Trajetória irregular de estudantes aumenta público potencial da modalidade EJA

Isadora Mendes de Godoy, Estagiária de Comunicação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Brasília, DF, Brasil.

Logo do periódico Revista Brasileira de Estudos PedagógicosApesar da garantia do direito à educação previsto na Constituição de 1988 e dos avanços alcançados nos últimos trinta anos, o acesso ao ensino não é uma realidade para todos os brasileiros. A taxa de analfabetismo no Brasil é bastante expressiva, sendo estimada em mais de 11 milhões de pessoas, o que equivale a 6,6% da população.

Além disso, mais de 73,5 milhões de brasileiros com 18 anos ou mais não têm a educação básica concluída, conforme os dados levantados em 2019 pela Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Somam-se a essa realidade, desigualdades econômicas e sociais que dificultam o acesso à educação por parte significativa da população do País.

O artigo A educação de jovens e adultos e sua imbricação com o ensino regular, publicado na Edição 264 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), busca demonstrar que, embora se possa constatar a ampliação do acesso à educação formal no ensino regular, problemas como a trajetória irregular dos estudantes, a exemplo das distorções idade-série, resultam no aumento do público potencial da EJA.

Foto: mão segurando caneta e fazendo anotações em um papel. É uma pessoa adulta e o ambiente parece ser uma sala de aula.

Imagem: Adobe Stock.

O estudo também analisa a oferta da EJA no País, considerando o atendimento atual pelos sistemas de ensino. Como procedimento metodológico, os autores fazem uma abordagem quantitativa sobre dados sociodemográficos produzidos pelo IBGE e dados educacionais produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A partir de uma análise da distribuição etária dos estudantes da EJA e de indicadores de transição de fluxo, identificou-se um fenômeno preocupante com relação à quantidade de jovens abaixo de 21 anos que estão frequentando os cursos de EJA: nos anos finais do ensino fundamental são 59,3% dos estudantes e no ensino médio, 49,6%.

Estes dados, associados a outros indicadores de fluxo escolar produzidos pelo Inep, sugerem que um número significativo de estudantes tem migrado do ensino regular para a EJA, ainda nos primeiros anos do ensino fundamental. Evidenciam-se, assim, as deficiências dos sistemas de ensino quanto à garantia de condições de permanência desses estudantes na educação básica, em fluxos regulares de aprendizagem.

Além das mudanças de perfil do público atendido pela EJA, em decorrência desta imbricação com o ensino regular, a análise de dados produzidos pelo IBGE mostra que há um potencial de ampliação do atendimento a milhões de brasileiros que não concluíram a educação básica.

As reflexões empreendidas neste artigo contribuem para o debate sobre as condições de oferta do ensino regular e, sobretudo, sobre a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas específicas para a EJA enquanto modalidade de ensino. De acordo com os autores, a articulação entre estados e municípios é fundamental para “a organização de atendimento, de formação de docentes especializados, de diversas possibilidades curriculares, de métodos e metodologias para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem”.

Para ler o artigo acesse

SAMPAIO, C.E.M and HIZIM, L.A. A educação de jovens e adultos e sua imbricação com o ensino regular. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2022, vol. 103, no. 264, pp. 271-298 [viewed 3 March 2023]. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5135. Available from: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/tbvstx9cT7TdMVBQZyJsBTQ/

Links externos

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEPED: https://www.scielo.br/j/rbeped/

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: http://rbep.inep.gov.br/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GODOY, I.M. Trajetória irregular de estudantes aumenta público potencial da modalidade EJA [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/03/03/trajetoria-irregular-de-estudantes-aumenta-publico-potencial-da-modalidade-eja/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation