalho pedagógico de modo que a atividade docente fosse orientada pelos princípios do trabalho, da livre expressão, da autonomia e cooperação, tais eixos sustentam não apenas a prática em sala de aula com os alunos, mas o trabalho docente, buscando dar autonomia aos professores sobre as escolhas pedagógicas, bem como os percursos que serão trilhados em suas turmas.

Montagem com quatro fotos mostrando crianças fazendo atividades com mapas na escola

Imagem: Acervo Pessoal

A pedagogia Freinet nasceu da necessidade de se pensar uma escola para o povo e da crítica aos modelos escolásticos, desvinculados da vida da comunidade escolar. Oliveira (1995) enfatizou a importância de compreensão de sua pedagogia a partir de seu contexto, de suas condições concretas de produção, pois ele dialogou com o mundo em que vivia. Sua pedagogia está alinhada com seus princípios políticos: “o pensamento marxista, sem dúvida alguma fornece a Freinet instrumentos de compreensão da sociedade e de fortalecimento do seu compromisso com as classes populares” (OLIVEIRA, 1995, p. 117).

Sendo assim, o número temático sobre Freinet, pretende explicitar este trabalho tão potente que a pedagogia criada por ele possibilita em diferentes níveis de ensino, desde o trabalho com bebês à formação de professores. Aproveitamos este momento para homenagear a querida Rosa Maria Whitaker Sampaio. Educadora que nos deixou em maio de 2022 e foi uma das pioneiras a estudar Freinet em terras brasileiras e muito contribuiu para a divulgação da obra deste autor no país (CUNHA; FORTUNATO, 2017).

A seguir, ouça o podcast de Pollyanna Fecchi ampliando a discussão sobre a pedagogia Freinet:

Referências

CUNHA, C. and FORTUNATO, I. 50 Anos dedicados à pedagogia Freinet: um encontro com Rosa Maria Whitaker Sampaio. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação [online], 2017, vol. 12, no. esp.1, pp. 554-563. [viewed 10 August 2022] https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9661. Available from https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9661.

OLIVEIRA, A.M. Célestin Freinet: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Escola de Professores, 1995.

Coleção Grandes Educadores Célestin Freinet. NPDGIRASSOL on YouTube. 2015 [viewed 10 August 2022 ]. Available from: https://www.youtube.com/watch?v=J_KfzThlbmU

Para ler o artigo, acesse

BUSCARIOLO, A. F. and ANJOS, D. Trabalho docente e pedagogia Freinet. Cadernos CEDES [online]. 2022, vol. 42, no. 117, pp. 127-132. [viewed 10 August 2022]. https://doi.org/10.1590/CC251567. Available from: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/H3bpfSZGtQ9VNPmQTSSKbWQ/?lang=pt#

Links externos

Cadernos CEDES – CCEDES: www.scielo.br/ccedes

Cadernos CEDES, Volume: 42, Número: 117: https://www.scielo.br/j/ccedes/i/2022.v42n117/

Rede de Educadores e Pesquisadores da Educação FREINET – REPEF: https://redefreinet.webnode.page/ride//

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BUSCARIOLO, A. F. and ANJOS, D. O que Freinet faria se fosse um professor primário no Brasil de hoje? [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/08/10/o-que-freinet-faria-se-fosse-um-professor-primario-no-brasil-de-hoje/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation