Ambiente & Sociedade em constante renovação

Nicolas Luis Bujak, Assessoria editorial, São Paulo, SP, Brasil.

Logo do periódico Ambiente & SociedadeVanessa Empinotti e Pedro Côrtes (professores da Universidade Federal do ABC e da Universidade de São Paulo, respectivamente) destacam seus inícios no periódico Ambiente & Sociedade, e comentam a respeito desta nova etapa, na qual inserem-se como editores adjuntos.

Empinotti já realizava tarefas editorias desde 2009 na publicação, desempenhando a função de editora associada e posteriormente como editora executiva. Os insights que esses anos no corpo editorial lhe conferiram conjuntamente com sua experiência acadêmica de mais de 20 anos na temática ambiental levaram ao convite para integrar a nova tríada de editores adjuntos. Já o envolvimento de Côrtes em Ambiente & Sociedade começou em 2016, e também passou pelas diferentes funções editoriais, a partir de 2018 ele é um dos novos editores adjuntos. Cortês destaca que sua experiência nas atribuições anteriores lhe forneceu ferramentas para compreender os elementos que um artigo deve possuir a fim de prosseguir nas fases de avaliação editorial.

Consultados sobre a sua contribuição no periódico, eles destacam como farão uso das suas áreas de atuação e perspectivas interdisciplinares para a melhoria contínua. Empinotti salienta, por exemplo, a necessidade de trazer e visibilizar novas ideias. Esta é uma iniciativa que tem de ser empreendida por jovens pesquisadores, que trazem novos olhares e uma reflexão interdisciplinar. Dessa forma, o periódico torna-se um portal de “visibilização de conhecimento”, Empinotti encerra.

No vídeo, compartilham as expectativas do seu trabalho no periódico. Além do mais, os editores trazem os novos desafios que a Ambiente & Sociedade afronta, e os pontos a fortalecer visando uma abordagem interdisciplinar e de excelente qualidade. Ambos realçam que seu trabalho mais importante será garantir que Ambiente & Sociedade continue a crescer, consolidando o seu papel referencial nacional e internacional na interface socioambiental. Os dois entrevistados afirmam que aumentar a visibilidade do periódico é essencial.

Segundo Côrtes, outro grande desafio é a manutenção da equipe altamente proficiente e comprometida que trabalha na publicação, levando em consideração que o periódico é de acesso livre. Empinotti ainda complementa, lembrando que se concorre contra as grandes empresas de publicação acadêmica. Os novos editores adjuntos colocam, porém, que estes desafios que mencionam, tais como aumentar a velocidade de avaliação, não devem implicar uma redução da sua qualidade.

O caminho que Empinotti e Côrtes desejam auxiliar a construir é tal que atraia pesquisas relevantes para desenvolver um olhar diferenciado. Pretendem que as temáticas ambientais se insiram na pesquisa social e em outras discussões setorizadas. “Oferecer perspectivas de soluções sustentáveis e duradouras”, segundo Côrtes, é a grande missão que eles têm no seu encargo.

Confira abaixo o vídeo de Empinotti e Côrtes.

Referência

JACOBI, P. R., FRACALANZA, A. P. and GIATTI, L. L. 20 years of Ambiente & Sociedade. Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.i-ii. ISSN 1414-753X. [viewed 27 August 2018]. DOI: 10.1590/1809-4422asoceditorialv2012017. Available from: http://ref.scielo.org/nk7s4d

Links externos

Ambiente & Sociedade – ASOC: www.scielo.br/asoc

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

Ambiente & Sociedade em constante renovação [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2018 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2018/08/31/ambiente-sociedade-em-constante-renovacao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation