Os 130 anos do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas e suas transformações editoriais

Jimena Felipe Beltrão, jornalista e editora do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas

Vinheta da semana especial do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas

Há dez anos, o Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas (BGOELDI) vem passando por mudanças como forma de atender a demandas de contexto e exigências de indexadores.

Essa adaptação aos tempos está vinculada a pesquisas que integram a produção editorial e a formação de profissionais, contando com o apoio de bolsas e instrumentos de capacitação. Essas ações deram suporte a um processo de investigação e de formação de profissionais e estudantes, predominantemente das Ciências da Informação, mas também das Letras, do Direito e da Museologia.

A política editorial do periódico foi revista com base em estudos dedicados à verificação das normas internacionais correntes em periódicos da área das Ciências Humanas na América Latina e em outros contextos.

De acordo com a editora associada na área de arqueologia, Cristiana Barreto,

O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi – Ciências Humanas vem consolidando sua tradição como um dos principais periódicos acadêmicos dedicados à divulgação de pesquisas arqueológicas no Brasil, com ênfase especial na região amazônica. Por tratar-se de uma publicação internacional e multidisciplinar, o periódico amplia a visibilidade da arqueologia brasileira, alcançando públicos estrangeiros e multidisciplinares, para além do círculo restrito de especialistas.

Com vista à ampliação da internacionalização, o primeiro passo foi a substituição da norma bibliográfica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) pela norma bibliográfica da APA (American Psychological Association), reconhecida amplamente pela comunidade científica internacional. Essa mudança tem sido bem-sucedida dentre autores estrangeiros que não conheciam a norma eminentemente nacional.

Montagem mostrando várias capas do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas

Imagem: Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas

 

Essa reformulação foi um projeto abrangente que orientou investigações rumo à atualização da política editorial do periódico.

Com o objetivo de identificar as normas bibliográficas adotadas por periódicos da área de Ciências Humanas, um estudo de caráter quali-quantitativo utilizou pesquisa bibliográfica e levantamento-diagnóstico em periódicos indexados no Scientific Electronic Library Online (SciELO) e na Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc). Foram examinados os padrões bibliográficos utilizados em 31 títulos, dos quais nove títulos nacionais e sete internacionais disponíveis na SciELO, além de 15 títulos internacionais indexados na Redalyc. Dentre os quatro padrões identificados, a norma APA se destaca pela frequência e pela simplicidade. O estudo recomendou, portanto, sua adoção pelo Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas (Beltrão & Silva, 2018).

As análises também se estenderam aos temas do plágio e da proteção contra ele em políticas editoriais de periódicos com escopo semelhante ao do BGOELDI. O controle de más condutas editoriais permanece um desafio constante. No Boletim, uma pesquisa analisou as ocorrências de plágio entre 2016 e 2020, utilizando dados da plataforma de submissão digital ScholarOne Manuscripts.

Das 532 submissões, houve 335 rejeições, das quais 314 casos são relativos a alguma forma de plágio. A forma preponderante de plágio está relacionada ao autoplágio. A pesquisa combinou abordagem quantitativa, uma vez que houve levantamento de dados sobre as decisões de rejeições na plataforma de submissão e bem como o uso da abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica e de consultas realizadas no Portal de Periódicos da Capes e na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO Brasil). Manter a integridade científica, é um desafio na condução do processo editorial de conteúdo científico (Beltrão, Silva, T. & Silva, N., 2023).

Outros aspectos abordados nas investigações na última década, se voltaram a diversidade de gênero, etnia e origem geográfica entre as autorias publicadas. O periódico tem assumido o compromisso em ampliar a diversidade entre as autorias, incentivando publicações de autorias de diferentes identidades de gênero, pertencentes a etnias plurais e oriundas das regiões fora dos grandes centros acadêmicos.

 

 

Se considerado o sistema binário de gêneros, foi identificado um equilíbrio entre autoras e autores; há hoje um número mais expressivo de autores indígenas, por exemplo; e detecta-se origens variadas dentre quem tem seus artigos aprovados para publicação no periódico (Silva, Beltrão & Viana, no prelo).

Mais recentemente, o compromisso com a preservação do conhecimento levou à digitalização da série histórica do periódico, com 130 anos de existência, uma das mais antigas em publicação contínua da América Latina. Esse acervo agora está disponível em meio eletrônico com possibilidade de consulta e investigações sobre os conteúdos publicados (Beltrão, Almeida, Silva & Menezes, 2025).

Mas não foi possível deixar de se render às necessidades especiais e buscar meios de promover a inclusão e a acessibilidade dentre os tópicos de pesquisa para ampliar o acesso, que é aberto, às edições do BGOELDI. Com inciativas de divulgação e a parceria com autorias, gerou-se conteúdo em áudio e vídeo e incrementou-se o uso de mídias sociais com o intuito de alcançar outras audiências (Menezes & Beltrão, 2025).

Embora os recursos disponíveis venham diminuindo a cada ano e a equipe seja pequena, ela tem se mostrado eficiente e comprometida. A cada edição, os esforços se concentram na garantia da qualidade editorial, na valorização de conteúdo em textos e imagens que se traduzem em contribuições comprometidas com a qualidade das pesquisas, a diversidade do conhecimento e autorias com perspectivas plurais.

Referências

BELTRÃO, J.F. and SILVA, T.C. De um sistema nacional à adoção de padrões internacionais: por uma nova norma bibliográfica. Biblionline [online]. 2018, vol. 15, no. 1, pp. 1-13 [viewed 08 September 2025]. https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.43743. Available from: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/43743

BELTRÃO, J.F., et al. Preservação e acesso aberto: a disponibilização digital e a ampliação da visibilidade do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Ciência Da Informação Em Revista [online]. 2025, vol. 12, e17384 [viewed 08 September 2025]. https://doi.org/10.28998/cirev.2025v12e17384. Available from: https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/17384

BELTRÃO, J.F., SILVA, T.C. and SILVA, N.L.L. Controle de qualidade e arbitragem em editoração científica: formas de plágio em periódico da área de Ciências Humanas. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação [online]. 2023, vol. 16, no. 2, pp. 365-583 [viewed 08 September 2025]. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n2.2023.46876. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/46876

MENEZES, F.K.G. and BELTRÃO, J.F. Inclusão e acessibilidade no boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Informação & Informação [online]. 2025, vol. 30, pp. 458-486 [viewed 08 September 2025]. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2025v30n1p458. Available from: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/48456

SILVA, T.C., BELTRÃO, J.F. and VIANA, M.N.O. Gênero na ciência: incentivo à equidade na publicação em periódicos. Uma experiência recente no Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas. Ciência da Informação [online]. No prelo [viewed 08 September 2025].

Links externos

Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas – SciELO

Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas – Redes Sociais: Facebook | Instagram | YouTube

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BELTRÃO, J.F. Os 130 anos do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas e suas transformações editoriais [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2025 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2025/09/08/os-130-anos-do-bgoeldi/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation