Clara Gomes, professora e pesquisadora, Instituto de Comunicação da NOVA – ICNOVA, Universidade Nova de Lisboa, Coimbra, Portugal.
Performance e Intimidades Públicas é o tema de capa do novo número (Abril/Junho) da Revista Brasileira de Estudos da Presença (RBEP) que teve a participação das editoras convidadas Clara Gomes, Cláudia Madeira, Raquel Madeira (Instituto de Comunicação da NOVA – ICNOVA, Universidade Nova de Lisboa) e Liz Vahia (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa).
Nesta edição propôs-se aos autores relacionar a performatividade artística com questões de sexualidade, género e/ou activismos, analisando acções ou reflexões teóricas onde a ideia de “performance” é central como ferramenta criativa, crítica e disruptiva.
O tema deste número parte do debate entre Performance Arte e o conceito de intimidade, perspectivado nas possíveis dinâmicas: enquanto temática, questão central, ferramenta criativa, ou ainda sobre o espectro das relações íntimas – do privado ao público, até à relação artista-espectador.
Como resultado foram obtidos trabalhos que reuniram abordagens alternativas sobre questões que se relacionam com o desejo, a heteronormatividade, a representação dos corpos e do sexo, a partir do campo fértil da Performance Arte, tanto nas suas práticas contemporâneas como através da sua história.
Figura 1. Jaqueline Elesbão no espetáculo “STRIP TEMPO – stripteases contemporâneos”.
Dos artigos seleccionados para esta edição da RBEP, destacamos Dor versus Prazer: a sexualidade na performance de mulheres, uma pesquisa de Aila Regina da Silva e Arthur Hunold Lara, da Universidade de São Paulo, na qual os autores investigam a oposição entre dor e prazer a partir do acervo de obras de performance do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) entre 1972 e 2021. A partir da relação extrema com o limite físico, este estudo relaciona os conceitos de dor e prazer com os avanços e retrocessos sofridos pelas mulheres nos âmbitos social, político e cultural, colocando em perspectiva a construção estética da mulher na história da arte.
Em Xiao Lu: asserting her voice through artistic practice, Laia Manonelles Moner, da Universidade de Barcelona, analisa a obra autobiográfica de Xiao Lu Dialogue (2010), em que a artista chinesa faz uma historiografia da sua arte e reflecte sobre a performance de mesmo nome na qual disparou dois tiros em uma instalação apresentada na mítica exposição China/Avant Garde (1989, Pequim) apropriada pelo seu colega e, mais tarde, companheiro Tang Song. Xiao Lu reescreve a história da arte pondo em causa as suas fundações patriarcais através de uma perspectiva feminista.
Destaque ainda para Despindo o Tempo: fendas erótico-políticas no projeto cênico Strip Tempo – stipteases contemporâneos, de Lia da Rocha Lordelo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, e Jorge Alencar, da Universidade Federal da Bahia. Psicanálise, artes burlescas e registro performativo geram interlocuções teóricas nesta escrita em diálogo com o projeto artístico baiano “Strip Tempo – stipteases contemporâneos”, nas suas versões presencial (2018) e digital, Web-Strips (2021), que coreografa solos em formato de striptease, realizando uma espécie de resumo estético e erótico do percurso de artistas contemporâneos e mobilizando discussões sobre o corpo nu.
A RBEP é um periódico académico de acesso livre com revisão por pares e esta constitui a sua segunda edição do ano 2023 (v.13 n. 2 Abril/Junho 2023).
Para ler os artigos, acesse
LORDELO, L.R. and ALENCAR, J. Despindo o Tempo: fendas eróticopolíticas no projeto cênico Strip Tempo – stipteases contemporâneos. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2023, vol. 13, no. 2, e126218 [viewed 3 May 2023]. https://doi.org/10.1590/2237-2660126218vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/rbep/a/y8QDHCysc7b4gvfnHqC38hx/
MONER, L.M. Xiao Lu: afirmar sua voz por meio da prática artística. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2023, vol. 13, no. 2, e126872 [viewed 3 May 2023]. https://doi.org/10.1590/2237-2660126872vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/rbep/a/BTDFZWDgtn6WYpDHv6PKYmR/
SILVA, A.R. and LARA, A.H. Dor versus Prazer: a sexualidade na performance de mulheres. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2023, vol. 13, no. 2, e126011 [viewed 3 May 2023]. https://doi.org/10.1590/2237-2660126011vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/rbep/a/d8VVRNnG3d7mZ6DVchRzP7S/
Links externos
Revista Brasileira de Estudo da Presença – RBEP: www.scielo.br/rbep
Revista Brasileira de Estudos da Presença – Site: https://www.seer.ufrgs.br/presenca
Revista Brasileira de Estudos da Presença – Redes sociais: Facebook | Instagram
Para ler a edição “Performance e Intimidades Públicas”, acesse: https://www.scielo.br/j/rbep/i/2023.v13n2/
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários