Fellipe Silva Martins, Editor-chefe da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.
Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.
Crises são fenômenos que afetam uma série de variáveis econômicas, e são avaliados pela maioria dos modelos preditivos como algo exógeno, isto é, uma situação que não estava inicialmente considerada no modelo, mas que impacta significativamente o resultado previsto. Ao longo da história é possível notar uma série de crises que trouxeram impactos econômicos, políticos e sociais em diversas esferas.
Tendo isso em vista, a Revista de Administração Mackenzie – RAM organizou em sua última edição especial (vol. 24, no. 6) de 2023 uma reunião de textos que discutem como as organizações podem ser avaliadas em contextos de crises e eventos extremos.
Em um dos artigos publicados na edição, intitulado Desempenho resiliente ante período de crise econômica: Modelo integrado de concepções e estratégia de pesquisa, Rosa, Decourt e Vancin (2023) formulam um modelo integrado para pesquisas de resiliência organizacional em períodos de crises econômicas. O estudo considera inicialmente a abordagem de Holling (1973), que avaliou os efeitos da resiliência em relação a eventos que alteram a estabilidade ambiental, e teve o pressuposto expandido posteriormente para vários campos de estudo.
Rosa, Decourt e Vancin (2023) realizam uma revisão sistemática da literatura, seguida por buscas de combinações de palavras-chave relacionadas ao tema em bases de dados como Science Direct e Web of Science, com a finalidade de identificar proposições relativas à integração entre o contexto de crise econômica e a consequente adaptação das organizações.
A originalidade do estudo consiste em reconhecer que as crises influenciam na trajetória do ambiente de negócios e na capacidade de adaptação das empresas, unificando ciclos de negócios com diferentes características e impactos para as firmas perante a perspectiva da resiliência.
Os resultados da pesquisa possibilitam a visualização de um modelo em três segmentos para abordagem empírica, que fazem com que haja convergência de campos científicos, contribuindo, assim, para diversos ramos de pesquisa que dedicam-se a analisar os impactos para as organizações de eventos extremos e crises.
Referências
HOLLING, C.S. Resilience and stability of ecological systems. Annual Review of Ecology and Systematics [online]. 1973, vol. 4, pp. 1–23 [viewed 03 January 2024]. Available from: https://www.jstor.org/stable/ 2096802
Para ler o artigo, acesse
ROSA, L.K., DECOURT, R.F. and VANCIN, D.F. Desempenho resiliente ante período de crise econômica: Modelo integrado de concepções e estratégia de pesquisa. Revista de Administração Mackenzie [online]. 2023, vol. 24, no. 6, pp.1–31 [viewed 03 January 2024]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMD230001.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/bC6KSFwxNg98JNgYVNKGKqC/
Links externos
RAM. Revista de Administração Mackenzie – RAM: www.scielo.br/ram/
RAM. Revista de Administração Mackenzie – site: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM
Universidade Presbiteriana Mackenzie: Facebook
Corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie: https://www.mackenzie.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado/sao-paulo-higienopolis/administracao-de-empresas/corpo-docente/
Felipe Silva Martins: Research Gate | LinkedIn
Vitória Silva: Research Gate
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários